🏆 17 anos…

Dia 28/09/2019 faz 17 anos que o Brasil perdia 4 pessoas, nelas 1 mec√Ęnico e 3 grandes e talentosos pilotos…o automobilismo perdia o Pedr√£o, destemido, mas temido e respeitado por seus advers√°rios, j√° eu perdia o Pedim, um parceiro, um amigo, meu irm√£o. Tudo come√ßou em 1983, em seu nascimento, mas eu ainda um beb√™, n√£o sabia o que significaria em nossas vidas. Em 1989 ganhamos um kart de presente de anivers√°rio, mal sab√≠amos n√≥s que seria um amor √† primeira vista, muito mais para ele do que pra mim.

Em 1990 come√ßamos a correr, de cadetinho, em Porto Velho ‚Äď RO, o Campeonato Rondoniense, eu com o n√ļmero 27 e ele com o 26, n√£o precisou mais do que 2 corridas para ele mostrar que, apesar da pouca idade e tamanho, j√° fazia frente a muitos meninos e meninas bem maiores que ele, alguns com muito mais tempo de corridas que n√≥s. E nisso foi Campe√£o Rondoniense de kart 2 anos seguidos, 1990 e 1991. Alguns poucos sabem o porque ele usava o n√ļmero 26…√© o seu dia de nascimento, 26/10/1983.

Em 1992 mudamos para Bras√≠lia, e uma das primeiras coisas que ele queria era acelerar no seu Kart e nessa brincadeira toda, foi Campe√£o Brasiliense em 1992 e 1993. A cada corrida era n√≠tida a sua aptid√£o e jeito pra coisa, curvas onde precisava aliviar…ele fechava os olhos e fazia, mas as pessoas n√£o entendiam como, mas fazia.

Ent√£o veio 1994 e com isso os desafios come√ßaram a ficar maiores, mas para ele parecia que era simples. Em uma dessas tantas corridas nesse ano, uma foi especial…a inaugura√ß√£o do Kart√≥dromo Schincariol em Itu ‚Äď SP. Chegamos l√°, um piloto conhecido no Centro Oeste, mas ainda desconhecido no Sudeste, e sem muita cerimonia fez a primeira pole-position da pista e de quebra ganhou a corrida, sendo o primeiro vencedor da pista paulista. No p√≥dio dessa corrida al√©m dele tinha o Nelsinho Piquet, Renato Jader Davi e Bia Figueiredo, ambos com passagem pela Stock Car Brasil. Nisso j√° marcou seu nome e mostrou seu cart√£o de visitas aos Paulistas. Foi um ano bem proveitoso, onde por onde passou ganhou corridas e sempre andou muito r√°pido.

J√° em 1995, voltamos a morar em Porto Velho ‚Äď RO, mas ele n√£o poderia ficar parado…ele j√° promovido √† categoria J√ļnior Menor, fomos correr o Campeonato Paulista e o Campeonato Brasileiro de Kart. Pensa que ele afinou para os caras?? Que nada subiu ao p√≥dio em todas as corridas que disputou no Paulista. J√° o Brasileiro em Florian√≥polis, um frio congelante, mas para ele parecia estar pegando fogo, ou melhor colocando fogo em seus advers√°rio…como um garoto de Rond√īnia esta conseguindo andar na frente de todos voc√™s? Equipe simples, com uma estrutura bem mais simples que todos, mas sempre no topo da tabela de tempo…ai ai, s√≥ quem esteve l√° sabe realmente o que aconteceu para tirarem dele aquele que seria seu primeiro titulo de Campe√£o Brasileiro de Kart, ele havia ganho as 2 corridas do s√°bado…mas o destino ou a ganancia de alguns, acharam que n√£o era a hora dele. Mas pensa que ele desistiu?? Nada disso…j√° eu, pulei fora!!

Em 1996, promovido √† categoria J√ļnior e de volta a Bras√≠lia, correu o Campeonato Brasiliense de Kart, sendo destaque em todas as provas. E mais uma vez, fomos para o Campeonato Brasileiro de Kart, desta vez em Salvador ‚Äď BA, e n√£o precisa nem falar o que aconteceu n√©? Mais uma vez destacou-se e foi Vice-Campe√£o Brasileiro de Kart ‚Äď Categoria J√ļnior, ficando atr√°s apenas do Tuka Rocha (Tukinha), mas superando nomes como Danilo Dirani e Augusto Farfus, e come√ßando uma parceria com o Rafa (Rafael Botelho Cansado ‚Äď RBC Prepara√ß√Ķes) …que competi√ß√£o, foram dias de muita luta, pouco sono e muita dedica√ß√£o para alcan√ßar o resultado esperado. No final do ano surgiu a oportunidade de mudarmos para S√£o Paulo, onde estavam os melhores pilotos do automobilismo no Brasil.

Bom, come√ßamos 1997 na categoria J√ļnior e logo em sua primeira corrida deu um pass√£o em 2 pilotos na curva da balan√ßa, que os ‚Äúcaras‚ÄĚ est√£o o procurando at√© hoje, ahhh muleke…essa curva da balan√ßa j√° fez muito piloto perder a cabe√ßa, como ele conseguiu algumas ultrapassagens s√≥ ele sabe, mas elas aconteceram!! Foi um ano de muito aprendizado, muita luta e mais uma vez de excelentes resultados, finalizando o seu primeiro Campeonato Paulista completo em terceiro lugar, ganhando 2 das 11 corridas disputadas e subindo ao p√≥dio em 9 provas. J√° no Brasileiro, em Betim ‚Äď MG, faltou sorte, porque ele era muito r√°pido, mas Deus estava reservando algo muito maior e melhor pra ele.

Come√ßamos 1998 em uma nova equipe e categoria, dessa vez j√° na Graduados ‚ÄúB‚ÄĚ, esperan√ßa renovada e muita √°gua correu por baixo da ponte entre 1997 e 1998…mas l√° est√°vamos n√≥s para mais um ano, e que solidificou seu nome entre os melhores pilotos em atividade da √©poca. Foi Campe√£o Paulista de F√≥rmula PARILLA, Campe√£o Bandeirante, terceiro colocado no Campeonato Paulista de Kart, ganhando 5 das 11 corridas disputadas (esse Campeonato Paulista merecia um capitulo a parte, porque s√≥ quem esteve envolvido sabe como foi perdido e porque foi perdido, mas tudo que envolve seres humanos e dinheiro vai dar merda, e deu!!!). O Campeonato Brasileiro desse ano, Fortaleza ‚Äď CE, foi do jeito que os Deuses quiseram mesmo…na classifica√ß√£o ele marcou o 3¬ļ tempo. Na primeira bateria, quando estava liderando, a 12 voltas do fim seu motor quebrou…ahhh como ele conseguia fazer o imposs√≠vel virar poss√≠vel. Largando 21¬ļ na segunda bateria ele chegou em 7¬ļ a menos de 1 segundo do 6¬ļ colocado. Na terceira bateria, mais uma vez fez chover e chegou na 3¬™ posi√ß√£o. Na quarta e √ļltima bateria, j√° podem at√© imaginar a posi√ß√£o de chegada n√©? Primeiro lugar, com mais de 1 reta de vantagem para o segundo colocado, quem nem saiu na foto. Isso eram os Deuses preparando-o, porque iria precisar de toda essa for√ßa de supera√ß√£o l√° na frente! E assim terminou o brasileiro, terceiro colocado, a apenas 5 pontos do primeiro…mas superando pilotos como Allan Khodair, Nelson Merlo, Roberto Streit e Augusto Farfus.

Depois de todos esses anos de prepara√ß√£o, aprendizado e muito esfor√ßo e determina√ß√£o, Deus mandou o ano de 1999…foi o ano dele!! Ele simplesmente amassou os seus advers√°rios, n√£o tiveram espa√ßo nem para respirar. Simplesmente ganhou quase tudo que foi poss√≠vel e disputado naquele ano. Vamos come√ßar pelo Campeonato Norte-Americano de Kart, disputado em Montreal (Canada), correndo contra Bruno Spengler (Campe√£o da DTM em 2012), Sergio Jimenez, Jos√© Maria Lopez, Augusto Farfus, dentre tantos outros, ele foi l√°, em pistas desconhecidas, e cravou todos. Pra come√ßar os Deuses mandaram uma chuva e ele foi quase 1 SEGUNDO mais r√°pido que os advers√°rios, marcando a pole. Na primeira eliminat√≥ria, venceu de ponta a ponta, com mais de 3 segundos de vantagem para o segundo. Na segunda eliminat√≥ria, administrou seu equipamento e chegou na segunda coloca√ß√£o. Na primeira bateria da final, simplesmente destruiu seus advers√°rios, chegando com mais de 5 segundos de vantagem na frente de Sergio Jimenez. Na segunda bateria da final, administrou muito bem a corrida e chegou colado no primeiro colocado, e com isso sagrou-se Campe√£o Norte-Americano com 7 pontos de vantagem ao vice-campe√£o (Bruno Spengler), na categoria F√≥rmula A.

 

Ainda em 1999 o destino havia lhe reservado uma conquista muito especial, o Campeonato Brasileiro de Kart diante de sua torcida em An√°polis ‚Äď GO…que semana!!!! Foi uma semana muito especial, onde ele pode contar com a energia e apoio de toda a fam√≠lia e amigos. Mas vamos l√° aos dias de a√ß√£o…nos treinos ele sempre estava entre os mais r√°pidos, mas na quarta ou quinta-feira ao voltarmos do almo√ßo, em uma das escadas que ligava o estacionamento aos boxes, ele torceu o p√©…e nisso o Mister Dan (Dr. Daniel de Moraes) estava l√° para dar o suporte m√©dico e com a quiropraxia aliviou um pouco as dores, dando a ele condi√ß√Ķes de correr. Na tomada de tempos, realizada no final da sexta-feira, por muito pouco (0.022s) ele perdeu a pole para o Tuka Rocha, mas os Deuses sempre escolhem o melhor caminho. Ent√£o fomos para o s√°bado e na primeira bateria, e j√° na largada, de frente a sua torcida assumiu a lideran√ßa at√© a volta final, chegando com pouco mais de 2 segundos de vantagem do segundo colocado. Na segunda bateria, uma boa disputa com o Allan Khodair, o Japon√™s Voador da Stock Car, e o Pedr√£o acabou em segundo a 0.370s do primeiro. Terminamos o s√°bado muito animados e na lideran√ßa da classifica√ß√£o do Campeonato. Mas os Deuses sempre reservam surpresas especiais para os especiais. No domingo, durante a terceira bateria, tudo tranquilo e normal, at√© que em uma disputa posi√ß√£o, um concorrente desesperado por n√£o conseguir acompanhar o ritmo, deslealmente, desonestamente, anti desportivamente (adicione esses adjetivos por ai), jogou seu kart em cima do dele, fazendo com que ele ca√≠sse para as √ļltimas posi√ß√Ķes. Nisso ele precisou recuperar-se at√© chegar em 13¬ļ (se 13 √© um numero da sorte, e imagina 26), n√£o esque√ßo at√© hoje quando isso aconteceu TODOS os boxes concorrentes vibraram em uma das cenas mais grotescas vividas, comemoraram como se tivessem derrotado seu maior concorrente. Aquela apreens√£o tomou conta de todos n√≥s que est√°vamos acompanhando o campeonato, menos ele, que parecia j√° ter os planos em suas m√£os. Em um dos intervalos entre as corridas, Saulo e Eu chegamos nos boxes…meio apreensivos, preocupados vamos assim dizer…e ele? Tirando uma soneca, PQP s√≥ ele mesmo!!! E vamos n√≥s para a bateria final, para o tudo ou nada…e logo na largada o motor come√ßou a falhar, como se tivesse algo de errado, e com isso ao inv√©s de largar da 13¬™ posi√ß√£o, ele passou l√° pelo 20¬ļ na primeira volta…mas foi uma das corridas mais incr√≠veis que TODOS que estavam ali assistiram, onde ele tinha pouco mais de 20 voltas para fazer o imposs√≠vel e ganhar aquele campeonato, mas ele fez!!!! Volta a volta ele ia passando seus advers√°rios, ganhando posi√ß√Ķes e inflamando a sua torcida e murchando as muretas dos boxes da pista, e a cada volta ele fazia voltas mais r√°pidas da corrida, chegando ao final da corrida em 1¬ļ Lugar e sagrando-se Campe√£o Brasileiro de Kart ‚Äď Graduados ‚ÄúA‚ÄĚ, e fazendo TODOS os boxes pararem para o aplaudir de p√©, redimindo-se do que haviam feito no dia anterior. Nesse evento estavam correndo J√ļlio Campos (Stock Car), Tuka Rocha (Stock Car), Danilo Dirani (Copa Truck), entre outros.

Uma r√°pida passagem pela B√©lgica, onde ele disputou o Campeonato Mundial de Kart na Categoria F√≥rmula A. Come√ßou na tenda ao lado da barraca oficial da equipe, mas logo ap√≥s o primeiro treino a equipe o convocou para fazer parte da equipe oficial, e tinha como companheiro de equipe um cara chamado Fernando Alonso, kkkkk j√° ouviram falar dele??? Alonso corria na Super A. Como de costume, ele era muito, muito r√°pido…mas ali faltou um pouco de sorte, ele se envolveu em alguns incidentes que o fizeram largar muito atr√°s nas corridas.

Tudo isso que aconteceu em 1999 o consagrou como o MELHOR PILOTO DE KART do país, ganhando o Capacete de Ouro, prêmio dado pela revista Racing aos melhores piloto do país. Sem contar suas presenças constantes e marcantes nas 500 Milhas de Kart, onde disputava em pé de igualdade com Rubinho, Massa, Giaffone e toda turma grande do automobilismo nacional e internacional. Que emoção e felicidade daquele dia!!! Deus reservou esse ano para ele, só ele!

J√° para o ano 2000 uma transi√ß√£o mais pesada, sair do Kart e dar o passo para os F√≥rmulas, mas o menino era danado e chegou na F√≥rmula Rio como se j√° conhecesse, carro, pista e tudo mais, fazendo pole, melhor volta e ganhando corridas…que inicio de ano em??? E isso lhe rendeu o convite para correr na equipe Full Time Sports (Mau Mau), na extinta F√≥rmula Chevrolet. Correndo contra pilotos com 3 anos de experi√™ncia, sabe no que deu??? Vit√≥ria j√° na 3¬™ Etapa, Guapor√© ‚Äď RS. Pole position em Goi√Ęnia ‚Äď GO e sempre andando na frente. Enquanto pilotos precisam de 5 anos para adapta√ß√£o ao carro, ele precisava de 5 voltas. Era incr√≠vel o que acontecia quando ele entrava no carro!!!

Ainda no ano 2000, uma passagem inesquec√≠vel foi em Interlagos, a 7¬™ Etapa do Campeonato, ele havia feito o quinto melhor tempo da Classifica√ß√£o, mas tinha faltado coisa de 300 ml de gasolina para analise p√≥s treino…com isso ele foi desclassificado e acabou largando da 25¬™ e √ļltima posi√ß√£o, mas mais uma vez os Deuses do automobilismo disseram a ele: √© a sua hora de brilhar, √© com voc√™! Nessa corrida, coisa de 20 voltas, ele fez nada menos que 17 voltas mais r√°pidas da corrida!!! A cada volta ele abaixava o tempo e passava seus concorrentes, o narrador do SporTV n√£o sabia o que estava acontecendo, nem ningu√©m na verdade, ele passava os advers√°rios onde era imposs√≠vel, chegou a ultrapassar 2…isso mesmo DOIS concorrentes por FORA no S do Senna, sem DRS, ERS, Kers e essas coisas da gera√ß√£o Nutella. Finalizou a corrida na terceira posi√ß√£o, com mais meia volta terminaria em 2¬ļ. Isso rendeu uma inspe√ß√£o pouco vista em seu carro, desmontaram parafuso por parafuso, querendo achar onde estava a m√°gica!!! Ohhh povo burro viu, era s√≥ ter olhado para a pe√ßa que fica entre o volante e o banco!

 

Mesmo n√£o tendo participado de todas as corridas do campeonato, mas com essas atua√ß√Ķes foi eleito o SEGUNDO melhor piloto de F√≥rmula do pa√≠s, perdendo apenas para Vitor Meira, que a √©poca corria na F√≥rmula 3 Sulamericana. Ficando a frente de pilotos como Jo√£o Paulo Oliveira (Jap√£o), Pop√≥ Bueno (Stock Car), Juliano Moro (Stock Car), Duda Pamplona (Stock Car) e at√© do campe√£o mundial de kart em 1995, Gast√£o Fr√°guas. E com isso o ano 2000 n√£o foi o que quer√≠amos, mas ele pode mostrar como se adaptava muito r√°pido e f√°cil aos novos desafios.

A√≠ vem o ano 2001, foi um ano sem muita a√ß√£o nas F√≥rmulas, mas de muita a√ß√£o no Kart em Interlagos, ali era sua verdadeira casa…junto com o pessoal da RBC Prepara√ß√Ķes, Botto Autogear eles desenvolveram o Chassis Birel e voltaram a ganhar corridas, e sempre as boas historias ap√≥s os treinos, com um churrasquinho ali mesmo, a pouco metros do kart√≥dromo. Alguns convites de treinos na F√≥rmula 3 Sulamericana, e mais uma vez o degrau que para muitos era gigante, para ele era como andar, simplesmente em pouco mais de 5 voltas j√° virava no tempo da pista, enquanto alguns estreantes n√£o conseguiam parar o carro na pista, s√≥ quem estava l√° via as presepadas sendo feitas…mas com ele n√£o, era volta atr√°s de volta r√°pida…em poucas voltas j√° tinha superado o piloto oficial da equipe…ahhh muleke, precisava ver a cara do pessoal da equipe. Mas ele n√£o quis, o cara quando √© bom, √© bom e ponto final. Ele n√£o quis o projeto, n√£o achou bacana e decidiu ir por outro caminho.

Ainda em 2001, um teste na F√≥rmula Renault Europeia e mais uma vez o cara chegou l√° e simplesmente triturou os advers√°rios, com direito a quebra de recorde da pista. A cada entrada e sa√≠da dos boxes com informa√ß√Ķes precisas os engenheiros n√£o acreditavam no que viam, mas viam. Esse teste renderia boas hist√≥rias, mas os mesmos Deuses que sempre estiveram com ele, n√£o quiseram que ele chegasse mais longe…pois o contrato para chegar √† F√≥rmula 1 estava feito, mas jamais deve-se passar por cima dos seus princ√≠pios, e isso n√≥s n√£o aceitamos e deixamos rolar.

Ent√£o chegamos em 2002, um ano que marcou a chegada da F√≥rmula Renault no Brasil e come√ßou com diversas op√ß√Ķes para ele correr, mas tamb√©m com muitas d√ļvidas…sendo at√© vetado por um concorrente (hoje em dia defende tantas coisas que vetou no passado, quanta hipocrisia meu povo) para ser companheiro de equipe, hummmm na TV eles acham isso absurdo, mas no mundo real isso existe desde categorias de base. Mas uma equipe lhe ofereceu um contrato, e ele fez a escolha por correr na F√≥rmula Renault Brasil. Tanta coisa aconteceu nesse ano, que precisaria de um filme com umas 5 horas para contar em detalhes, mas quem estava l√° viu o que aconteceu e o que foi feito com ele, mas como como sempre ele era competitivo, mesmo nessas condi√ß√Ķes. Mas nem por isso ele abaixou a cabe√ßa, sempre nas condi√ß√Ķes adversas ele mostrava sua for√ßa, e mais uma vez fez corridas memor√°veis.

Nesse mesmo ano, estava desenvolvendo o chassis de kart da Birel…at√© que os Deuses do automobilismo estavam precisando de pilotos em outros campeonatos, e com isso lhe convocaram para essa nova miss√£o. Ele como gostava de desafios, n√£o recusou e foi abrilhantar e ganhar novas corridas em novas pistas.

Foram anos de luta, sacrif√≠cios, dificuldade, mas muita amizade e companheirismo. Quando pais falam que fazem tudo pelos filhos, muitas vezes n√£o √© poss√≠vel acreditar…mas por ele foi feito TUDO que foi poss√≠vel, e ele retribuiu com amizade, felicidade, companheirismo e acima de tudo com vit√≥rias, e que vit√≥rias, ali√°s COMO √Č BOM GANHAR!!

Ao longo desses 17 anos muita coisa mudou, não preciso te contar muito, você acompanha a grande maioria delas, sempre de perto.

Fica aqui uma lembran√ßa, para a grande maioria, de um piloto que a 17 anos nos deixava, mas para a fam√≠lia uma pessoa alegre, feliz, com vontade de viver e que nos deixa saudades at√© hoje. Mas nem por isso a sua estrela deixou de brilhar…

Grande Abraço, Duron!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Um coment√°rio em “🏆 17 anos…

  • 29 de setembro de 2019 em 22:43
    Permalink

    Estou emocionada ao ler esse texto.
    E com muito carinho relembro desse ser veloz e sua saga. Pedrinho, Pedro, Pedrão 26. Tudo veloz em sua vida de muitas vitórias. Gratidão por sua existência.

    Resposta