Rally Dakar: Felipe Zanol sobre mais uma posição entre as motocicletas

Melhor brasileiro na prova agora é o 15º colocado na classificação geral, após a oitava etapa

Depois da oitava etapa, realizada nesta segunda-feira, Felipe Zanol subiu mais uma posição entre as motocicletas do Rally Dakar. O melhor brasileiro na prova está em 15º lugar, de acordo com os resultados extra oficiais. O espanhol Marc Coma assumiu a liderança, deixando com apenas 1min6seg de vantagem o francês Cyril Despres em segundo.

Zanol encarou uma especial veloz de 477 quilÁ´metros entre Copiapo e Antofagasta, no Chile, sendo que o roteiro incluiu ainda 209 km de deslocamentos. O piloto mineiro cumpriu o trecho cronometrado em 18º, com o tempo de 5h32min42seg. “No começo da especial, prendi a minha moto no final do mesmo atoleiro que pegou o Zé Hélio. Perdemos uns cinco minutos até conseguirmos tirar as duas motos no braço. Por conta disso, peguei bastante tráfego de competidores e poeira, o que me atrapalhou um pouco”, relatou Zanol.

O caminho permitiu altas velocidades. “Foi uma prova muito rápida e com bastante pedra solta, o que representa um grande risco de queda para os pilotos. Foi um dia perigoso, no qual não pude relaxar nem um segundo durante toda a especial”, continuou Zanol.

Especial mais longa Á  vista – Para esta terça-feira, está programada a especial mais longa do Dakar 2012, com 557 km. Os pilotos partem de Antofagasta com destino a Iquique, ainda no Chile, e haverá ainda 9 km de deslocamentos.

O percurso passará por oceanos, cânions e montanhas, com bastante exigência na navegação. “O Dakar é uma corrida de superação e certamente a próxima etapa será uma grande pauleira”, concluiu o brasileiro, que pilota uma motocicleta KTM 450 Rally Replica. O término do Dakar será no dia 15 de janeiro em Lima, no Peru.

Felipe Zanol é piloto da equipe KTM Brasil com patrocÁ­nio de Red Bull, Cia do Terno, ASW, Rinaldi, ATS Informática, Mobil, SEEJ e Vedamotors, além do apoio de Água Mineral Ingá, Mr Pró e Brasil Moto Tour.