Papo de Box: Revendo os amigos da Fórmula 3 Alemã, por Marcello Thomaz

No inÁ­cio do mês de junho fui procurado pela equipe Swiss Racing Team, a mesma que defendi em 2006 no Campeonato Alemão de Fórmula 3, se poderia voltar a competir por eles na 3ª rodada do torneio deste ano em Nurburgring. Com a folga no calendário da Seat Supercopa, que volta as pistas no final de junho, aceitei o convite e assim pude voltar ao circuito onde fui ao pódio na temporada passada.
Algumas coisas mudaram na categoria desde minha última participação. Neste ano, os pneus coreanos Hankook foram substituÁ­dos pelos japoneses Yokohama e a divisão principal da categoria utiliza motores Opel preparados pela Spiess numa configuração que deixa o motor mais confiável e com custos reduzidos. Outra coisa que mudou foi que as principais equipes tiveram uma maior evolução durante a pré-temporada, ampliando a vantagem para as demais.

TÁ­nhamos um fator que prejudicava um pouco nosso final de semana, o curto periodo de treino que antecipava as classificações. Sendo assim, foi bem difÁ­cil encontrar uma configuração, tanto em relação Á  suspensão, assim como a pressão dos pneus, e acabamos conquistando a 6ª e a 8ª posições para o grid das duas provas.

Por falar em pressão dos pneus, ela acabou sendo nossa principal arma para as provas. Além de pequenos ajustes para melhorar o desempenho do carro, resolvemos usar nas provas uma calibragem um pouco mais alta, o que deixou o carro rápido no inÁ­cio da prova. Na primeira corrida, quase não conseguimos por em prática a nossa estratégia, já que com o motor apagado na largada, fiquei parado no grid. Graças a Deus não fui atingido por ninguém e consegui voltar a corrida na última posição. Conseguimos um bom ritmo e realizando várias ultrapassagens recebi a bandeirada final na 7ª posição.

Na segunda corrida as coisas foram mais promissoras para nós. Larguei bem e logo na primeira parte da prova fiz três ultrapassagens, alcançando a 5ª colocação. Pelo fato de termos apostado mais no inÁ­cio da prova, perdemos um pouco de rendimento na segunda metade, mas a diferença que obtive no inÁ­cio foi suficiente para que eu não fosse incomodado, e assim garanti mais alguns pontos para a equipe.

O fim de semana foi positivo. Só o convite feito pela Swiss Racing Team já foi um reconhecimento ao bom trabalho que fiz com eles no ano passado. E além disso, fiquei satisfeito ao ser aplaudido na pista pelo chefe da equipe após o desempenho demonstrado aqui em Nurburgring.

Foi muito bom voltar aos monopostos e rever alguns amigos, mas agora volto minha atenção para a Seat Supercopa, que disputa  mais uma rodada em Norisring nos dias 23 e 24 de junho.

Até lá e um grande abraço a todos
    Marcello Thomaz