Indy Lights: Rodrigo Barbosa encara novo desafio

Circuito do Barber Motorsports Park é um dos mais exigentes da temporada e preparo fÁ­sico é essencial para as 40 voltas da prova, que recebe a categoria pela primeira vez.

Apenas duas semanas após ter pontuado na primeira corrida da temporada 2010 da Fórmula Indy Lights, o piloto Rodrigo Barbosa, único representante brasileiro na categoria de acesso Á  Fórmula Indy, volta a acelerar seu bólido em Birmingham, no Alabama (EUA), pela segunda etapa da competição, que acontece neste final de semana (10 e 11/04).
Esta será a primeira vez que a categoria disputará uma etapa no Barber Motorsports Park, mas a pista não é novidade para Rodrigo Barbosa, que conhece as exigências das 17 curvas do traçado misto, de 3.800 metros. “É uma pista extremamente técnica e difÁ­cil, com muitas subidas e descidas. Pude fazer dois treinos e percebi que os pontos de freada não são iguais aos demais circuitos. Se você frear muito dentro, acaba errando a tangência da curva”, explicou o piloto.
A pista ainda exige bastante fisicamente dos pilotos. Para completarem as 40 voltas da prova do domingo (11/4), estar bem preparado é fundamental. “Estive treinando mais forte na academia depois da primeira etapa. É um circuito muito veloz, mas com uma metade mais ‘travada’, principalmente nas curvas 2, 3, 4 e 5, e outra bem rápida. O que pode influenciar bastante é a temperatura ambiente que, se estiver alta, vai castigar os pilotos tanto quanto a pista. Quem estiver melhor fisicamente pode levar vantagem”, comenta Barbosa.
Para esta prova, o paulista da região de Sorocaba está mais confiante e animado com a equipe PDM Racing, que teve alguns problemas no primeiro dia de treinos da etapa de abertura do campeonato. Agora, com tudo resolvido, Rodrigo vai Á  pista determinado a brigar novamente pelos pontos.
“Estou confiante para essa prova. Depois de algumas questões que tiraram nosso foco na primeira etapa, vamos concentrados para Birmingham e creio que vamos brigar pelas primeiras posições. O carro já está acertado e eu também estou mais adaptado. Quero terminar novamente nos pontos para fazer um inÁ­cio tranquilo de campeonato”, revela o brasileiro.
Os treinos livres para a segunda etapa da Indy Lighs começam na sexta-feira (09) com duas sessões, Á s 9h45 e Á s 12h55, horário de BrasÁ­lia. A classificação será no sábado (10) Á s 6h15 e a prova, com duração de 40 voltas, tem largada prevista para as 10h de domingo (11).
Está será a quarta temporada do jovem piloto nos Estados Unidos. Além do tÁ­tulo regional da Fórmula Atlantic e o quinto lugar no National em 2007, Rodrigo treinou na Fórmula Atlantic em 2008 e competiu na Indy Lights em 2009.
Confira os dez primeiros na 1ª etapa da Indy Lights, disputada em St. Petersburg:
1º) JK Vernay (França);Â
2º) Jan Heylen (Bélgica);Â
3º) Stefan Wilson (Inglaterra);Â
4º) Charlie Kimball (EUA);Â
5º) Gustavo Yacaman (Colombia);Â
6º) Martin Plowman (Inglaterra);Â
7º) James Winslow (Inglaterra);Â
8º) Jonathan Summerton (EUA);Â
9º) Rodrigo Barbosa (BRASIL);Â
10º) Junior Strous (Holanda).Â