Coluna: O que esperar da Fórmula 1 em 2009?

2009 começou com muitas mudanças na categoria máxima do automobilismo mundial. Carros totalmente redesenhados, apresentações virtuais para conter os gastos, pilotos tendo que perder peso para um melhor aproveitamento do KERS (Sistema de renovação de energia cinética) e diversas novidades. Mas e ai, podemos esperar mais emoção nas corridas?

A volta dos pneus slick, os carros com menos penduricalhos, asas traseiras menores e as dianteiras maiores, entre outras novidades poderão ajudar e muito na competitividade da Fórmula 1, coisa que a um bom tempo não vemos. Nos tempos de hoje as ultrapassagens são raras, ou boa parte delas acontecem nos boxes e não na pista. Eu sou um defensor de quanto menos arrasto aerodinâmico mais perto os carros que vem atrás poderão andar, sendo assim as medidas que foram propostas e colocadas em prática vão de encontro a isso, e ainda com mais estabilidade no carro devido aos pneus slick.

O KERS (Sistema de renovação de energia cinética) é uma novidade que esta sendo muito controversa, já que muitas equipes se mostraram contra o sistema, alegando alto custo de desenvolvimento, em uma época de corte dos custos. Os pilotos estão em uma briga pesada com a balança para perder peso, pois o equipamento, que transforma a energia desperdiçada nas freadas em potência para o motor, pesa entre 25 e 40kg. Sendo assim os pilotos precisam que o impacto sobre o equilÁ­brio do carro seja minimizado. Dizem que Fernando Alonso já teria passado de 70,5 para 67kg. É esperar para ver o benefÁ­cios que o sistema trará para nós, os telespectadores.

Acredito que McLaren e Ferrari continuarão no topo, porém a Renault deve vir muito forte. Alonso é um excelente desenvolvedor de carros, como fez na própria Renault e também na McLaren. Ainda penso que teremos a BMW e Toyota incomodando lá na frente.

Mas só começaremos a esclarecer tudo quando iniciarem os treinos para o GP da Austrália, em Melboune.

Comente essa notÁ­cia clicando aqui