24 Horas de Daytona: Quarteto da Chip Ganassi vence a 51ª edição

O quarteto Juan Pablo Montoya/Scott Pruett/Memo Rojas/Charlie Kimball (Chip Ganassi Racing with Felix Sabates – BMW Riley #01) venceu neste domingo (27/01), a 51ª edição das 24 Horas de Daytona, no Daytona International Speedway, etapa de abertura da Grand-Am.

Saindo da pole-position, o BMW-Riley #01, da classe Daytona Protopype (DP), dominou a prova, liderando 421, das 709 voltas completadas.

Faltando menos de uma hora para o final, após a última relargada da prova, Montoya caiu da liderança para a quarta posição. Pouco depois ele superou o norte-americano A.J.Allmendinger (Michael Shank Racing – Ford Riley #60). Com o português João Barbosa (Action Express Racing – Corvette DP #9) tendo que cumprir uma punição, por uma batida evitável no carro da MSR, Montoya passou para segundo.

Menos de uma volta depois, Montoya ultrapassou o italiano Max Angelelli (VelocityWW – Corvette DP #10), que havia assumido a liderança ao não trocar os pneus, recolocando o #01 na ponta. Rapidamente Montoya abriu vinte segundos de vantagem.

Mesmo com uma parada de Montoya e Angelelli, para um splash and go, nos minutos finais, o resultado final não foi alterado.

Montoya recebeu a bandeirada com 21s922 de vantagem sobre Angelelli. Ryan Hunter-Reay/Jordan Taylor completam o trio junto com Angelelli.

Foi a quinta vitória de Pruett na prova. Ele empatou com o compatriota Hurley Hailwood. ontoya e Rojas somam três vitórias. Kimball venceu pela primeira vez.

O quinteto John Pew/Oswaldo Negri Jr./A.J.Allmendinger/Justin Wilson/Marcos Ambrose completou o pódio. O carro, vencedor da prova de 2011, se envolveu em uma batida na primeira hora, perdendo sete voltas. Com uma ótima recuperação, o quinteto terminou a prova na mesma volta do vencedor. Negri disputou a prova ainda se recuperando de um acidente de Montain Bike, em dezembro, que resultou em uma fratura da fÁ­bula da perna direita. Na quinta-feira (31/01) foi anunciada a desclassificação do carro #60, por irregularidades no motor Ford.

O trio João Barbosa/Burt Frisselle/Mike Rockenfeller (Action Express Racing – Corvette DP #9), terminou em quarto. Com a desclassificação do carro #60,  João Barbosa/Burt Frisselle/Mike Rockenfeller passaram para o terceiro lugar.

O quarteto Antonio Garcia/Oliver Gavin/Ricky Taylor/Richard Westbrook (Spirit of Daytona Racing – Corvette DP #90) chegou na 4ª posição, seguido pelo quarteto Sébastien Bourdais/Ryan Dalziel/Allan McNish/Alex Popow (Starworks with Alex Popow – Ford Riley #2).

O quarteto Jon Fogarty/Memo Gidley/Alex Gurney/Darren Law (Gainsco/Bob Stallings Racing #99) chegou na sexta posição.

Os brasileiros Felipe Nasr/Nelsinho Piquet/Christian Fittipaldi, junto com o norte-americano Brian Frisselle (Action Express Racing – Corvette DP #9) terminaram em sétimo.

Pela classe GT, vitória do quarteto Filipe Albuquerque/Dion von Moltke/Oliver Jarvis/Edoardo Mortara ( Audi Sport Customer Racing/ AJR – Audi R8 Grand-Am #24). Foram oitavo no geral.

O quarteto Ian Bass/Marc Basseng/Rene Rast/Frank Stippler (Audi Sport Customer Racing/APR Motorsport LTD.UK – Audi R8 Grand-Am #52),  foi osegundo entre os GT.

O segundo carro da Ganassi, #02, liderou 107 voltas. Contudo na 15ª hora,
quando vinha em segundo lugar, Jamie McMurray raspou o muro na saÁ­da do
pit road. Com o acidente a equipe perdeu sete voltas. McMurray/Scott
Dixon/Dario Franchitti/Joey Hand acabaram abandonando após 594 voltas.

O quarteto brasileiro Chico Longo/Raphael Matos/Xandinho Negrão/Daniel Serra (Scuderia Corsa – Ferrari 458 #64) terminou na 38ª posição geral e 24ª na classe GT.

Os dois Porsche GT3 Cup da Dener Motorsport, inscritos na classe GT, não terminaram a prova. O #20, com Nono Figueiredo/Clemente Lunardi/Constantino Junior/Ricardo MaurÁ­cio/Marcel Visconde completou 386 voltas.

O #21, com Rubens Barrichello/Nono Figueiredo/Felipe Giaffone/Tony Kannan/Ricardo MaurÁ­cio, abandonou após 352 voltas.

Pela classe GX, o quarteto Nelson Canache / David Donohue/ Shane Lewis/ Jim Norman  (Napleton Racing – Porsche Cayman #16). No geral terminaram na 26ª posição.

O brasileiro Bruno Junqueira (Team Sahlen – BMW Riley), em quarteto com os norte-americanos Tomy Drissi/Will Nonnamaker/Joe Nonnamaker/Joe Sahlen, abandonou na 422ª volta.

A prova teve um total de 16 bandeiras amarelas, no total de 122 voltas.