Stock: Felipe Fraga e Rubens Barrichello vencem em Londrina

Felipe Fraga (Cimed Racing) e Rubens Barrichello (Full Time Sports) foram os vencedores da oitava etapa da temporada, disputada em Londrina, no Paraná.

Prova 1:

Fraga venceu a primeira prova, seguido por Valdeno Brito (TMG Racing) e Ricardo Mauricio (Eurofarma RC).

Fraga alinhou em terceiro, e depois de uma boa disputa com Cacá Bueno (Red Bull Racing), partiu para cima do pole-position Max Wilson (Eurofarma RC).  Após fazer a ultrapassagem sobre o Campeão de 2010, o lÁ­der da temporada abriu uma confortável vantagem.

No final, Fraga venceu com 1s9 de vantagem sobre Brito.

“A gente conseguiu fazer uma estratégia diferente com o push, e eu conseguia usar a cada uma volta e meia em vez de esperar duas. Com isso a gente conseguiu se livrar logo no começo e estou muito feliz. Foi irado. São 30 pontos a mais na conta e esse era o nosso objetivo”, afirmou o piloto da Cimed Racing.

Brito, morador de Londrina há 10 anos, comemorou o segundo lugar. E a volta do circuito a Stock Car depois de quatro anos.

“Deu tudo certo. O retorno a esta pista valeu muito a pena pelo esforço de todos os envolvidos para que a Stock Car voltasse a Londrina. Espero que agora continue por mais vários anos: é bom para a cidade, para a categoria, todos os pilotos gostam, e fico muito feliz com a prova”, disse Valdeno.

Mauricio completou o pódio.

Marcos Gomes (Cimed Racing) terminou em quarto, seguido por Sérgio Jimenez (Cavaleiro Sports)e  Barrichello.  Cacá Bueno foi perdendo rendimento no decorrer da prova, e chegou apenas em sétimo.  Diego Nunes (União QuÁ­mica Racing), Raphael Abbate (Hot Car Competições) e Nestor Girolami (Eisenbahn Racing Team) fecharam o dez primeiros. Girolami garantiu a pole para a segunda prova (grid dez primeiros invertido).

Os dez primeiros colocados não fizeram seus pit stops. Para reabastecimento, e em alguns casos troca de pneus.

Wilson vinha em segundo lugar, até ter um pneu furado na penúltima volta.

Final, prova 1:

1-) 88 Felipe Fraga (Cimed Racing) – 36 voltas em 46min18s116 (média de 142,5km/h)
2-) 77 Valdeno Brito (TMG Racing) – a 1s995
3-) 90 Ricardo Mauricio (Eurofarma RC) – a 2s824
4-) 80 Marcos Gomes (Cimed Racing) – a 3s604
5-) 73 Sergio Jimenez (Cavaleiro Sports) – a 15s511
6-) 111 Rubens Barrichello (Full Time Sports) – a 18s953
7-) 0 Cacá Bueno (Red Bull Racing) – a 22s119
😎 70 Diego Nunes (União QuÁ­mica Racing) – a 23s609
9-) 26 Raphael Abbate (Hot Car Competições) – a 34s083
10-) 63 Nestor Girolami (Eisenbahn Racing Team) – a 40s006
11-) 28 Galid Osman (Ipiranga-RCM) – a 41s092
12-) 74 Popó Bueno (Cavaleiro Sports) – a 41s763
13-) 18 Allam Khodair (Full Time Sports) – a 52s238
14-) 51 Átila Abreu (Shell Racing) – a 53s733
15-) 21 Thiago Camilo (Ipiranga-RCM) – a 55s096
16-) 25 Tuka Rocha (RZ Motorsport) – 1min06s063
17-) 9 Guga Lima (TMG Racing) – a 1min07s185
18-) 56 Danilo Dirani (RZ Motorsport) – a 1min12s126
19-) 110 Felipe Lapenna (Hot Car Competições) – a 1 volta
20-) 29 Daniel Serra (Red Bull Racing) – a 1 volta
21-) 3 Bia Figueiredo (União QuÁ­mica Racing) – a 2 voltas
22-) 65 Max Wilson (Eurofarma RC) – a 3 voltas
23-) 5 Denis Navarro (Vogel Motorsport) – a 9 voltas
NÁƒO COMPLETARAM
24-) 46 Vitor Genz (Eisenbahn Racing Team) – a 12 voltas
25-) 83 Gabriel Casagrande (C2 Axalta Racing) – a 23 voltas
26-) 12 Lucas Foresti (Full Time-ProGP) – a 28 voltas
27-) 10 Ricardo Zonta (Shell Racing) – a 30 voltas
28-) 4 Julio Campos (C2 Axalta Racing) – a 31 voltas
29-) 8 Rafael Suzuki (Vogel Motorsport) – a 35 voltas
Melhor volta: Marcos Gomes, 1min12s290 (142,5 km/h)

*Resultados sujeitos a verificações técnicas e desportivas

Prova 2:

Barrichello venceu a segunda, com Átila Abreu (Shell Racing) em segundo e Vitor Genz (Eisenbahn Racing Team) na terceira posição (seu primeiro pódio na categoria).

Na largada o pole Girolami manteve a ponta. Logo na segunda volta o Safety-Car foi acionado, para a retirada do carro de Lucas Foresti (Full Time-ProGP). Com o carro de segurança na pista, vários pilotos aproveitaram para entrar nos boxes, para o reabastecimento.

Barrichello, com o carro danificado em um toque na largada, se manteve na pista, seguido por Khodair (que havia reabastecido na primeira prova). Abreu era o quarto, seguido por (Ipiranga-RCM) e Genz, todos reabastecidos na primeira prova.

Com a intensa troca de posições atrás, Barrichello conseguiu abrir uma pequena vantagem. Até Rafael Suzuki (Vogel Motorsport) rodar na pista, e provocar a segunda entrada do Safety-Car, faltando nove voltas para o final.

Com duas intervenções do SC, a prova passou para o tempo limite de 30 minutos (mais uma volta).  A vantagem do Campeão da Stock Car em 2014 foi eliminada, mas por ouro lado Barrichello pode economizar combustÁ­vel suficiente, para não entrar nos boxes.

Com a prova reiniciada, e a disputa intensa atrás, Barrichello abriu novamente uma pequena vantagem. Suficiente para garantir a vitória.

“Foi muito no desespero. Com certeza, a equipe Full Time, o Mauricio e as entradas do safety car – isso a gente não pode negar, senão não conseguiria o resultado -, além de ter economizado na primeira corrida tanto pneus, push e gasolina maximizaram as nossas chances. Mas vou te falar: a última volta foi uma das quais eu senti mais medo na minha carreira”, admitiu.

“É aquela lei da atração, que você não quer chamar uma coisa ruim, mas fica esperando que o carro vá dar uma falhada; eu até usei um último push na chegada porque se eu estivesse mais rápido pelo menos eu passava pela bandeirada. Foi uma glória”, afirmou Rubinho que, apesar da bagagem, correu pela primeira vez em Londrina. “Eu realmente agradeço a Londrina de coração por todo o carinho que me foi dado, e volto para São Paulo com o dever cumprido. Foi minha primeira vez em Londrina, adorei e estamos lutando pelo campeonato, o que é importante”, concluiu o novo vice-lÁ­der da competição, 38 pontos atrás de Felipe Fraga.

Abreu, que tem tido uma temporada com muitos problemas, comemorou o segundo lugar.

“Este ano tem sido bem complicado para nós. Quando vim para a Shell Racing eu gerei uma expectativa muito grande por um time que sempre se destacou por bons resultados. A gente começou o ano com um pódio discreto no Velopark, pontuando, em terceiro no campeonato, e nas corridas seguintes a coisa desandou. Zeramos em duas, isso trouxe muito problema internamente, porque quando as expectativas não se materializam é normal haver um questionamento. Vinha sendo um ano frustrante. Viemos para Londrina com uma postura diferente. Conversamos muito, trabalhamos por um carro mais competitivo”, explicou.

Genz passou Camilo nos metros finais. Para conquistar o seu primeiro pódio na categoria. O primeiro pódio de um piloto gaúcho na Stock Car em 22 anos – a última vez havia sido em 1994 com João Campos na abertura daquela temporada em Goiânia, também com um terceiro lugar.

“A gente largou mais de trás e nos preparamos para essa segunda corrida. Acho que consegui fazer uma prova muito boa. Meu chefe de equipe, o Carlos Alves, sempre diz para eu ser bem agressivo. Eu vi a oportunidade e consegui a duas curvas do final caçar este pódio. Estou muito feliz, dedico isso Á  minha namorada, meu pai, minha famÁ­lia e minha equipe”, declarou Genz.

Camilo foi o quarto, seguido por Ricardo Zonta (Shell Racing) e Khodair. Denis Navarro (Vogel Motorsport), MaurÁ­cio, Wilson e Gomes, fecharam os dez primeiros.

Fraga lidera o campeonato com 196 pontos, seguido por Barrichello com 157.

A próxima etapa acontece em Curitiba, no dia 16 de outubro.

Final, prova 2:

1-) 111 Rubens Barrichello (Full Time Sports) – 22 voltas em 31min33s899 (média de 127,7 km/h)
2-) 51 Átila Abreu (Shell Racing) – a 1s762
3-) 46 Vitor Genz (Eisenbahn Racing Team) – a 2s192
4-) 21 Thiago Camilo (Ipiranga-RCM) – a 2s693
5-) 10 Ricardo Zonta (Shell Racing) – a 2s797
6-) 18 Allam Khodair (Full Time Sports) – a 3s187
7-) 5 Denis Navarro (Vogel Motorsport) – a 4s779
😎 90 Ricardo Mauricio (Eurofarma RC) – a 7s566
9-) 65 Max Wilson (Eurofarma RC) – a 9s702
10-) 80 Marcos Gomes (Cimed Racing) – a 9s778
11-) 70 Diego Nunes (União QuÁ­mica Racing) – a 10s143
12-) 88 Felipe Fraga (Cimed Racing) – a 10s814
13-) 73 Sergio Jimenez (Cavaleiro Sports) – a 11s471
14-) 77 Valdeno Brito (TMG Racing) – a 11s639
15-) 0 Cacá Bueno (Red Bull Racing) – a 11s673
16-) 25 Tuka Rocha (RZ Motorsport) – a 12s544
17-) 3 Bia Figueiredo (União QuÁ­mica Racing) – a 25s066
18-) 26 Raphael Abbate (Hot Car Competições) – a 5 voltas
NÁƒO COMPLETARAM
19-) 9 Guga Lima (TMG Racing) – a 8 voltas
20-) 8 Rafael Suzuki (Vogel Motorsport) – a 9 voltas
21-) 28 Galid Osman (Ipiranga-RCM) – a 10 voltas
22-) 63 Nestor Girolami (Eisenbahn Racing Team) – a 12 voltas
23-) 56 Danilo Dirani (RZ Motorsport) – a 14 voltas
24-) 110 Felipe Lapenna (Hot Car Competições) – a 14 voltas
25-) 74 Popó Bueno (Cavaleiro Sports) – a 15 voltas
26-) 29 Daniel Serra (Red Bull Racing) – a 17 voltas
27-) 4 Julio Campos (C2 Axalta Racing) – a 20 voltas
28-) 12 Lucas Foresti (Full Time-ProGP) – a 21 voltas
29-) 83 Gabriel Casagrande (C2 Axalta Racing) – a 20 voltas (excluÁ­do)
MELHOR VOLTA: Max Wilson, 1min13s137 (150,3 km/h)
*Resultados sujeitos a verificações técnicas e desportivas

Classificação do Campeonato – Pilotos

1-) Felipe Fraga – 196
2-) Rubens Barrichello – 157
3-) Valdeno Brito – 148
4-) Marcos Gomes – 137
5-) Diego Nunes – 136
6-) Cacá Bueno – 128
7-) Cacá Bueno – 122
😎 Daniel Serra – 118
9-) Allam Khodair – 112
10-) Vitor Genz – 110
11-) Ricardo Mauricio – 110
12-) Átila Abreu – 109
13-) Ricardo Zonta – 98
14-) Sergio Jimenez – 89
15-) Thiago Camilo – 84
16-) Galid Osman – 83
17-) Julio Campos – 72
18-) Gabriel Casagrande – 61
19-) Rafale Suzuki – 51
20-) Denis Navarro – 56
21-) Felipe Guimarães – 51
22-) Raphael Abbate – 50
23-) Guga Lima – 49
24-) Popó Bueno – 46
25-) Bia Figueiredo – 41
26-) Nestor Girolami – 40
27-) Felipe Lapenna – 39
28-) Lucas Foresti – 34
29-) Danilo Dirani – 24
30-) Luciano Burti – 11
31-) Fabio Carbone – 8
32-) Tuka Rocha – 2
33-) Alceu Feldmann – 0
34-) Thiago Marques – 0
35-) Beto Cavaleiro – 0
36-) Cezar Ramos – 0