WTCC: Augusto Farfus vence a 100ª prova da história da categoria

O brasileiro Augusto Farfus, num BMW 320si da Schnitzer, venceu neste domingo (05/07), a segunda prova da sétima rodada dupla da temporada, no Porto em Portugal. Foi a 100ª prova da história do Campeonato Mundial de Turismo. A primeira prova da etapa foi vencida pelo italiano Gabriele Tarquini, num Seat Leon TDi da Seat.

Tarquini largou da pole-position e venceu de ponta a ponta a primeira prova da etapa. O inglês Robert Huff, num Chevrolet Cruze da RML, terminou em segundo, com o francês Yvan Muller, num Seat Leon Tdi da Seat, completando o pódio.

Na largada Tarquini foi brevemente pressionado por Huff, até a prova ser paralisada devido a dois acidentes separados. Saindo da nona fila, o holandês Jaap van Lagen, num Lada 110 da Lada, e o espanhol Sergio Hernandez, num BMW 320si da Roal, colidiram, com o espanhol batendo fortemente na barreira de proteção. Hernandez machucou o tornozelo esquerdo, sendo levado a um hospital.

Pouco depois Farfus foi para cima do português Tiago Monteiro, num Seat Leon Tdi da Seat, ganhando o sexto lugar. Contudo Farfus bateu na traseira do Chevrolet Cruze do suÁ­ço Alain Menu, que rodou direto para o muro. Farfus continuou na pista, mas Monteiro acabou sendo acertado pelo Chevrolet do italiano Nicola Larini, com o resto do grid tentando sair da confusão. A prova foi paralisada com bandeira vermelha, devido ao bloqueio da pista e a retirada dos destroços da batida entre Hernandez/van Lagen.

Com a prova reiniciada Tarquini liderou tranquilamente, vencendo com 2s934 de vantagem para Huff. Yvan Muller, lider do campeonato e atual campeão, foi 3º colocado. Monteiro se recuperou, terminando em 4º, seguido por Larini.

Farfus levou um drive-through, devido a batida em Menu, sendo o 8ª colocado, garantindo a pole-position para a segunda prova, no grid reverso dos oito primeiros.

Farfus liderou todas as 13 voltas da prova de encerramento da rodada, e 100ª da história do WTCC. Yvan Muller e o seu parceiro de Seat, o sueco Rickard Rydell, completaram o pódio.

Na largada o brasileiro manteve a ponta, seguido por quatro Seat Leon Tdi. Na terceira volta a corrida foi interrompida devido a um acidente entre Larini e Tarquini, que acabaram a corrida no muro de pneus.

Farfus não deu chances na relargada, liderando com folga, até um triplo acidente, envolvendo o espanhol Felix Porteiro, num BMW 320si da Proteam, o alemão Franz Engstler, num BMW 320si da Engstle, e Menu, paralisar a prova novamente na 10ª volta.

Faltando duas voltas para o final a prova recomeçou. Farfus venceu com 2s295 de vantagem sobre Yvan Muller.

Entre os pilotos independentes o italiano Stefano D’Aste, num BMW320si da Wiechers, venceu ambas as provas.

Yvan Muller lidera o campeonato com 80 pontos. Tarquini é o segundo com 66, seguido por Farfus, com 65.

Final, prova 1:

1 – Gabriele Tarquini (Seat Leon Tdi) – Seat – 12 voltas em 1’04’11″274
2 – Robert Huff (Chevrolet Lacetti) – RML – 2″934
3 – Yvan Muller (Seat Leon Tdi) – Seat – 7″848
4 – Tiago Monteiro (Seat Leon Tdi) – Seat – 8″472
5 – Nicola Larini (Chevrolet Lacetti) – RML – 15″790
6 – Jordi Gene (Seat Leon Tdi) – Seat – 16″192
7 – Rickard Rydell (Seat Leon Tdi) – Seat – 16″640
8 – Augusto Farfus (BMW 320si) – Schnitzer – 16″975
9 – Andy Priaulx (BMW 320si) – RBM – 17″791
10 – Stefano D’Aste (BMW 320si) – Wiechers – 18″216
11 – Jorg Muller (BMW 320si) – Schnitzer – 19″149
12 – Alessandro Zanardi (BMW 320si) – Roal – 19″442
13 – Tom Coronel (Seat Leon) – Sunred – 33″010
14 – Felix Porteiro (BMW 320si) – Proteam – 42″995
15 – Tom Boardman (Seat Leon) – Sunred – 54″702
16 – Diego Pujo (Seat Leon) – Sunred – 54″931
17 – Kristian Poulsen (BMW 320si) – Engstler – 55″277
18 – James Thompson (Lada Priora) – Lada – 55″742
19 – Kirill Ladygin (Lada 110) – Lada – 1’11.955
20 – Franz Engstler (BMW 320si) – Engstler – 1 volta

Volta mais rápida:  Gabriele Tarquini 2’11″154

Abandonos:

Alain Menu – 4 voltas
Mehdi Bennani – 2 voltas
Jaap van Lagen – 0 volta
Sergio Hernandez – 0 volta

Final, prova 2:

1 – Augusto Farfus (BMW 320si) – Schnitzer – 13 voltas em 47:48.304
2 – Yvan Muller (Seat Leon Tdi) – Seat – 2″295
3 – Rickard Rydell (Seat Leon Tdi) – Seat – 2″810
4 – Jordi Gene (Seat Leon Tdi) – Seat – 3″385
5 – Tiago Monteiro (Seat Leon Tdi) – Seat – 3″970
6 – Robert Huff (Chevrolet Lacetti) – RML – 4″219
7 – Andy Priaulx (BMW 320si) – RBM – 4″583
8 – Jorg Muller (BMW 320si) – Schnitzer – 5″064
9 – Stefano D’Aste (BMW 320si) – Wiechers – 6″428
10 – Alessandro Zanardi (BMW 320si) – Roal – 7″584
11 – Franz Engstler (BMW 320si) – Engstler – 9″201
12 – Tom Coronel (Seat Leon) – Sunred – 13″290
13 – Felix Porteiro (BMW 320si) – Proteam – 15″272
14 – Diego Pujo (Seat Leon) – Sunred – 17″706
15 – James Thompson (Lada Priora) – Lada – 22″964
16 – Kristian Poulsen (BMW 320si) – Engstler – 53″730
17 – Kirill Ladygin (Lada 110) – Lada – 1 volta

Volta mais rápida:  Augusto Farfus 2’11″045

Abandonos:

Alain Menu – 9 voltas
Nicola Larini – 5 voltas
Gabriele Tarquini – 2 voltas
Mehdi Bennani – 2 voltas
Tom Boardman – 2 voltas

Campeonato:

1 – Yvan Muller 80
2 – Gabriele Tarquini 66
3 – Augusto Farfus 65
4 – Rickard Rydell 46
5 – Robert Huff 43
6 – Jorg Muller 42
7 – Andy Priaulx 38
8 – Jordi Gene 32
9 – Tiago Monteiro 31
10 – Sergio Hernandez 29
11 – Alessandro Zanardi 21
12 – Nicola Larini 18
13 – Alain Menu 14
14 – Felix Porteiro 10
15 – Franz Engstler 5
16 – Tom Coronel 5
17 – Eric Cayrolle 1
 
Construtores:
 
1 – SEAT 191
2 – BMW 174
3 – Chevrolet 121
4 – Lada 53
 
Campeonato, independentes:
 
1 – Felix Porteiro 135
2 – Tom Coronel 113
3 – Franz Engstler 100
4 – Stefano D’Aste 70
5 – Tom Boardman 38
6 – Kristian Poulsen 27
7 – Mehdi Bennani 26
8 – Marin Colak 26
9 – Vito Postiglione 20
10 – Eric Cayrolle 18
11 – George Tanev 12
12 – Diego Puyo 8
13 – Tim Coronel 7
14 – Laurent Cazenave 6
 
Campeonato, equipes independentes:
 

1 – SUNRED Engineering 152
2 – Scuderia Proteam Motorsport 128
3 – Liqui Moly Team Engstler 110
4 – Wiechers-Sport 73
5 – Colak Racing Team Ingra 27
6 – Exagon Engineering 25