Truck: Valmir Benavides vence em Goiânia

Benavides assumiu a liderança do campeonato que era de Felipe Giaffone desde o inÁ­cio da temporada.

O paulista Valmir Benavides (Volkswagen) venceu a 4ª etapa do Campeonato Brasileiro de F-Truck realizado no Autódromo Internacional de Goiânia neste domingo (dia 14). Com a vitória, Benavides assumiu a liderança do campeonato com 89 pontos contra 78 de seu companheiro de equipe Felipe Giaffone, que liderava a competição desde o inÁ­cio da temporada e abandonou a prova de ontem na quarta volta.

Benavides assumiu a liderança da prova que era de Roberval Andrade (Scania) na relargada da bandeirada programada realizada na 11ª volta. DaÁ­ para frente, o piloto teve alguma pressão de Wellington Cirino (Mercedes) e Danilo Dirani (Volvo), mas soube administrar com tranqüilidade sua levada até a bandeirada de chegada. Foi a segunda vitória na F-Truck do piloto que correu por um bom tempo na Stock Car e vem mostrando um perfeito entrosamento nos dois anos que corre com caminhão. Principalmente em Goiânia, onde ganhou também no ano passado mostrando que sabe mesmo o traçado mais rápido do circuito goiano. “O que é do homem o bicho não come”, brincou Hisgué, como é conhecido, quando perguntado se gosta da pista de Goiânia.

Logo no inÁ­cio da prova Benavides já mostrou que estava com vontade de vencer em Goiânia. Largando em terceiro assumiu a vice-liderança da prova de Djalma Fogaça (Ford) na primeira curva do circuito e em seguida travou um duelo emocionante com o piloto de Sorocaba, assumindo de vez a posição na quarta volta. Com mais três voltas, o piloto da RM Competições Volkswagen já estava encostado no lÁ­der Roberval Andrade (Scania) para assumir a liderança na 12ª volta.

Em seguida Roberval perdeu mais uma posição para Wellington Cirino quando escapou na saÁ­da da curva do S. na mesma volta caiu mais algumas posições quando passou a ter problema na caixa de direção do seu Scania. Ainda terminou a prova em nono marcando seis pontos.

Da mesma forma Wellington Cirino (Mercedes) abandonou a prova na 21ª volta quando viu a pressão do óleo baixar repentinamente. Seu companheiro de equipe Geraldo Piquet também teve um dia tumultuado na prova de Goiânia. Depois de largar em 22º chegou a andar em sexto e teve um pneu furado na 13ª volta. Trocou o pneu e ainda marcou cinco pontos com a 10ª posição na bandeirada.

Em dois acidentes, Pedro Muffato ficou fora da prova, o mesmo acontecendo com Fred Marinelli e Débora Rodrigues. Débora que mesmo sem parte da carenagem chegou a ocupar a sétima posição na corrida de Goiânia.

Para a Iveco o dia não parecia ser dos melhores. Logo de cara sua maior aposta, o pernambucano Beto Monteiro nem completou a volta de apresentação e teve que entrar nos boxes com a roda esquerda em chamas. Fred Marinelli bateu quando estava em oitavo e teve que entrar nos boxes para reparos. No final a Iveco acabou comemorando a prova de Goiânia. Seu terceiro piloto, Adilson Cajuru salvou a pátria marcando o melhor resultado da marca nesse ano, sexto lugar.

No campeonato de Marcas a Volkswagen continua liderando com 229 pontos contra Mercedes-Benz com 125.

A próxima etapa está marcada para Interlagos em São paulo no dia 19 de julho.

Classificação da 4ª etapa da F-Truck após 29 voltas:
1) Valmir Benavides, SP (Volkswagen)
2) Danilo Dirani, SP (Volvo)
3) Djalma Fogaça, SP (Ford)
4) Leandro Reis, GO (Scania)
5) Renato Martins, PR (Volkswagen)
6) Adilson Cajuru, GO (Iveco)
7) João Maistro, PR (Volvo)
8) Fabiano Brito, PR (Volvo)
9) Roberval Andrade, SP (Scania)
10) Geraldo Piquet, DF (Mercedes-Benz)
11) José Maria Reis, GO (Scania)
12) Débora Rodrigues, SP (Volkswagen)
13) Urubatan Helou Jr.; SP (Ford)
14) Wellington Cirino, PR (Mercedes-Benz)

Não completaram a prova:
Fred Marinelli, PR (Iveco) e Regis Boessio, RS (Volvo) – 19 voltas
Gaston Mazzacane, AR (Ford) 16 vts.
Leandro Totti, PR (Ford) – 14 vts.
Vinicius Ramires, SP (Mercedes-Benz) – 13 vts.
Egon Allgauer, AUT (Man) – 9 vts.
Diumar Bueno, PR (Volvo) 8 vts.
Felipe Giaffone, SP (Volkswagen) 5 vts.
José Cangueiro, SP (Mercedes-Benz) e Vignaldo Fizio, SP (Mercedes-Benz) – 2 vts.
Beto Monteiro, PE (Iveco) 1 volta.

Melhor volta: Djalma Fogaça, 1min48s215

Classificação do campeonato após 4 etapas:
1) Valmir Benavides, 89 pontos
2) Felipe Giaffone, 78 pts.
3) Renato Martins, 59 pts.
4) Geraldo Piquet, 56 pts.
5) Djalma Fogaça, 47 pts.
6) Wellington Cirino, 44 pts.
7) Robeval Andrade, 38 pts.
8) Fabiano brito, 27 pts.
9) Danilo Dirani, 21 pts.
10) Vignaldo Fizio, 20 pts.
11) João Maistro, 18 pts.
12) Pedro Muffato, 17 pts.
13) José Cangueiro, Fred Marinelli, Adilson Cajuru e Leandro Reis, 14 pts.
17) Beto Monteiro, 10 pts.
18) Urubatan Helou Jr. 5 pts.
19) Regis Boessio, Débora Rodrigues e José Maria Reis, 4 pontos