100 Milhas Piracicaba chega a sua 30ª edição, em agosto

Neste ano a 100 Milhas Piracicaba chegará a sua 30 edição em altÁ­ssima velocidade. A tradicional prova automobilÁ­stica será disputada entre os dias 16 e 18 de agosto, no autódromo do ECPA (Esporte Clube Piracicabano de Automobilismo), devendo contar com competidores de vários estados brasileiros.

Faltando um mês para a corrida, esta edição será simbólica tanto por completar três décadas de realização ininterrupta e por marcar a despedida do seu criador das pistas. Benedito Giannetti Júnior, que já venceu a prova por sete vezes, completará 70 anos e informa que esta será sua última participação no evento.

Fazendo parte do calendário automobilÁ­stico nacional e evento oficial de Piracicaba, a prova de longa duração também marca o aniversário do ECPA, que foi inaugurado no dia 13 de agosto, de 1989, e completará 30 anos de fundação. Outro fato importante é que as 100 Milhas Piracicaba acontece em comemorações ao aniversário da cidade, celebrado no dia 1ª de agosto.

A corrida contempla carros de turismo e gaiolas tubulares em um único grid, largando lado a lado, mas separados por categorias.

Um dos marcos do automobilismo nacional, a 100 Milhas Piracicaba surgiu nos anos de 1960, com uma corrida de kart pelas ruas da cidade, quando contava com a presença de grandes nomes como José Carlos Pace e os irmãos Wilson e Emerson Fittipaldi.

“No formato atual, a primeira edição da prova ocorreu em 1984, no bairro Parque Taquaral. Depois disso, em 1990, com a inauguração do ECPA no ano anterior, o evento passou a fazer parte das comemorações de aniversário da cidade, integrando o calendário oficial de eventos do municÁ­pio e do ECPA”, informa Dito Giannetti, proprietário do autoclube.

Organizador e maior vencedor da prova, Dito está animado para mais uma edição. “Chegar a esta marca é algo que nunca sonhei e será uma emoção muito grande contar com muito amigos e grandes nomes do automobilismo nacional para essa prova festiva que leva o nome de Piracicaba para todo o Brasil como um dos grandes centros para a prática desse esporte no paÁ­s”.

“Esperamos uma grande quantidade de participantes para e deixar a competição ainda mais bonita. Portanto, estamos convidando muito pilotos para que possamos realizar uma grande festa e marcar a data, o aniversário do ECPA e a despedida do Dito das pistas de corrida”, afirmo sua filha Daniella Giannetti, organizadora do evento.

Sobre a prova

A 100 Milhas Piracicaba é disputada no circuito de 2.100 metros do ECPA, em um traçado cheio de curvas sinuosas, trechos que alteram altas e baixas velocidades e exigem muita técnica e perÁ­cia dos pilotos. Ao todo, são 78 voltas na pista, totalizando um percurso de pouco mais de 163 quilÁ´metros, completando as 100 milhas.

Apesar da prova ser disputada no domingo (18), o evento terá três dias de competições, já que os preparativos começam na sexta-feira (16), com os primeiros treinos livres. No sábado (17), véspera da corrida, mais uma sessão de treinos livres e a tomada de tempo classificatória para a formação do grid de largada.