Stck: Felipe Fraga é o campeão de 2016

Felipe Fraga (Cimed Racing) conquistou neste domingo (11/12), o tÁ­tulo da temporada 2016 da Stock Car Brasil, ao terminar na décima posição na última etapa do ano, disputada em Interlagos. Cm 21 anos, Fraga é o mais jovem campeão da história da categoria. Daniel Serra (Red Bull Racing) venceu a prova, seguido por Rubens Barrichello (Full Time Sports) e Ricardo MaurÁ­cio (Eurofarma RC).

Pole-position, Fraga manteve a ponta na largada, com Barrichello, seu rival na disputa pelo tÁ­tulo, caindo da segunda para a quinta posição.  Logo na segunda volta um acidente entre Bia Figueiredo (União QuÁ­mica Racing) e Gabriel Casagrande (C2 Axalta Racing) provocou a entrada do Safety-Car.

Na quinta volta a prova recomeçou. Barrichello tentou passar MaurÁ­cio na segunda perna do S do Senna, mas rodou e caiu para a 18 posição.

Na segunda metade da prova, uma chuva leve atingiu o autódromo, o suficiente para molhar a pista. Vários pilotos, entre eles Fraga, foram para os boxes, trocar os pneus para os de pista molhada. Barrichello decidiu permanecer na pista, assim como Serra.

Nas voltas finais, Barrichello diminuiu  vantagem de Serra, de sete segundos, para apenas 0s6 na bandeirada final. Foi a primeira vitória de Serra no ano, em sua despedida da equipe Red Bull Racing. O piloto assinou com a Eurofarma RC para 2017.

“Sensacional! Se a gente pudesse escrever o final, não dava para ter sido melhor. Minha despedida da equipe, na qual estou há oito anos; despedida da Red Bull, com quem estou há dez. Terminar com uma vitória depois de um ano difÁ­cil, cheio de altos e baixos, sempre dando o máximo em todas as etapas – e em algumas, nós não estávamos tão bem -, é muito gratificante”, disse, emocionado.

“Conseguimos acordar ontem na classificação”, continuou, “e essa chuva hoje só veio nos ajudar. Seria difÁ­cil ganhar com a pista seca, e a gente optou pela estratégia certa de ficar na pista, mas o limpador de para-brisas não funcionava. Quando chovia muito, além de ficar difÁ­cil de guiar eu não enxergava, mas foi muito legal. Estou muito feliz e não teria como pedir outro final com essa equipe e esse meu parceiro que é a Red Bull, e vou dormir bem tranquilo hoje”, concluiu.

“A rodada da parte inicial me deu mais uma facilidade na opção em ficar na pista, principalmente porque o Fraga entrou. E foi uma conversa idêntica Á quela de Hockenheim (em 2000, no GP da Alemanha de Fórmula 1, Barrichello corrida pela Ferrari e conquistou a primeira vitória da sua carreira na F1 ao largar da 18ª posição e permanecer com pneus slicks na pista molhada pela chuva). O MaurÁ­cio ficava no rádio gritando para eu entrar, eu respondia que a pista estava seca, aÁ­ ele retrucava que todo mundo estava entrando; e quando ele me informou que o Fraga foi para os boxes, aÁ­ eu resolvi ficar na pista”, contou Rubens.

“A gente não perde nada hoje. A gente só ganha com o carinho do público e essa garra. Eu entrei naquela chicane molhada na última volta como se fosse a última da minha vida – fui com tudo para tentar, e foi por pouco. Mas valeu”, continuou.

“De qualquer forma, mesmo vencendo a prova não teria dado. Foi do jeito que a gente sempre foi, como tem de ser, com muita luta”, admitiu Barrichello. “Durante o ano nós tivemos os nossos probleminhas. Santa Cruz do Sul foi o nosso ponto mais baixo, porque apesar do pódio a gente só marcou 13 pontos naquela etapa, e o carro não estava legal. Depois dali foi um crescimento. A gente aprendeu muito, ganhou provas e foi chegando. É um ano positivo, apesar de tudo. Ano que vem vamos para cima”, afirmou.

MaurÁ­cio foi o terceiro colocado. Cacá Bueno (Red Bull Racing) terminou em quarto, seguido por Julio Campos (C2 Axalta Racing) e Guilherme Salas (RZ Motorsport).

Rafael Suzuki (Vogel Motorsport), Guga Lima (TMG Racing), Valdeno Brito (TMG Racing) e Fraga, fecharam os dez primeiros.

“Para mim parece que só terminou mais uma corrida. Eu ainda não sei o que estou sentindo, porque a ficha não caiu. Ganhar em cima do Barrichello deu um brilho ainda maior para o tÁ­tulo. Pelo time e pelo trabalho que eles fizeram, foi mais do que merecido. Eles foram impecáveis durante todo o ano”, declarou o novo campeão da Stock Car, de apenas 21 anos de idade.

“Para o público foi uma corrida muito boa do inÁ­cio ao fim. No começo eu estava bem tranquilo, o carro estava perfeito, administrando na liderança, vendo o Barrichello em quarto, quinto… E depois a chuva gerou algum desconforto”, apontou Fraga.

“Eu errei no pit stop e quase passei por cima dos mecânicos, mas voltei sabendo que estava em décimo e vi que o Valdeno estava onze segundos atrás, e sabia que o Rubinho estava a sete segundos do Serrinha. Ia ser muito difÁ­cil para ele vencer, mas conseguimos terminar em uma posição que nos dava o tÁ­tulo mesmo se ele ganhasse a corrida. No fim deu tudo certo e conseguimos faturar o campeonato”, explicou o campeão.

“Ano que vem estou de volta buscando mais um”, encerrou o jovem de 21 anos, que recebeu um troféu especial pelo tÁ­tulo, feito em impressão 3D pelo artista plástico Hermes Santos e que homenageia o pioneiro da aviação Santos Dumont.

Fraga somou 309 pontos. Barrichello, em segundo, somou 295. Serra terminou em terceiro, empatado em pontos com Brito, mas em vantagem no desempate (uma vitória). Campeão de 2015, Marcos Gomes (Cimed Racing) foi o quinto com 212.

Final:

1-) 29 Daniel Serra Red Bull Racing) – 23 voltas em 42min03s324 (média de 141,5 km/h)
2-) 111 Rubens Barrichello (Full Time Sports) – a 0s619
3-) 90 Ricardo Mauricio (Eurofarma RC) – a 9s275
4-) 0 Cacá Bueno (Red Bull Racing) – a 10s983
5-) 4 Julio Campos (C2 Axalta Racing) – a 10s996
6-) 117 Guilherme Salas (RZ Motorsport) – a 21s479
7-) 8 Rafael Suzuki (Vogel Motorsport) – a 24s761
😎 9 Guga Lima (TMG Racing) – 25s049
9-) 77 Valdeno Brito (TMG Racing) – a 1min07s614
10-) 88 Felipe Fraga (Cimed Racing) – 1min09s412
11-) 5 Denis Navarro (Vogel Motorsport) – 1min10s749
12-) 18 Allam Khodair (Full Time Sports) – 1min14s140
13-) 10 Ricardo Zonta (Shell Racing) – 1min26s918
14-) 51 Átila Abreu (Shell Racing) – a 1min32s880
15-) 80 Marcos Gomes (Cimed Racing) – 1min35s767
16-) 70 Diego Nunes (União QuÁ­mica Racing) – a 1 volta
17-) 28 Galid Osman (Ipiranga-RCM) – a 1 volta
18-) 110 Felipe Lapenna (Hot Car Competições) – a 1 volta
19-) 25 Tuka Rocha (RZ Motorsport) – a 1 volta
20-) 12 Lucas Foresti (Full Time-ProGP) – a 1 volta
21-) 99 Xandynho Negrão (Cavaleiro Sports) – a 1 volta
22-) 46 Vitor Genz (Eisenbahn Racing Team) – a 1 volta
23-) 73 Sergio Jimenez (Cavaleiro Sports) – a 1 volta
NÁƒO COMPLETARAM
24-) 21 Thiago Camilo (Ipiranga-RCM) – a 7 voltas
25-) 65 Max Wilson (Eurofarma RC) – a 8 voltas
26-) 63 Nestor Girolami (Eisenbahn Racing Team) – a 17 voltas
27-) 3 Bia Figueiredo (União QuÁ­mica Racing) – a 21 voltas
28-) 83 Gabriel Casagrande (C2 Axalta Racing) – a 21 voltas
29-) 26 Raphael Abbate (Hot Car Competições) – a 17 voltas
MELHOR VOLTA: Allam Khodair, 1min40s537 (154,4 km/h)
*Resultados sujeitos a verificações técnicas e desportivas

CLASSIFICAÇÁƒO FINAL DO CAMPEONATO:
1 – Felipe Fraga, 309 pontos – CAMPEÁƒO
2 – Rubens Barrichello, 295
3 – Daniel Serra, 229
4 – Valdeno Brito, 229
5 – Marcos Gomes, 212
6 – Ricardo Mauricio, 205
7 – Diego Nunes, 189
8 – Átila Abreu, 187
9 – Cacá Bueno, 186
10 – Allam Khodair, 181
11 – Julio Campos, 170
12 – Max Wilson, 166
13 – Vitor Genz, 158
14 – Galid Osman, 142
15 – Thiago Camilo, 141
16 – Ricardo Zonta, 130
17 – Rafael Suzuki, 117
18 – Denis Navarro, 114
19 – Guga Lima, 113
20 – Sergio Jimenez, 109
21 – Gabriel Casagrande, 89
22- Nestor Girolami, 77
23 – Raphael Abbate, 67
24 – Lucas Foresti, 67
25 – Bia Figueiredo, 64
26 – Tuka Rocha, 60
27 – Guilherme Salas, 55
28 – Felipe Guimarães, 51
29 – Felipe Lapenna, 46
30 – Popó Bueno, 30
31 – Danilo Dirani, 23
32 – Xandinho Negrão,11
33 – Luciano Burti, 2
34 – Fábio Carbone, 0
35 – Alceu Feldmann,0
36 – Thiago Marques, 0
37 – Beto Cavaleiro, 0
38 – Cezar Ramos, 0

CAMPEONATO DE EQUIPES:
1 – Cimed Racing, 521 pontos – CAMPEÁƒ
2 – Full Time Sports, 476
3 – Red Bull Racing, 415
4 – Eurofarma RC, 371
5 – TMG Racing, 342
6 – Shell Racing, 317
7 – Ipiranga RCM, 283
8 – Axalta C2 Team, 259
9 – União QuÁ­mica Racing, 253
10 – Eisenbahn Racing Team, 235
11 – Vogel Motorsport, 231
12 – Cavaleiro Sports,178
13 – RZ Motorsport, 156
14 – Hot Car Competições, 118
15 – Full Time Pro-GP, 118
16 – Mico’s Racing, 2