Porsche GT3 Cup: Sérgio Jimenez e Rodrigo Baptista vencem os 300 km de Goiânia pela Porsche Império

Alan Hellmeister e Luca Seripieri capricham na estratégia para triunfar na classe Challenge na capital goiana

A promessa de muitas emoções foi cumprida Á  risca na segunda etapa da Porsche Império GT3 Endurance Series, realizada na manhã deste sábado em Goiânia (GO). Melhor para Sérgio Jimenez e Rodrigo Baptista, que retomaram a parceria e venceram com autoridade a prova de 300 km. É a primeira dupla na história das corridas de longa duração da categoria a repetir uma vitória.

Na classe Challenge, graças a uma estratégia precisa de permanecer na pista após a intervenção do Safety Car por conta de um acidente na largada, Alan Hellmeister e o jovem Luca Seripieri levaram o carro #31 até o lugar mais alto do pódio.

Ao longo de 79 voltas, nove carros diferentes lideraram a prova, que teve ao todo 13 trocas de ponteiros.

Mas o maior sinal do quão disputadas foram as posições nos pódios foi a diferença entre os carros #21 e #79 na classe Challenge, respectivamente, terceiro e quarto colocados na categoria. Eloi Khouri recebeu a bandeirada com Á­nfimos 0s004 de vantagem sobre Lucas Peres.

Ao melhor estilo das 24 Horas de Le Mans – prova que em 2017 quase teve um vencedor da classe LMP2 até o Porsche #2 assumir a dianteira no final -, a jornada de endurance em Goiânia também proporcionou os bólidos de menor potência Á  frente do pelotão. Os carros da classe Challenge lideraram nada menos que 37, das 79 voltas da prova.

Na pontuação do campeonato, não por acaso, o equilÁ­brio é refletido após duas das três provas de longa duração do ano. A liderança na classe Cup agora é da dupla da Brandt, Miguel Paludo e Beto Gresse, com apenas dois pontos de vantagem sobre o carro da Shell Racing, de Lico Kaesemodel e Ricardo Zonta. A seguir vem isolado Sérgio Jimenez a cinco tentos do topo.

Na Challenge o panorama é idêntico: Hellmeister-Seripieri assumiram a liderança por apenas um ponto de vantagem sobre Lucas e Marcus Peres, dupla de pai e filho do carro #79. Na sequência, aparecem Dennis Dirani e Rodolfo Toni, dupla da Shell Racing, seis pontos atrás dos lÁ­deres.

A próxima reunião da Porsche Império GT3 Cup acontece na preliminar do GP Brasil de F1 em Interlagos, com os carros de corrida mais produzidos no planeta realizando o evento suporte da categoria máxima pelo 13o ano consecutivo. Será a última etapa de Sprint do ano, com as coroas das classes Cup e Cup Sport em jogo.

O campeonato de Endurance termina nos dias 1o e 2 de dezembro, também em Interlagos, com prova de 500 km que confere pontuação diferenciada e pode ser disputada em duplas ou trios.

A corrida

Se a largada foi limpa entre os ponteiros, com Sérgio Jimenez mantendo a primeira colocação, e Ricardo Zonta ultrapassando Ricardo Baptista na luta pelo segundo lugar, no meio do pelotão uma grande confusão com um múltiplo acidente logo causou a entrada do Safety Car.

Alheio ao tumulto, Zonta aproveitou para assumir a liderança. E com o carro de segurança na pista, os lÁ­deres logo se aproveitaram para fazer a primeira parada nos boxes.

Enquanto isso, alguns competidores da Challenge decidiram seguir na pista: Rouman Ziemkiewicz, Luca Seripieri, Dominique Teysseyre e Marcus Peres.

Já entre os competidores que decidiram parar nos boxes, o top 5 era: Lico Kaesemodel (sexto no geral), Ricardo Baptista, Sérgio Jimenez, Marcal Müller e Marcus Vario.

Após as dez primeiras voltas, Marcus Peres tomou a liderança da prova e com uma boa vantagem na ponta, com uma disputa muito acirrada entre os carros da Challenge que vinham a seguir. Já na Cup, Kaesemodel foi ultrapassado por Ricardo Baptista e Jimenez.

Logo atrás, Nelsinho Piquet ultrapassou Marçal com um “X” na curva 1 em disputa dos carros da Michelin.

Enquanto Peres seguia tranquilo na ponta da Challenge, a luta pela liderança da Cup era emocionante. Ricardo Baptista e Jimenez lutavam pelo primeiro lugar e, assim, Nelsinho Piquet se aproveitou e se aproximou dos lÁ­deres na marca de 25 minutos.

Um pouco mais atrás, Marcus Vario tocou na traseira do carro 5, que estava com Marçal Müller. Ele rodou e acabou atingido por Werner Neugebauer, o que causou a antecipação da segunda parada nos boxes. Vario acabou punido por conta do incidente.

Já na marca de 30 minutos de prova, Jimenez ultrapassou Ricardo Baptista. Os ponteiros, que não haviam entrado nos boxes no inÁ­cio, foram para o pit stop.

Em disputa pela segunda colocação na Cup, Nelsinho e Ricardo ficaram emparelhados. Então, o campeão da Fórmula E foi espremido, e ambos saÁ­ram da pista. Nelsinho ainda conseguiu voltar em terceiro na classe, enquanto Baptista saiu da pista, mas logo voltou. Melhor para Kaesemodel, que herdou a segunda posição. No entanto, o competidor da Shell Racing logo foi superado por Piquet e Julio Campos.

Com 23 voltas completadas, os lÁ­deres novamente começaram a entrar nos boxes para mais uma parada.

Com os pits dos carros da Cup, Marcus Vario, que havia parado para cumprir punição, assumiu a liderança. Logo a seguir vinham os pilotos da Challenge: Lucas Peres, Alan Hellmeister e Fábio Carbone.

Rodrigo Baptista saiu dos boxes em sexto no geral e liderando na Cup. Depois, quando os carros voltaram para a pista, Daniel Schneider foi ultrapassado por Ricardo Zonta. Em seguida, colocou duas rodas na grama e acabou superado também por Julio Campos, Beto Gresse e Pedro Queirolo.

Com a parada de Vario nos boxes, a liderança no geral ficou com Alan Hellmeister e o Challenge #31. A seguir vinham: Lucas Peres e Fábio Carbone. Em quarto no geral, Rodrigo Baptista liderava na classe Cup, Á  frente de Julio Campos, Ricardo Zonta, Felipe Fraga e Beto Gresse.

Com metade da prova completada, três carros da categoria Challenge seguiam na liderança da prova com uma parada nos boxes: Alan Hellmeister, Fábio Carbone e Lucas Peres. Na sequência, estavam: Rodrigo Baptista, Julio Campos, Beto Gresse, Valdeno Brito e Cacá Bueno.

Durante o segundo pit, o carro #63 teve o alerta de temperatura aceso no painel, e os pilotos foram para o carro reserva. No entanto, a operação durou 50s mais do que o limite mÁ­nimo dos seis minutos de parada.

Com 1h20 de corrida, Alan Hellmeister entrou nos boxes, assim, Rodrigo Baptista, da Cup, assumiu a liderança geral, seguido por Julio Campos e Cacá Bueno. Não demorou muito e os três também entraram para uma nova rodada de pit stops.

Com uma tática diferente, a dupla formada por Ricardo Baptista e Valdeno Brito arriscou na terceira parada, permanecendo 1m06 nos boxes. Com isso, assumiram a liderança com uma volta de vantagem sobre Beto Valério/Marcus Vario.

Enquanto isso, Fábio Carbone mantinha a ponta na classe Challenge, o segundo lugar geral, após nova rodada de pit stops para Beto Valério/Marcus Vario.

Com 20 voltas para o desfecho, o resultado da prova ainda era uma incógnita. Valdeno seguia na liderança, com duas voltas de vantagem em cima de Carbone.

No giro 60, Valdeno, então, levou o carro para os boxes para a última parada de seis minutos. Com isso, Rodrigo Baptista assumiu a ponta na Cup.

Ricardo Baptista deixou os boxes em sétimo, ultrapassado por Rodrigo, Cacá Bueno, Beto Gresse, Nelsinho Piquet, Fábio Carbone (liderando a Challenge) e Marcus Peres.

Com dez voltas para o fim da prova, Rodrigo Baptista entrou nos boxes para a última parada. Com o tempo de 1m00s462, ele ainda conseguiu sair na liderança, na frente de Ricardo Baptista. Cacá Bueno vinha em terceiro, com Beto Gresse em quarto e Ricardo MaurÁ­cio em quinto.

Já na Challenge, a ponta seguia com Dominique Teysseyre/Fábio Carbone, em décimo no geral. Completavam o top 5 na categoria: Alan Hellmeister, Eloi Khouri, Marcus Peres e Maurizio Billi.

Com uma boa vantagem de Rodrigo Baptista na liderança, a briga pelo segundo lugar entre Ricardo Baptista e Cacá Bueno roubou a cena nas voltas finais.

Mais veloz, Cacá Bueno conseguiu a ultrapassagem na entrada da curva 3, com cinco voltas para o fim da prova.

Já com duas voltas para acabar a corrida, Alan Hellmeister ultrapassou Dominique Teysseyre para assumir a ponta da Challenge.

Sem mais ser incomodado pelos adversários, Rodrigo Baptista levou o carro até o fim para garantir a vitória ao lado de Sérgio Jimenez. Sylvio de Barros/Cacá Bueno, Ricardo Baptista/Valdeno Brito, Edu Azevedo/Ricardo MaurÁ­cio e Miguel Paludo/Beto Gresse completaram o top 5.

Na Challenge, Alan Hellmeister e Luca Seripieri ficaram com o primeiro lugar (11o no geral), com Dominique Teysseyre/Fábio Carbone logo em seguida.

Impressionou ainda a disputa pelo terceiro lugar na Challenge, quando Eloi Khouri (com Esteban Guerrieri) superou Lucas Peres (com Marcus Peres) por quatro milésimos de segundo. Marco Billi/Maurizio Billi ficou em quinto.

Classificação da prova

1) 3 Rodrigo Baptista/Sérgio Jimenez
2) 0 Sylvio de Barros/Cacá Bueno
3) 27 Ricardo Baptista/Valdeno Brito
4) 88 Edu Azevedo/Ricardo MaurÁ­cio
5) 7 Miguel Paludo/Beto Gresse
6) 77 Daniel Schneider/Nelsinho Piquet
7) 63 Lico Kaesemodel/Ricardo Zonta
8) 44 Beto Valério/Marcus Vario
9) 13 Pedro Queirolo/Clemente Lunardi
10) 37 Guilherme Reischl/Juliano Moro
11) 31 Luca Seripieri/Alan Hellmeister (CHA)
12) 33 Dominique Teysseyre/Fábio Carbone (CHA)
13) 21 Eloi Khouri/Esteban Guerrieri (CHA)
14) 79 Marcus Peres/Lucas Peres (CHA)
15) 4 Beto Leite/NonÁ´ Figueiredo
16) 34 Marco Billi/Maurizio Billi (CHA)
17) 19 Tom Filho/Rodrigo Mello (CHA)
18) 155 Ricardo Mendes/Sérgio Maggi (CHA)
19) 53 Rodolfo Toni/Dennis Dirani (CHA)
20) 80 Nando Elias/Rouman Ziemkiewicz (CHA)
21) 90 JP Mauro/Felipe Fraga
22) 45 Paulo Totaro/Fernando Fortes (CHA)
23) 5 Marçal Müller/Pedro Piquet
24) 8 Werner Neugebauer/Renan Guerra
25) 18 Carlos Ambrósio/ Felipe Nasr

Desclassificados (após verificação dos comissários)
9 Guilherme Figueiroa/ Julio Campos

Classificações dos campeonatos*

Cup

1. Miguel Paludo, 106 pontos
Beto Gresse, 106
3. Lico Kaesemodel, 104
Ricardo Zonta, 104
5. Sergio Jimenez, 101
6. Cacá Bueno, 79
Sylvio de Barros, 79
8. Daniel Schneider, 73
9. Beto Leite, 69
NonÁ´ Figueiredo, 69
11. Rodrigo Baptista, 68
12. Beto Valério, 62
Marcus Vario, 62
14. Pedro Piquet, 55
Marçal Müller, 55
Ricardo Baptista, 55
Valdeno Brito, 55
18. Pedro Queirolo, 53
Clemente Lunardi, 53
20. Felipe Nasr, 50
Ingo Hoffmann, 50
Eduardo Azevedo, 50
Ricardo MaurÁ­cio, 50
24. Marcel Visconde, 40
Fernando Fortes, 40
Nelson Piquet Jr., 40
27. Adalberto Baptista, 36
Bruno Baptista, 36
29. JP Mauro, 26
Felipe Fraga, 26
Guilherme Reischl, 26
Juliano Moro, 26
33. Werner Neugebauer, 22
Allam Khodair, 22
Guilherme FigueirÁ´a, 22
Julio Campos, 22
37. Ramon Alcaraz, 20
Bia Figueiredo, 20
39. Renan Guerra, 0
Carlos Ambrósio, 0

Challenge

1. Luca Seripieri, 53 pontos
Alan Hellmeister, 53
3. Marcus Peres, 52
Lucas Peres, 52
5. Rodolfo Toni, 47
Dennis Dirani, 47
7. Tom Filho, 45
Rodrigo Mello, 45
Eloi Khouri, 45
10. Dominique Teysseyre, 44
11. Marco Billi, 38
Maurizio Billi, 38
13. Fabio Carbone, 29
14. Nando Elias, 26
Rouman Ziemkiewicz, 26
Esteban Guerrieri, 26
17. Paulo Totaro, 23
Ronaldo Kastropil, 23
19. Marco Cozzi, 19
20. Ricardo Mendes, 17
Sérgio Maggi, 17
22. Giuliano Losacco, 15
23. Fernando Fortes, 0

*Sujeitas a alterações após verificação dos comissários