Alain Prost é assaltado e ferido na Suíça: lenda da F1 sofre lesão na cabeça em invasão violenta

Alain Prost Assalto Suica Ferido F1 2026

Tetracampeão mundial de Fórmula 1 foi vítima de grupo armado em sua mansão em Nyon, perto de Genebra; criminosos levaram coleção de relógios de luxo

Uma das maiores lendas da história da Fórmula 1, o francês Alain Prost foi vítima de um assalto violento em sua residência na Suíça nesta terça-feira (20). O tetracampeão mundial de F1, de 71 anos, sofreu uma lesão na cabeça durante a invasão de sua mansão em Nyon, cidade localizada na região do Lago Genebra.

De acordo com informações da polícia suíça e do jornal Blick, um grupo de ladrões armados e mascarados invadiu a residência enquanto Prost e membros de sua família estavam no local. Os criminosos, que usavam capuzes (balaclavas), ameaçaram os ocupantes e agrediram o ex-piloto, causando ferimentos leves na cabeça.

Como foi o assalto

Segundo o escritório do promotor público do cantão de Vaud, os perpetradores entraram na casa por volta das 8h30 (horário local, 6h30 GMT) e forçaram um dos filhos de Prost a abrir o cofre da família. Após roubarem o conteúdo do cofre e uma coleção de relógios de luxo exclusivos, os assaltantes fugiram em direção à fronteira com a França.

“Os autores entraram na residência enquanto os ocupantes estavam presentes, ameaçaram-nos e forçaram um membro da família a abrir um cofre antes de fugir com os bens roubados”, informou a polícia suíça em comunicado.

Apesar de uma grande operação de busca envolvendo a polícia cantonal de Vaud, a polícia regional de Nyon, unidade cinotécnica, perícia forense, alfândega e a gendarmaria francesa, os criminosos continuam foragidos.

Prost deixa a Suíça após o trauma

Visivelmente abalado com a invasão brutal, Alain Prost recebeu atendimento médico inicial e decidiu deixar a Suíça por motivos de segurança. Segundo apurado, o tetracampeão viajou para Dubai, nos Emirados Árabes Unidos, onde deve se recuperar do ocorrido.

A polícia suíça não confirmou oficialmente o nome da vítima, mas o Blick detalhou que Prost ficou “visivelmente abalado com esta intrusão brutal”.

Onda de assaltos na região do Lago Genebra

O caso de Prost ocorre em um momento preocupante: nos últimos 12 meses, a região do Lago Genebra tem registrado um aumento alarmante de assaltos a residências de pessoas ricas, frequentemente perpetrados por gangues transfronteiriças vindas da França vizinha. O alvo principal dessas quadrilhas tem sido coleções de relógios de prestígio e joias de alto valor.

Carreira lendária de Alain Prost

Alain Prost competiu na Fórmula 1 entre 1980 e 1993, pilotando por equipes icônicas como McLaren, Renault, Ferrari e Williams. Conquistou quatro títulos mundiais de pilotos em 1985, 1986, 1989 e 1993.

O francês é considerado um dos maiores pilotos de todos os tempos, ficando atrás apenas de Michael Schumacher e Lewis Hamilton (sete títulos cada) e Juan Manuel Fangio (cinco títulos) em número de campeonatos. Sebastian Vettel e Max Verstappen também conquistaram quatro títulos, igualando o recorde de Prost.

Investigação continua

A polícia cantonal de Vaud e o Ministério Público abriram uma investigação criminal que continua em andamento. As autoridades afirmam que “todos os esforços estão sendo feitos para identificar e apreender os autores do ataque”.

Até o momento, ninguém foi preso em conexão com o assalto a Alain Prost.