MotoGP: Rossi sofre investigação de evasão de divisas na Itália

A agência de impostos da Itália está investigando o campeão mundial de MotoGP Valentino Rossi por suspeita de evasão de divisas, disse um porta-voz da entidade nesta quarta-feira. O porta-voz disse que a agência estava examinando possÁ­veis evasões de receitas não declaradas no montante de 60 milhões de euros (82,61 milhões de dólares) entre 2000 e 2004.

 


A investigação está relacionada com a decisão de Rossi tomada em 2000 de morar na Grã-Bretanha para tirar proveito das condições favoráveis de impostos.


Rossi, herói esportivo na Itália, venceu o tÁ­tulo mundial de 125cc em 1997, o das 250cc em 1999 e o das 500cc em 2001, antes de levar o tetra da MotoGP entre 2002 e 2005.


Entretanto, o piloto de 28 anos foi batido pelo norte-americano Nicky Hayden em 2006 e está em segundo na classificação desta temporada, atrás do australiano Casey Stoner, com sete corridas para o final da temporada.


A Yamaha, equipe de Rossi, recusou-se a comentar a notÁ­cia, enquanto o representante pessoal do piloto estava indisponÁ­vel.


Seu pai, Graziano Rossi, disse ao site do jornal Gazzetta dello Sport: “Não sei nada sobre essa história e também não sei onde Valentino está.”


A próxima corrida da MotoGP será na República Tcheca, em 19 de agosto.


(Por Giselda Vagnoni e Mark Meadows, Agência Reuters)