Coluna: Primeira vitória de Ayrton Senna no Brasil completa 20 anos

Nesta quinta-feira se completa vinte anos da primeira vitória de Ayrton Senna no Brasil. Lembro bem daquele dia.

Naquele domingo, 21 de março de 1991, com dezessete anos, gravei pela primeira vez um GP do Brasil de F-1. Vídeo-cassete ainda era artigo de luxo, e eu não tinha o desejado aparelho em casa,  gravei a corrida em um emprestado de um amigo (que tinha comprado o vídeo contrabandeado do Paraguai, o Brasil danado aquele, heheh).

Saindo da pole-position dominou a prova, até começar a ter problemas na caixa de marchas de sua McLaren (as marchas se passavam na alavanca, lembram?). Primeiro ele perdeu a terceira e quinta marchas, e viu a aproximação do italiano Ricardo Patrese, da Williams.

Já nas voltas finais, com a chuva caindo em Interlagos, apenas a sexta marcha funcionava. Senna levou o carro no braço, recebendo a bandeirada com 3 segundos de vantagem sobre Patrese. Exausto precisou de ajuda para deixar o cockpit.

Com fortes câimbras, o brasileiro subiu ao pódio, erguendo o troféu para delírio das 70 mil pessoas presentes no circuito e os milhões, que como eu, acompanhavam pela televisão. Ainda hoje tenho a fita original da prova em meu arquivo sobre a F-1.

Senna venceria de novo em 1993, na celebre cena do povo envolvendo a sua McLaren, com ele no meio.

PS: Hoje começa oficialmente o Mundial de 2011. Que os deuses do automobilismo iluminem Rubens Barrichello e Felipe Massa. 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Pin It on Pinterest