Stock: Treinos livres abrem programação da 12ª etapa

A programação oficial da 12ª e última etapa da Copa Nextel Stock Car começa nesta sexta-feira. A partir das 8 horas, no Autódromo Internacional José Carlos Pace, em Interlagos, serão realizados os treinos livres, com duas sessões para cada categoria Copa Nextel, Stock Car Light e Stock Jr. -, que servirão para ajustes dos carros para o domingo.

Em jogo, a definição do vice-campeonato da principal categoria do automobilismo nacional, já que o carioca Cacá Bueno garantiu o bicampeonato por antecipação, na etapa do Rio de Janeiro. Além disso, a etapa ainda terá duas outras importantes decisões: no Brasileiro de Stock Car Light, categoria de acesso da Copa Nextel Stock Car; e na Stock Jr.

Neste sábado, no começo da tarde, está programada a definição dos grids de largada. Já no domingo, as atrações começam Á s 11 horas, com a etapa final da Copa Nextel Stock Car, que terá transmissão ao vivo pela Rede Globo de Televisão, dentro do Esporte Espetacular; em seguida, Á s 12h35, a nona e decisiva prova da Stock Car Light; e Á s 13h50, com a corrida final (11ª etapa), da Stock Jr.

Com o bicampeonato garantido por Cacá Bueno, da Eurofarma RC (Mitsubishi), as atenções se voltam para a disputa do vice-campeonato da principal categoria do automobilismo nacional. Rodrigo Sperafico, da Biosintética Stock Car (Volkswagen), Thiago Camilo, da Texaco Vogel (Chevrolet), Ingo Hoffmann, da AMG Motorsport (Mitsubishi), e Felipe Maluhy, da Terra Racing (Mitsubishi), estão brigando pelo segundo lugar do campeonato, o que é garantia de emoção no fechamento da temporada.

A classificação do Playoff após a 11ª etapa é a seguinte: 1º) Cacá Bueno (RJ), 278, campeão; 2º) Rodrigo Sperafico (PR), 251, 3º) Thiago Camilo (SP), 247; 4º) Ingo Hoffmann (SP), 234; 5º) Felipe Maluhy (SP), 234; 6º) Ricardo MaurÁ­cio (SP), 221; 7º) Hoover Orsi (MS), 219; 8º) Valdeno Brito (PB), 217; 9º) Daniel Serra (SP), 216; 10º) Marcos Gomes (SP), 215.

Na Light vale o tÁ­tulo. Ao contrário de 2006, quando foi definida na etapa da BrasÁ­lia, a Stock Car Light esse ano será definida na última prova. Trata-se da consagração de uma das melhores temporadas dos últimos anos, que apresentou vários vencedores  seis em oito etapas – e um equilÁ­brio que permanece até o final. Dos três postulantes ao tÁ­tulo de 2007, dois já venceram neste ano: o lÁ­der Gresse, em Santa Cruz do Sul; e o vice Bragantini, em Curitiba (duas vezes) e em São Paulo. Sondermann ainda corre atrás do topo do pódio. Considerando os dois descartes obrigatórios, Gresse tem 111 pontos, contra 103 de Bragantini e 86 de Sondermann.

Após oito etapas e sem os descartes, a classificação da Light é a seguinte: 1º) Norberto Gresse Filho (SP), 131 pontos; 2º) André Bragantini (SP), 103; 3º) Gustavo Sondermann (SP), 86; 4º) Alexandre Cunha (RJ), 71; 5º) Eduardo Santos (RJ), 68; 6º) Ariel Barranco (PR), 64; 7º) Afonso Bastos (SC), 54; 8º) Renato Russo (SP), 50; 9º) Rafael Sperafico (PR), 47; 10º) Rafael Daniel (SP), 46.

Stock Jr.

O equilÁ­brio da Stock Jr. é evidente. Em dez etapas realizadas, sete pilotos chegaram ao topo do pódio. Entre os quatro que ainda sonham com o tÁ­tulo, Riberi e Leite venceram uma vez cada; Cauê ganhou duas e Cássio Homem de Mello em três oportunidades. Jason Oliveira, campeão antecipado da classe Master, Rafael Negrão e Patrick Gonçalves, também da Master, completam a relação de vencedores até aqui.

A classificação da Stock Jr. é a seguinte: 1º) Thiago Riberi (SP), 202 pontos; 2º) Cássio Homem de Mello (SP), 171; 3º) Eduardo Leite (SP), 167; 4º) Cauê Carvalho (SP), 152; 5º) Jason Oliveira * (SP), 133; 6º) Rafael Negrão (SP), 116; 7º) Lucas Finger (PR), 82; 8º) Patrick Gonçalves * (BA), 70; 10º) Rodrigo Navarro * (SP), 63.

Carreata

Os motores roncaram bem longe de Interlagos nesta quinta-feira. A tradicional carreata da Copa nextel Stock Car percorreu a Rodovia Castelo Branco pela manhã, reunindo os pilotos AntÁ´nio Jorge Neto, da Eurofarma RC (Mitsubishi), Ricardo MaurÁ­cio e Marcos Gomes, da Medley/A.Mattheis (Chevrolet). Eles percorreram alguns quilÁ´metros pela rodovia pedagiada, mostrando para o público a força e emoção da categoria. Os carros saÁ­ram do pedágio em direção Á  Alphaville, retornando depois pela pista contrária ao ponto de largada.