Na largada, Di Grassi pulou de 4º para a liderança e na primeira volta abriu praticamente um segundo. Mas um defeito na bomba de combustÁvel roubou do brasileiro a oportunidade de lutar pelo alto do pódio.
O brasileiro Lucas Di Grassi (Eurobike) novamente surpreendeu os rivais com uma largada espetacular. Já nos primeiros metros de corrida, Lucas pulou do quarto lugar para a liderança, passando todos por fora na primeira curva e abrindo, até o final da volta inicial, um segundo de vantagem. Mas o que parecia uma vitória irresistÁvel sucumbiu a um defeito que já havia causado problemas de potência ao carro do piloto da equipe espanhola Barwa Campos Grand Prix na prova do dia anterior. Uma pane na bomba de combustÁvel reduziu muito o desempenho do motor do brasileiro da Eurobike. “Em alguns momentos o carro perdia tanta potência que parecia que eu estava passeandoâ€, exagerou Di Grassi para enfatizar a sensação de lentidão naquele momento. “Tentei defender a liderança e, depois, as outras posições, mas era impossÁvel. Bastava entrar na reta para me passarem com facilidadeâ€, detalha.
Na terceira volta, Di Grassi foi superado pelo indiano Karun Chandhok (equipe iSport International), que havia largado da pole e permanecia em segundo. Na volta seguinte foi a vez do austrÁaco Andréas Zuber (Piquet Sports) se aproveitar do fraco rendimento do motor do brasileiro. “A partir de então eu consegui segurar um pouco quem vinha atrás. Eu olhava no retrovisor e via uma fila de carros se amontoando, comigo segurando todo mundo. Isso, claro, não ia durar muito, pois para defender a posição eu abusava dos pneus, e logo ia ficar sem estabilidade tambémâ€, conta o piloto da Eurobike.
A briga do brasileiro se encerrou na oitava volta, quando o venezuelano Pastor Maldonado (Piquet Sports) bateu ainda acelerando na traseira do carro de Lucas em uma freada de curva. O episódio colocou fim Á corrida de Di Grassi, mas rendeu uma punição a Maldonado – na próxima prova, ele sofrerá a imposição da perda de dez posições no grid de largada. “Fiquei menos chateado com o erro do Maldonado do que com o problema no motor do carroâ€, diz Lucas. “Eu já tinha detectado algo errado em alguns trechos da prova do sábado, mas o pior foi mesmo na prova de hoje. Eu tinha chance de vencer, seria muito legal para a minha campanha no Campeonato. Bom, mas carro de corrida sempre quebra. Espero que demore a acontecer de novo comigoâ€.
Com o resultado deste final de semana, Lucas Di Grassi ainda se mantém no quarto lugar da classificação, somando 28 pontos. A liderança é do italiano Giorgio Pantano, que soma 63, contra 48 do brasileiro Bruno Senna e 34 do francês Romain Grosjean. A próxima rodada dupla da GP2 será disputada na Hungria, nos dias dois e três de agosto.