FIA GT: Jaime Melo aposta no desenvolvimento dos pneus para vencer no Mundial

LÁ­der da classe GT2 ao lado do italiano Bobbi, brasileiro avaliza o bom momento das equipes que utilizam carros da Ferrari.


O Campeonato Mundial FIA Gran Turismo dará inÁ­cio Á  segunda metade da temporada 2006 neste domingo (3), com a disputa da sexta etapa em Dijon. A corrida no circuito francês de 3.801 metros representará um momento importante na disputa pelo tÁ­tulo da classe GT2, que tem o brasileiro Jaime Melo Júnior e seu parceiro italiano Matteo Bobbi, pilotos da AF Corse, na liderança, com vantagem de apenas um ponto em relação aos vice-lÁ­deres.

Melo Júnior chega A Dijon confiante na conquista da segunda vitória na temporada. Com a quarta posição que ele e Bobbi obtiveram na corrida de duas semanas atrás em Paul Ricard, também na França, a dupla diminuiu cinco quilos do peso extra da Ferrari 430 GT2 Maranello – o regulamento da competição prevê lastro nos carros de acordo com os resultados das provas anteriores. “E alguns dos adversários vão ter peso a mais”, lembra o brasileiro.

Ele procura desconsiderar as vantagens e desvantagens decorrentes da aplicação de lastro. “Esse não é o principal problema. Nossa preocupação, agora, é com os pneus”, explica. O carro de Melo e Bobbi, como o do finlandês Mika Salo e do português Rui Aguas, que formam a outra dupla da AF Corse, são equipados com pneus Pirelli. Os britânicos Nathan Kinch e Andrew Kirkaldy, vencedores em Paul Ricard, têm a Ferrari da Scuderia Ecosse calçada pela Michelin.

“Nas últimas corridas, nós temos trabalhado o acerto do carro de acordo com o desenvolvimento que alcançamos para os nossos pneus. Eu acredito que a nossa chance de ganhar essa corrida vai ser boa. Pode ser até melhor do que estamos pensando, ou pior”, analisa. “Nós só teremos uma expectativa concreta quanto a resultados, mesmo, depois que os treinos começarem”, acrescenta, sem esconder a ansiedade pelas primeiras sessões, na sexta-feira (1).

Na classe GT1, a liderança do Mundial é da dupla formada pelo alemão Michael Bartels e o italiano Andrea Bertolini, que revezam a pilotagem da Maserati MC12 da Vitaphone Racing Team. Eles têm 45 pontos, sete a mais que o suÁ­ço Jean-Denis Deletraz e o italiano Andrea Piccini, que defendem a Phoenix Racing com um Aston Martin DBR9. O alemão Sascha Bert, piloto da Zakspeed Racing, é o terceiro, com 32. Ele pilota um Saleen S7 R.