24 Horas de Daytona: Fittipaldi, Donohue e Law lideram trÁªs treinos com a equipe Action Express

Foram três dias de treinos coletivos e oito seções de testes. Assim teve inÁ­cio a preparação das equipes para a 50ª edição das 24 Horas de Daytona, que será disputada entre os dias 26 e 29 de janeiro no circuito misto localizado em Daytona Beach, na Flórida (EUA).

Os treinos tiveram a participação de mais de 50 carros (das categorias DP e GT) e foram encerrados neste domingo (dia 8). O resultado foi muito bom para o brasileiro Christian Fittipaldi, que vai disputar a prova pela sétima vez, este ano ao lado dos norte-americanos David Donohue e Darren Law.

Pilotando o Chevrolet / Corvette de número 5, da equipe Action Express, o trio liderou três seções de treinos. No geral, combinando todos os treinos, eles ficaram com a segunda melhor marca (1min41s338). O trio Max Angelelli / Ryan Briscoe / Ricky Taylor, também pilotando um Chevrolet / Corvette, registrou o melhor tempo (1min41s142).

Nos demais treinos, Fittipaldi e seus companheiros estiveram sempre no Top 4. O outro carro da equipe Action Express, pilotado por João Barbosa, Terry Borcheller, JC France e Max Papis, também terminou todos os treinos entre os mais rápidos.

Campeão em Daytona em 2004 e terceiro colocado na prova em 2011, Fittipaldi deixou a pista bastante satisfeito e ansioso pela disputa da corrida no final do mês.

“Foram três dias de testes muito bons e estamos bem melhor em relação ao ano passado. O motor é bem melhor, a equipe também está bem mais preparada, bem concentrada e estes são dois pontos onde evoluÁ­mos bastante. Falta agora melhorar um pouco mais o carro. Mas, sendo realista, acho que temos chances de largar entre os quatro ou cinco primeiros”, comentou Fittipaldi, que em 2011 já havia corrido pela equipe, mas a bordo de um Porsche / Rilley.

“Todos deixaram a pista bem animados. Não tivemos nenhuma quebra e o importante agora é estar bem preparado para as 24 horas de disputa”, completou o piloto, que nas próximas semanas irá até a sede da equipe para testes de troca de pneus.

Cinquenta e seis carros (das categorias GT e DP) já estão inscritos para participar da prova, que marca os 50 anos das 24 Horas de Daytona. O evento abre a temporada da categoria Grand-Am nos Estados Unidos.

Fittipaldi lamenta falecimento do amigo e preparador fÁ­sico Raniero Gianotti

Ao final dos treinos em Daytona, Christian foi surpreendido pela notÁ­cia da morte do amigo e preparador fÁ­sico na época da F-3000 e F-1, Raniero Gianotti.

O italiano, que trabalhava atualmente com Jaime Alguersuari na equipe Toro Rosso, faleceu neste domingo vÁ­tima de um ataque cardÁ­aco.

“Estou extremamente chocado. Jantamos em Miami há cinco dias. Não consigo acreditar. Meus sentimentos a todos os familiares e amigos”, declarou o brasileiro.