WTCR: Yann Ehrlacher assume liderança do campeonato

O francês Yann Ehrlacher (Honda Civic/ ALL-INKL.COM Münnich Motorsport) assumiu a liderança do campeonato após a quarta etapa da temporada, disputada no Circuito de Zandvoort, na Holanda.

Ehrlacher venceu a primeira prova, disputada no domingo (20/05). O também francês Aurelien Comte (Peugeot/DG Sport CompetÁ­tion) e o britânico Robert Huff Rob Huff (VW Golf/Sébastien  Loeb Racng) completaram o pódio.

O britânico Gordon Shedden (Audi/ Luxembourg Audi Sport Leopard Lukoil Team WRT) terminou em quarto, seguido pelo parceiro de equipe, o francês Jean-Karl Vernay, e o argentino Esteban Guerrieri (Honda Civic/ ALL-INKL.COM Münnich Motorsport).

Então lÁ­der do campeonato, o francês Yvan Muller (Hyundai/M Racing YMR) se envolveu em um acidente com o húngaro Norbert Michelisz (Hyundai/BRC Racing Team) logo após a largada.  Os dois carros saÁ­ram da pista, com Michelisz prensando Muller, que ficou com o Hyundai i30 N TCR pendurado no guard-rai. A prova foi paralisada em bandeira vermelha.

As duas provas restantes da etapa foram disputadas na segunda-feira (21/05). Comte venceu a segunda prova. A primeira vitória do piloto e da Peugeot na categoria. Ehrlacher terminou em segundo, seguido pelo britânico James Thompson (Honda Civic/ ALL-INKL.COM Münnich Motorsport).

O espanhol Pepe Oriola (Seat Cupra/ Team Oscaro by Campos Racing) foi o quarto, seguido pelo marroquino Mehdi Bennani (VW Golf/Sébastien  Loeb Racng), e Shedden.

Vernay venceu a terceira prova. Huff e o belga Frederic Vervisch (Audi/ Audi Sport Team Comtoyou) completaram o pódio.

Guerrieri terminou em quarto, seguido por Shedden e Ehrlacher.

Muller abandonou as duas provas, e deixou a etapa sem nenhum ponto somado. Seu sobrinho Ehrlacher é o novo lÁ­der, com 146 pontos, nove a mais do que o tio.  Huff é o terceiro com 130.

A próxima etapa acontece no Circuito Internacional de Vila Real, em Portugal, nos dias 23 e 24 de junho.

Final, prova 1, domingo 20 de maio:

1 – Yann Ehrlacher (Honda Civic) – Munnich – 14 voltas
2 – Aurelien Comte (Peugeot) – DG Sport – 1″217
3 – Rob Huff (VW Golf) – Loeb – 1″566
4 – Gordon Shedden (Audi) – WRT – 1″879
5 – Jean-Karl Vernay (Audi) – WRT – 2″440
6 – Esteban Guerrieri (Honda) – Munnich – 5″280
7 – Tom Coronel (Honda) – Boutsen Ginion – 5″816
8 – Mehdi Bennani (VW Golf) – Loeb – 6″665
9 – Nathanael Berthon (Audi) – Comtoyou – 7″044
10 – Aurelien Panis (Audi) – Comtoyou – 8″120
11 – Denis Dupont (Audi) – Comtoyou – 8″586
12 – James Thompson (Honda) – Munnich – 8″896
13 – Gianni Morbidelli (Alfa Romeo) – Mulsanne – 9″383
14 – Thed Bjork (Hyundai) – YMR – 9″918
15 – John Filippi (Seat Cupra) – Campos – 10″371
16 – Zsolt Szabo (Seat Cupra) – Zengo – 11″022
17 – Norbert Nagy (Seat Cupra) – Zengo – 12″440
18 – Mat’o Homola (Peugeot) – DG Sport – 13″216
19 – Benjamin Lessennes (Honda) – Boutsen Ginion – 13″424
20 – Michael Verhagen (Audi) – Koeten – 15″384
21 – Bernhard Van Oranje (Audi) – Koeten – 16″364

Abandonos:
Fabrizio Giovanardi (Alfa Romeo) – Mulsanne – 10 voltas
Pepe Oriola (Seat Cupra) – Campos – 10
Gabriele Tarquini (Hyundai) – BRC – 8
Frederic Vervisch (Audi) – Comtoyou – 3
Norbert Michelisz (Hyundai) – BRC – 0
Yvan Muller (Hyundai) – YMR – 0

Final, prova 2, segunda 21 de maio:

1 – Aurelien Comte (Peugeot) – DG Sport – 14 voltas
2 – Yann Ehrlacher (Honda Civic) – Munnich – 4″757
3 – James Thompson (Honda) – Munnich – 5″255
4 – Pepe Oriola (Seat Cupra) – Campos – 6″657
5 – Mehdi Bennani (VW Golf) – Loeb – 7″120
6 – Gordon Shedden (Audi) – WRT – 7″458
7 – Esteban Guerrieri (Honda) – Munnich – 8″086
8 – Rob Huff (VW Golf) – Loeb – 9″198
9 – Frederic Vervisch (Audi) – Comtoyou – 9″567
10 – John Filippi (Seat Cupra) – Campos – 9″988
11 – Denis Dupont (Audi) – Comtoyou – 10″557
12 – Benjamin Lessennes (Honda) – Boutsen Ginion – 10″887
13 – Gianni Morbidelli (Alfa Romeo) – Mulsanne – 11″561
14 – Tom Coronel (Honda) – Boutsen Ginion – 12″855
15 – Nathanael Berthon (Audi) – Comtoyou – 13″656
16 – Thed Bjork (Hyundai) – YMR – 13″729
17 – Zsolt Szabo (Seat Cupra) – Zengo – 13″798
18 – Mat’o Homola (Peugeot) – DG Sport – 16″508
19 – Gabriele Tarquini (Hyundai) – BRC – 16″961
20 – Norbert Nagy (Seat Cupra) – Zengo – 17″493
21 – Bernhard Van Oranje (Audi) – Koeten – 19″996
22 – Michael Verhagen (Audi) – Koeten – 23″897
23 – Norbert Michelisz (Hyundai) – BRC – 25″146

Abandonos:
Yvan Muller (Hyundai) – YMR – 9 voltas
Aurelien Panis (Audi) – Comtoyou – 4
Fabrizio Giovanardi (Alfa Romeo) – Mulsanne –
Jean-Karl Vernay (Audi) – WRT – 4

Final, prova 3, segunda 21 de maio:

1 – Jean-Karl Vernay (Audi) – WRT – 15 voltas
2 – Rob Huff (VW Golf) – Loeb – 1″199
3 – Frederic Vervisch (Audi) – Comtoyou – 3″065
4 – Esteban Guerrieri (Honda) – Munnich – 4″405
5 – Gordon Shedden (Audi) – WRT – 5″019
6 – Yann Ehrlacher (Honda Civic) – Munnich – 6″869
7 – Aurelien Comte (Peugeot) – DG Sport – 7″804
8 – Mehdi Bennani (VW Golf) – Loeb – 12″298
9 – James Thompson (Honda) – Munnich – 14″241
10 – Pepe Oriola (Seat Cupra) – Campos – 18″718
11 – Nathanael Berthon (Audi) – Comtoyou – 18″932
12 – Denis Dupont (Audi) – Comtoyou – 19″524
13 – Aurelien Panis (Audi) – Comtoyou – 20″541
14 – John Filippi (Seat Cupra) – Campos – 21″957
15 – Thed Bjork (Hyundai) – YMR – 26″197
16 – Mat’o Homola (Peugeot) – DG Sport – 28″075
17 – Norbert Nagy (Seat Cupra) – Zengo – 28″455
18 – Gabriele Tarquini (Hyundai) – BRC – 29″001
19 – Bernhard Van Oranje (Audi) – Koeten – 31″277
20 – Michael Verhagen (Audi) – Koeten – 1’03″689
21 – Gianni Morbidelli (Alfa Romeo) – Mulsanne – 1 volta

Abandonos:
Yvan Muller (Hyundai) – YMR – 9 voltas
Benjamin Lessennes (Honda) – Boutsen Ginion – 7
Tom Coronel (Honda) – Boutsen Ginion – 1
Zsolt Szabo (Seat Cupra) – Zengo – 1
Fabrizio Giovanardi (Alfa Romeo) – Mulsanne -NL

Campeonato:

1.Ehrlacher 144; 2.Muller 137; 3.Huff 125; 4.Tarquini 118; 5.Vernay 116; 6.Bjork 112; 7.Guerrieri 105; 8.Michelisz 102; 9.Oriola, Bennani 63.