500Km de São Paulo: Prova terá disputa do Troféu Brasil de Endurance

Comunidade do automobilismo brasileiro se prepara para a grande festa do esporte a motor, que acontecerá no Velo CittÁ , em Mogi Guaçu

Criada em 1957, uma das mais tradicionais provas do automobilismo brasileiro, os 500Km de Interlagos aparece esse ano com novo nome: 500Km de São Paulo, que neste ano será realizado no dia 7 de setembro. Ao contrário de uma simples mudança, existem duas importantes razões por essa alteração. A primeira se dá pela impossibilidade da prova ser realizada no autódromo de Interlagos, que acaba de entrar em reforma para o Grande Prêmio do Brasil de Fórmula 1. A segunda, e muito mais significativa, é que a 30ª edição da grande festa do automobilismo brasileiro receberá a parceria do Autódromo Velo CittÁ  – local capitaneado pelo piloto e empresário Eduardo Souza Ramos e considerado como “casa” da Mitsubishi, localizado na cidade de Mogi Guaçu (SP).

SÁ­lvio Zambello, atual presidente do Automóvel Clube Paulista e promotor do evento, garante que o evento terá um grid recheado com os mais variados tipos de carros para corridas de longa duração. “Já temos muitos inscritos e o regulamento será semelhante ao da Copa Brasil de Endurance realizada no Rio Grande do Sul”, conta Zambello. A edição deste ano dos 500Km de São Paulo, terá ainda uma série de atrações além da disputa pelo Primeiro Troféu Brasil de Endurance, instituÁ­do pela Confederação Brasileira de Automobilismo (CBA). Aquela que mais entusiasma os amantes do esporte a motor será o Segundo Encontro de Campeões, que levará ao autódromo do interior paulista alguns dos principais pilotos e carros da história do automobilismo brasileiro, em uma verdadeira volta ao passado, com a apresentação de aproximadamente 100 carros clássicos de corrida.

A programação dos 500Km de São Paulo possui ainda competições envolvendo Clássicos de Competição e Flying Lap. Os “Vintage Cars” também estarão presentes no Velo CittÁ , que receberá uma exposição com diversos carros de corrida e modelos esportivos com mais de 30 anos. Em especial o piloto e atual Diretor de Planejamento e Marketing da CBA, Paulo Gomes, que fará a apresentação da Old Stock Car, com a parceria do também piloto George Lamonias e do artista plástico e promotor da Semana Cultural de Velocidade Paulo Solaris.

Dois personagens importante do automobilismo no Brasil serão homenageados nos 500 Km de São Paulo: Emilio Zambello, piloto renomado no cenário do automobilismo brasileiro falecido a pouco tempo, dará o nome ao Troféu dos 500 Km de São Paulo, enquanto Gil de Souza Ramos, também com a vida dedicada ao automobilismo, pai de Eduardo, e também falecido recentemente, nomeará o Troféu dos Clássicos de Competição.