Atual campeão da série norte-americana, brasileiro da Risi abre otimista sua participação na etapa de Lakeville, onde busca primeira vitória no ano.
A retomada do calendário da American Le Mans Series traz novo ânimo a Jaime Melo Júnior. O piloto brasileiro da Risi Competizione inicia nesta sexta-feira (11) sua participação na quinta etapa, no circuito de Lakeville, apostando no bom momento vivido pela equipe para retomar o caminho da vitória. Atuais campeões da classe GT2, Melo e seu parceiro finlandês Mika Salo ainda não comemoraram nenhuma vitória na temporada de 2008.
“Tivemos um inÁcio de campeonato muito difÁcil. Enfrentamos problemas que aconteceram sempre quando estávamos na liderança e que nos impediram de ganhar corridasâ€, comenta Melo. “Por isso, só conseguimos marcar três pontos em quatro etapas, enquanto os lÁderes já têm quase 70. Falar em disputar o tÁtulo, na situação em que estamos, é complicado. Nossa meta, agora, é ganhar o máximo de corridas até o final do anoâ€, informa.
Melo Júnior e Salo chegam a Lakeville motivados pela vitória conquistada no mês passado nas 24 Horas de Le Mans. “Foi uma conquista que trouxe um gás de que a equipe estava precisando. Depois de quatro corridas deixando de tentar a vitória por causa de contratempos, ganhar em Le Mans fez muito bem Á auto-estima de todo mundo no time. Mostrou que continuamos competitivos e que só precisamos mesmo que o azar vá emboraâ€.
O piloto brasileiro informa que, para a corrida deste sábado (12), o modelo F 430 GT2 da Ferrari deverá apresentar alguma evolução de motor. “As equipes tanto da Porsche quanto da Ferrari querem muito o tÁtulo e as duas marcas, que são as principais da classe GT2, vão começar a empregar todas as evoluções que conseguirem disponibilizar. Vai ser uma disputa muito interessante daqui para a frenteâ€, aposta o atual campeão da ALMS.
Para a disputa em Lakeville, Melo acredita haver uma pequena vantagem para a Ferrari. â€œÉ uma pista curta, em que deveremos completar voltas na casa de 52 segundos, e com muitas curvas de média e de baixa velocidade. O equilÁbrio da Ferrari pode falar um pouco mais alto. Neste ano, o ponto positivo das equipes da Porsche tem sido a velocidade finalâ€, compara o piloto da Risi. “O importante para nós, nesta corrida, será voltar a vencerâ€.
A programação da American Le Mans Series em pista terá inÁcio na sexta-feira (11), com dois treinos livres de 60 minutos, marcados para 12h45 e 16h45, e os treinos classificatórios, a partir das 17h55. O treino de aquecimento, no sábado, terá inÁcio Á s 12h05, com duração de 25 minutos. A largada para as duas horas e 45 minutos de corrida será dada Á s 16h05. Todos estes horários são referentes a BrasÁlia, duas horas Á frente de Lakeville nas faixas de fuso.
Após quatro das 11 etapas previstas, a classificação da GT2 na American Le Mans Series é a seguinte:
1º) Jorg Bergmeister/Wolf Henzler (ALE/ALE), 68
Flying Lizard Motorsports, Porsche 911 GT3 RSR
2º) Dominik Farnbacher/Dirk Mueller (ALE/MON), 67
Tafel Racing, Ferrari F 430 GT
3º) Johannes van Overbeed/Patrick Pilet (EUA/FRA), 58
Flying Lizard Motorsports, Porsche 911 GT3 RSR
4º) Seth Neiman (EUA/EUA), 42
Flying Lizard Motorsports, Porsche 911 GT3 RSR
5º) Darren Law (EUA), 38
Flying Lizard Motorsports, Porsche 911 GT3 RSR
6º) Alex Davison (AUS), 34
Flying Lizard Motorsports, Porsche 911 GT3 RSR
7º) Marc Lieb (ALE), 30
Flying Lizard Motorsports, Porsche 911 GT3 RSR
8º) Tracy Krohn/Nic Jonsson/Eric van de Poele (EUA/ING/BEL), 23
Risi Competizione, Ferrari F 430 GT
8º) Gunnar Jeannete/Johnny Mowlem (EUA/EUA), 23
Corsa Motorsports, Ferrari F 430 GT
10º) Marc Basseng (ALE), 21
Farnbacher Loles, Porsche 911 GT3 RSR
11º) Allan Simonsen/Jim Tafel/Pierre Ehret (AUS/EUA/ALE), 20
Tafel Racing, Ferrari F 430 GT
11º) Craig Staton/Nathan Swartzbaugh (BRA/EUA/EUA), 20
VICI Racing, Porsche 911 GT3 RSR
13º) Chris Hall/Joel Feinberg (EUA/EUA), 18
Primetime Race Group, Dodge Viper Coupé
13º) Harrison Brix/Patrick Friesacher (EUA/AUT), 18
Risi Competizione, Ferrari F 430 GT
15º) Uwe Alzen (ALE), 16
VICI Racing, Porsche 911 GT3 RSR
15º) Tommy Milner/Tom Sutherland (EUA/EUA), 16
Panoz Team PTG, Panoz Esperante GTLM
17º) Robert Bell (ING), 14
Tafel Racing, Ferrari F 430 GT
18º) Richard Lietz (AUT), 13
Flying Lizard Motorsports, Porsche 911 GT3 RSR
18º) Dirk Werner (ALE), 13
Farnbacher Loles, Porsche 911 GT3 RSR
20º) Lou Gigliotti (EUA), 10
LG Motorsports, Chevrolet Corvette C6
21º) Eric Curran (EUA), 6
LG Motorsports, Chevrolet Corvette C6
22º) Doug Peterson (EUA), 4
LG Motorsports, Chevrolet Corvette C6
22º) Lonnie Pechnik (EUA), 4
Flying Lizard Motorsports, Porsche 911 GT3 RSR
24º) Jaime Melo Júnior/Mika Salo (BRA/FIN), 3
Risi Competizione, Ferrari F 430 GT
25º) Nicky Pastorelli/Ruben Carrapatoso/Francisco Pastorelli (HOL/BRA/HOL), 2
VICI Racing, Porsche 911 GT3 RSR