Relatório aponta declÁnio no mercado chinês como principal fator para a perda global de audiência. Brasil, com 85,55 milhões de telespectadores em 2012, virou maior mercado
Mesmo com uma das temporadas mais emocionantes dos últimos tempos, a Fórmula 1 teve uma perda sensÁvel de audiência em 2012. De acordo com dados coletados pelos responsáveis por explorar comercialmente a modalidade, o abalo foi motivado, principalmente, pela queda dentro do mercado chinês.
Em 2011, 74,5 milhões de chineses assistiram Á Fórmula 1 pela televisão, número que caiu para 48,9 milhões ano passado. Neste novo cenário, o Brasil passa a ser o maior mercado da categoria, com 85,55 milhões de telespectadores em 2012.
– A maioria de nossos mercados estabelecidos trouxe audiências maiores ao longo de 2012 do que em 2011. Um pequeno número de territórios não atendeu Á s expectativas em termos de alcance, com o mercado chinês sofrendo uma queda que não pÁ´de ser absorvida por um número significativo de aumentos em outros lugares – declarou o chefe da Fórmula 1, Bernie Ecclestone, Á Reuters.
Na comparação com 2011, o mercado da Fórmula 1 no Brasil cresceu cerca de 8,9%, atrás de paÁses como Espanha, com aumento de 11,5%, e Itália (15%).
Ao todo, a modalidade foi televisionada em 185 paÁses em 2012.
Fonte: LANCENET!