O trio Bernd Schneider/Jeroen Bleekemolen/Sean Edwards/Nicki Thiim (Mercedes SLS/ Black Falcon) venceu nesta segunda-feira (20/05), a 41ª edição das 24 Horas de Nürburgring, na Alemanha. Foi a primeira vitória da Mercedes na tradicional prova de longa distancia; disputada desde 1970.
A prova começou com pista seca, as 17h30m de domingo (horário da Alemanha). Pouco depois começou a chover. Com a noite e uma forte nevoa, as condições da pista ficaram extremamente difÁceis. Pouco depois das 23h00 locais, a organização da prova acionou a bandeira vermelha, de paralisação. Com isso várias equipes (eram 175 carros) puderam trabalhar nos carros avariados. Apenas as 8h20m, após 9h20m de paralisação, a prova recomeçou.
Schneider/Bleekemolen/Edwards/Thiim venceram, com apenas 2m39s781 de vantagem sobre o trio Maxime Martin/Yelmer Buurman/Andrea Piccini / Richard GÁ¶ransson (BMW Z4/ MarcVDS). O quarteto da Mercedes #9 completou apenas 88 voltas no “Inferno Verde†de 22 km (na edição de 2012 os vencedores completaram 155 voltas).Â
Bleekemolen saiu do circuito antes do reinicio. Sua esposa estava para dar a luz a gêmeos. Schneider e Edwards se revezaram na condução do carro no restante da prova.
Martin assumiu a liderança em uma relargada, abrindo 17 segundos de vantagem em uma volta. Porém um acidente com Buurman, em sua volta de entrada na pista, fez o BMW perder muitas posições.
Martin voltou Á condução do BMW, e com uma grande condução, foi recuperando posições. Na hora final, o belga passou dois carros da Rowe Racing, assumindo o segundo lugar.
Schneider entregou o Mercedes SLS para Edwards, que com três minutos de vantagem, pode administrar os avanços de Martin (que era 20 segundos mais rápido do que os rivais) .
Schneider/Bleekemolen/Edwards/Thiim venceram a prova pela primeira vez.
O quarteto Klaus Graf/Thomas JÁ¤ger/Jan Seyffarth/Nico Bastian (Mercedes SLS/Rowe), com uma volta de atraso, completou o pódio.
Outra Mercedes SLS da Rowe Racing, com o quarteto Lance David Arnold/Alexander Roloff/Jan Seyffarth/Thomas JÁ¤ger, terminou em quarto.
Quarteto que alinhou na pole-position Mike Rockenfeller/Marcel FÁ¤ssler/Frank Stippler/ Markus Winkelhock (Audi R8/Phoenix) chegou em sexto, seguido pelo quarteto Dirk Adorf/Claudia Hürtgen/ Jens Klingmann/Martin Tomczyk (BMW Z4/Schubert).
O segundo carro do Team Schubert, que tinha entre os pilotos o brasileiro Augusto Farfus, em quarteto com os alemães Uwe Alzen e Dirk Müller, abandonou após um acidente com os parceiros de equipe.
Logo no começo da prova, com pouca visibilidade, Alzen acertou a traseira do BMW Z4, conduzido no momento por Hürtgen. O alemão ainda evitou um toque mais direto, mas a colisão provocou o abandono do quarteto.
O quarteto Darren Turner/Stefan Mücke/Allan Simonsen/Pedro Lamy (Aston Martin Vantage/Aston Martin) liderava a prova, antes da paralisação em bandeira vermelha. Contudo após o reinicio da prova, o Aston Martin Vantage começou a perder aderência na pista molhada, e posições. Um toque no muro no começo afetou a dirigibilidade no restante da disputa, com o quarteto terminando na 10ª posição.
210 mil pessoas acompanharam a prova em Nürburgring.
Final:
1 – Schneider-Bleekemolen-Edwards-Thiim (Mercedes SLS) – Black Falcon – 88 voltas
2 – Martin-Piccini-Buurman-GÁ¶ransson (BMW Z4) – MarcVDS – 2’39″781
3 – Graf-JÁ¤ger-Seyffarth-Bastian (Mercedes SLS) – Rowe – 1 volta
4 – Arnold-Roloff-Seyffarth-JÁ¤ger (Mercedes SLS) – Rowe – 1
5 – Rockenfeller-FÁ¤ssler-Stippler-Winkelhock (Audi R8) – Phoenix – 1
6 – Adorf-Hürtgen-Klingmann-Tomczyk (BMW Z4) – Schubert – 1
7 – Lieb-Dumas-Luhr-Bernhard (Porsche 997) – Manthey – 1
8 – Ammermüller-Stippler-Stuck-Stuck (Audi R8) – Phoenix – 2
9 – Biela-Joens-Ludwig-Rusinov (Audi R8) – Phoenix – 2
10 – Turner-Mücke-Simonsen-Lamy (Aston Martin Vantage) – Aston Martin – 2