WEC: Trio da Porsche vence no México

O trio formado pelo alemão Timo Bernhard, o australiano Mark Webber e o britânico Brendon Hartley, no Porsche 919 Hybrid #1 venceu no sábado (03/09), as Seis Horas do México, no Autódromo Hermanos RodrÁ­guez , quinta etapa do Campeonato Mundial de Endurance. A dupla Marcel Fassler/André Lotterer (Audi Sport Team Joest Audi) terminou em segundo, seguida pelo trio Stéphane Sarrazin/Mike Conway/Kamui Kobayashi (Toyota Gazoo Racing Toyota).

O trio, atual campeão, assumiu a liderança da prova no começo da segunda hora, mantendo a ponta até o começo da quarta hora. Quando o carro #1 levou um drive-through, por cruzar a entrada do pit, depois de abortar um pitstop.

O Audi R18 e-tron quatro #8, do trio Lucas di Grassi/Loic Duval/Oliver Jarvis, que alinhou na pole e liderou a primeira hora, retomou a liderança. Mas com uma forte chuva atingindo o circuito, Jarvis saiu da pista após um rolamento da roda dianteira esquerda quebrar. O britânico havia acabado de assumir a condução do carro da classe LMP1. Jarvis levou o carro até os boxes, com a equipe fazendo os reparos, e o piloto retornando a prova.  Com muitas voltas de atraso, e sem mais nenhuma chance de um bom resultado (Jarvis depois parou na pista).

A chuva forte retornou nos minutos finais. Com menos de cinco minutos para o encerramento Bernhard deu uma encostada no muro, no Estádio, mas conseguiu manter o controle, e com a confortável vantagem, ainda recebeu a bandeirada com um minuto de vantagem sobre o Audi #7. Sarrazin/Conway/Kobayashi fecharam o pódio no geral e na classe LMP1.

LÁ­deres do campeonato, o trio Romain Dumas/Neel Jani/Marc Lieb (Porsche Team Porsche) terminaram em quarto, seguidos pelo trio Matheo Tuscher/Dominik Kraihamer/Alexandre Imperatori (Rebellion Racing Rebellion/AER).

Além de di Grassi, mais três brasileiros disputaram a prova. Bruno Senna (RGR Sport by Morand Ligier/Nissan), em trio com o português Filipe Albuquerque e o mexicano Ricardo Gonzalez, venceu na classe LMP2, sendo sexto no geral.

“Fizemos barba, cabelo e bigode”, comemorou Bruno Senna ao descer do pódio em meio Á  comemoração da torcida mexicana. “Estamos muito felizes por vencer a corrida de casa e ver toda a alegria dessa gente. Mas as últimas voltas foram um sofrimento, todos no boxe com os olhos grudados na tevê”, acrescentou.

Pipo Derani (Extreme Speed Motorsports Ligier/Nissan), em trio com o britânico Ryan Dalziel e o canadense Christopher Cumming, terminou na terceira posição na LMP2 e 8ª no geral.

Bruno Junqueira (Greaves Motorsport Gibson/Nissan) em trio com os mexicanos Luis diaz e Rodolfo Gonzalez, terminou na quinta posição na LMP2 e 10ª no geral.

A próxima etapa, as 6 Horas do Circuito das Américas, em Austin (Estados Unidos), acontece no dia 17 de setembro.

Final:

1    LMP1    T.Bernhard, M.Webber, B.Hartley    Porsche Team    Porsche    230 voltas em 6h00m43s702
2    LMP1    M.Fassler, A.Lotterer    Audi Sport Team Joest    Audi    1m01s442
3    LMP1    S.Sarrazin, M.Conway, K.Kobayashi    Toyota Gazoo Racing    Toyota    1m09s709
4    LMP1    R.Dumas, N.Jani, M.Lieb    Porsche Team    Porsche    1m30s004
5    LMP1    M.Tuscher, D.Kraihamer, A.Imperatori    Rebellion Racing    Rebellion/AER    12 voltas
6    LMP2    R.Gonzalez, B.Senna, F.Albuquerque    RGR Sport by Morand    Ligier/Nissan    20
7    LMP2    G.Menezes, N.Lapierre, S.Richelmi    Signatech Alpine    Alpine/Nissan    20
8    LMP2    R.Dalziel, L.Derani, C.Cumming    Extreme Speed Motorsports    Ligier/Nissan    23
9    LMP2    N.Leventis, L.Williamson, J.Kane    Strakka Racing    Gibson/Nissan    23
10    LMP2    R.Gonzalez, B.Junqueira, L.Diaz    Greaves Motorsport    Gibson/Nissan    23
11    LMP2    D.Cheng, H-Pin Tung, N.Panciatici    Baxi DC Racing Alpine    Alpine/Nissan    24
12    LMP2    N.Minassian, M.Mediani    SMP Racing    BR Engineering/Nissan    24
13    LMP2    R.Rusinov, R.Rast, A.Brundle    G-Drive Racing    ORECA/Nissan    25
14    LMP2    S.Sharp, E.Brown, J.van Overbeek    Extreme Speed Motorsports    Ligier/Nissan    26
15    GTE Pro    R.Stanaway, D.Turner    Aston Martin Racing    Aston Martin    28
16    GTE Pro    G.Bruni, J.Calado    AF Corse    Ferrari    28
17    GTE Pro    N.Thiim, M.Sorensen    Aston Martin Racing    Aston Martin    28
18    GTE Pro    D.Rigon, S.Bird    AF Corse    Ferrari    29
19    GTE Pro    M.Franchitti, A.Priaulx, H.Tincknell    Ford Chip Ganassi Team UK    Ford    29
20    GTE Pro    R.Lietz, M.Christensen    Dempsey Racing – Proton    Porsche    29
21    LMP1    S.Trummer, O.Webb, P.Kaffer    ByKOLLES Racing Team    CLM/AER    31
22    GTE Am    K.Al Qubaisi, D.Hansson, P.Long    Abu Dhabi-Proton Racing    Porsche    33
23    GTE Am    F.Perrodo, E.Collard, R.Aguas    AF Corse    Ferrari    34
24    GTE Am    C.Ried, W.Henzler, J.Camathias    KCMG    Porsche    34
25    GTE Am    M.Wainwright, A.Carroll, B.Barker    Gulf Racing UK    Porsche    34
26    GTE Pro    S.Mucke, O.Pla    Ford Chip Ganassi Team UK    Ford    49
27    LMP1    L.di Grassi, L.Duval, O.Jarvis    Audi Sport Team Joest    Audi    63

Abandonos:

-    GTE Am    P.D.Lana, P.Lamy, M.Lauda    Aston Martin Racing    Aston Martin   
-    GTE Am    Y.Yamagishi, P.Ragues, R.Taylor    Larbre Competition    Chevrolet
-    LMP2    M.Rao, R.Bradley, P.Toledano    Manor    ORECA/Nissan   
-    LMP1    S.Buemi, K.Nakajima    Toyota Gazoo Racing    Toyota
-    LMP2    V.Petrov, V.Shaytar, K.Ladygin    SMP Racing    BR Engineering/Nissan