Superleague Fórmula: Falta de rodas impede Pizzonia de levar o Corinthians a brigar pela pole em Jerez

Brasileiro não pÁ´de utilizar todos os jogos de pneus que tinha Á  disposição.

Um problema inusitado impediu o brasileiro Antonio Pizzonia de brigar neste sábado (22/11) pelo lugar de honra do grid de largada para a primeira prova da rodada dupla final da Superleague Formula, disputada no autódromo de Jerez, na Espanha. O titular do Corinthians no futebol sobre quatro rodas não pÁ´de aproveitar todos os pneus novos disponÁ­veis no treino classificatório devido Á s poucas rodas que a equipe levou para a corrida. “Nós temos apenas três jogos de roda e com isso ficou impossÁ­vel aquecer propriamente todos os nossos pneus novos para a classificação. Ficamos em desvantagem em relação Á s outras equipes”, afirmou o piloto, que garantiu um lugar na quarta fila. As duas corridas da sexta etapa acontecem neste domingo (23/11), Á s 08h e Á s 11h, com transmissão ao vivo do Sportv.


 


Para esta última rodada do campeonato, a organização disponibilizou seis jogos de pneus novos para cada time. Mas como a equipe responsável técnica pelo carro corintiano não tem rodas suficientes, Pizzonia acabou prejudicado. “Os pneus demoram mais ou menos uma hora para aquecer. DeverÁ­amos usar pelo menos um jogo de pneu novo em cada uma das cinco fases de classificação, mas como o espaço de tempo entre elas é curto, não dá para aquecer propriamente os compostos antes de ir para a pista”, explicou.


 


Na fase de classificação da definição do grid, o brasileiro avançou com o quarto melhor tempo do grupo 1, mesmo usando pneus usados. Ele só conseguiu dar uma volta rápida. “Logo no começo um carro rodou e foi mostrada a bandeira amarela. Então ninguém poderia tentar melhorar o tempo naquela hora”, conta. Nas quartas-de-final, enfrentou o carro da Roma, pilotado pelo francês Franck Perera, mas não avançou para a semi-final. “Pelo problema que temos, eu fui para a disputa com os pneus sem estarem devidamente aquecidos. Isso já seria ruim. Com o inverno e a baixa temperatura em Jerez, fica mais difÁ­cil ainda”, afirma o representante do Timão.


 


Com todas as dificuldades enfrentadas, Pizzonia acredita que um lugar na quarta fila não foi ruim. “SabÁ­amos que terÁ­amos problemas. Mas dentro do possÁ­vel, fizemos um excelente trabalho”, conta. Agora partindo da oitava posição, o “Jungle Boy” aposta que não será fácil conseguir um bom resultado na primeira corrida do dia. “Pelas caracterÁ­sticas da pista, é muito difÁ­cil ultrapassar. Mas em corridas não dá para prever, tudo pode acontecer. Temos um carro rápido, ficamos em segundo lugar numa das sessões de treino livre e o acerto para ritmo de corrida está muito bom”, comenta. A segunda corrida terá o grid totalmente invertido em relação ao resultado da prova inicial.


 


Este é o grid de largada para a primeira corrida da rodada dupla em Jerez:


 


1) Liverpool (Inglaterra);


2) Roma (Itália);


3) Porto (Portugal);


4) Atlético de Madrid (Espanha);


5) Galatasaray (Turquia);


6) Milan (Itália);


7) Sevilha (Espanha);


8) Corinthians (Brasil);


9) Tottenham Hotspur (Inglaterra);


10) Basel (SuÁ­ça);


11) Glasgow Rangers (Escócia);


12) Al Ain (Emirados Árabes Unidos).


13) Anderletch (Bélgica);


14) PSV Eindhoven (Holanda);


15) Flamengo (Brasil);


16) Olympiacos (Grécia);


17) Beijing Gouan (China);


18) Borussia Dortmund (Alemanha);