Kart: Conheça a categoria Super Centro-Oeste, novidade do kartismo brasileiro

Assim como já acontece em Minas Gerais, São Paulo e no Distrito Federal, chegou a vez do estado de Goiás aderir Á  fórmula de sucesso das competições com motores sorteados.

O Campeonato Goiano de Kart, uma das maiores competições do kartismo regional do paÁ­s, que contou em 2005 com uma média de quase cinqüenta pilotos por etapa, terá nesta temporada uma competição unificada ao Campeonato Brasiliense de Kart, competição realizada há dois anos pela empresa mineira RBC Preparações.

A competição utilizará um formato de pontuação unificado, onde o piloto pontuará individualmente para o Campeonato Brasiliense ou Goiano, dependendo de onde for realizada a prova e conjuntamente estará marcando pontos para o Super Centro-Oeste. Ao todo serão quatro etapas no estado de Goiás mais quatro no Distrito Federal e uma grande final, com rodada dupla, a ser realizada no Kartódromo Internacional de Anápolis.

Para Rafael Cançado, promotor e idealizador da competição, essa fórmula poderá resgatar toda a força e representatividade dos pilotos da região. “Há dois anos a RBC vem realizando o Campeonato Brasiliense de Kart e pudemos notar um grande número de pilotos optantes pelos karts equipados com motores quatro tempos. Assim como o kartismo goiano é muito forte nos equipamentos 125cc e RD-135. Por outro lado, em virtude de vários problemas de ordem polÁ­tica que assolaram o automobilismo brasiliense na temporada passada, o Campeonato somente teve seu inÁ­cio no segundo semestre. Assim, os pilotos que não queriam esperar uma definição para começar a correr migraram para o Campeonato Goiano, que com isso ganhou um peso muito maior. Sob o comando de Veberlei Carneiro, promotor do Goiano, as provas da temporada passada foram um verdadeiro sucesso e o Campeonato terminou com quase cinqüenta pilotos no grid. Antes do final da temporada fomos então procurados por vários pilotos e pelo promotor para trazermos nossa fórmula consagrada em outros estados também para o Goiano. Mas, devido Á  proximidade geográfica e a ligação forte entre os competidores chegamos ao modo unificado das duas competições – Goiano e Brasiliense – finalizando com uma grande festa em Anápolis”, disse Rafael.

Além de toda essa novidade a RBC anuncia ainda um fato novo que trará a possibilidade dos pilotos melhores colocados do Super Centro-Oeste participarem de uma competição denominada “Grande Prêmio RBC” onde eles se juntarão aos melhores pilotos do Paulista Light em busca do tÁ­tulo e de vários prêmios que serão distribuÁ­dos.

“O Grande Prêmio RBC trará o piloto do Centro-Oeste para São Paulo e lhe dará a chance de disputar com os pilotos do Light, em igualdade de condições, um tÁ­tulo que será muito importante na busca de apoios para a temporada seguinte”, completa Rafael.

Os regulamentos completos da competição tanto da parte desportiva como técnica já se encontram disponÁ­veis.

Confira o calendário do Super Centro-Oeste 2006:

05 de março de 2006
1ª Etapa – DF
Kartódromo Ayrton Senna
Guará – DF

16 de abril de 2006
1ª Etapa – GO
Kartódromo Internacional de Anápolis
Anápolis – GO

14 de maio de 2006
2ª Etapa – DF
Kartódromo Waltinho Ferrari (Plano Piloto)
BrasÁ­lia – DF

18 de junho de 2006
2ª Etapa – GO
Kartódromo Dr. Henrique Santillo
Itumbiara – GO

06 de agosto de 2006
3ª Etapa – DF
Kartódromo Ayrton Senna
Guará – DF

10 de setembro de 2006
3ª Etapa – GO
Kartódromo Internacional de Anápolis
Anápolis – GO

08 de outubro de 2006
4ª Etapa – DF
Kartódromo Waltinho Ferrari (Plano Piloto)
BrasÁ­lia – DF

29 de outubro de 2006
4ª Etapa – GO
Kartódromo de Goiânia
Goiânia – GO

25 e 26 de novembro de 2006
FINAL
Kartódromo Internacional de Anápolis
Anápolis – GO