IPS: Raphael Matos estréia pela AGR pensando em tÁ­tulo

O currÁ­culo vitorioso do brasileiro Raphael Matos no automobilismo norte-americano chamou a atenção de um dos grandes Á­dolos do paÁ­s, Michael Andretti. Apelidado como Rafa Matos, o mineiro, de 26 anos, em 2007 conquistou o tÁ­tulo da Fórmula Atlantic, categoria preliminar da extinta Champ Car, com o recorde de seis vitórias em 12 etapas.

No mesmo ano, disputou quatro corridas na Indy Pro Series, e ganhou duas nas ruas St. Petersburg. No inÁ­cio de 2008, a Andretti Green Racing, equipe de Michael Andretti, fez uma proposta para Matos correr na Indy Pro Series em parceira com AFS Racing. Embora tivesse uma premiação por ter sido campeão na Atlantic, Matos topou e passou a integrar a “famÁ­lia Andretti Green”, que hoje também conta com os brasileiros Tony Kanaan (Fórmula Indy) e Christian Fittipaldi (ALMS). No treino coletivo da pré-temporada, o brasileiro, mesmo estreando num circuito oval, fez o melhor tempo entre 19 pilotos que participaram da sessão. Neste sábado (29), começa pra valer a temporada da Indy Pro Series, no circuito de Homestead, em Miami, prova preliminar da Fórmula Indy.

“A oportunidade em um time como a Andretti Green é algo que todo piloto de corrida sonha. Entrei na Indy Pro Series em um dos melhores times da Fórmula Indy, ou seja, melhor impossÁ­vel”, comemorou o mineiro. “Agora é trabalhar, usar todas as informações que a equipe vai me disponibilizar e tentar aprender o máximo possÁ­vel nos ovais, principalmente nesse inicio de temporada”, emendou o brasileiro.

Matos também comentou sobre a sua expectativa para a sua primeira temporada inteira na Indy Pro Series. “A minha meta é vencer o campeonato, e a Andretti Green colocou os melhores mecânicos e engenheiros para me dar condições de realizar um bom trabalho nas pistas. Preciso me adaptar um pouco mais no tráfego em circuitos ovais, mas os treinos livres em Homestead vão ajudar nisso. Eu me sinto preparado e focado para ganhar corridas e, se tudo der certo, o campeonato também”.

Em 2008, a Indy Pro Series terá 16 etapas, todas acompanhando a Fórmula Indy, sendo que as corridas nos circuitos mistos de St.Petersburg, Watkins Glen, Mid-Ohio e Sonoma, serão rodadas duplas. As outras oito etapas serão nos ovais de Homestead, Kansas, Indianápolis, Milwaukee, Iowa, Nashville, Kentucky e Chicago.  Para a etapa inaugural de Miami, neste sábado, 23 pilotos estão inscritos. Além de Rafa Matos, o Brasil será representado também pela paulista Bia Figueiredo, na equipe Sam Schmidt, atual campeã. Os treinos livres e a classificação oficial que definirá o grid de largada acontecem nesta sexta-feira (28).