F3 Europeia: Norris conquista tÁ­tulo em Hockenheim. Eriksson vence corrida 1

Lando Norris é o grande campeão da F3 Europeia na temporada 2017. O britânico de 17 anos provou porque é a aposta da McLaren para o futuro e confirmou mais um tÁ­tulo na sua laureada carreira. Na manhã deste sábado (14), em Hockenheim, Norris, piloto da Carlin, sequer precisava vencer. Maximilian Günther, seu único oponente na luta pelo tÁ­tulo, precisava vencer a corrida e ver o britânico terminar fora dos oito primeiros para adiar a decisão para a sequência do fim de semana. Mas Norris, com o segundo lugar na primeira prova da rodada tripla, assegurou a taça. A vitória ficou com o sueco Joel Eriksson, que alcançou seu oitavo triunfo na temporada.

A prova também marcou a estreia do brasileiro Felipe Drugovich na F3 Europeia. Em boa fase na F4 Alemã, o piloto foi chamado pela sua equipe, a Van Amersfoort Racing, para correr na última etapa da temporada. Além de Drugovich, Pedro Piquet, que faz a sua segunda temporada completa no certâmen e também corre pela VAR, disputou a corrida deste sábado, que teve Callum Ilott na pole.

Mas o britânico, que corre pela Prema, não conseguiu se sustentar por muito tempo na ponta e foi ultrapassado por Eriksson, que largou em terceiro, e depois por Norris. No confronto, Ilott e Norris, os dois compatriotas, se chocaram, o que motivou até uma investigação por parte dos comissários, porém sem maiores consequências. Ferdinand Habsburg, que vinha logo atrás, passou Norris e subiu para segundo, só atrás de Eriksson.
[Norris cruza a linha de chegada e festeja o tÁ­tulo com a Carlin em Hockenheim (Foto: FIA F3 Euro))]
Norris cruza a linha de chegada e festeja o tÁ­tulo com a Carlin em Hockenheim (Foto: FIA F3 Euro)
No entanto, Norris não estava disposto a ficar atrás do seu companheiro de equipe. Na sétima volta, o britânico fez a ultrapassagem sobre o austrÁ­aco, que vendeu caro a posição, mas acabou mesmo caindo para terceiro. DaÁ­ em diante, Lando partiu para cima de Eriksson, se aproximando na sequência da prova de 23 voltas. Mas bastou ao sueco administrar a vantagem para vencer sem sustos, 0s725 Á  frente do novo campeão da F3 Europeia.

Ilott teve de se contentar com o quarto lugar, terminando Á  frente do indiano Jehan Daruvala e do russo Nikita Mazepin. Piquet finalizou a corrida na sétima colocação, com Ralf Aron, Tadasuke Makino e Günther, que não conseguiu fazer uma boa corrida depois de ter largado em 12º, completar o rol dos dez primeiros. Filho de Michael Schumacher, Mick Schumacher foi o 11º, enquanto Drugovich cruzou a linha de chegada em 16º.

Fonte: Grande Prêmio