IndyCar: Will Power vence em Sonoma

O australiano Will Power (Penske) venceu neste domingo (25/08), o GP de Sonoma, 15ª etapa da temporada. Foi a primeira vitória de Power desde a etapa de São Paulo, em 2012, e 19ª na categoria. O britânico Justin Wilson (Dale Coyne) e o escocês Dario Franchitti (Ganassi) completaram o pódio.

Em uma prova marcada por diversos acidentes, o momento decisivo aconteceu na 64ª volta, durante uma bandeira amarela. O neozelandês Scott Dixon (Ganassi) liderava, seguido por Power, quando os dois entraram juntos nos boxes, para a última troca de pneus e reabastecimento. Na saÁ­da, Dixon acertou um mecânico da Penske, que carregava o pneu direito traseiro de Power. Com o choque dois mecânicos caÁ­ram, não sofrendo ferimentos. Após rever o incidente por diversas vezes, a Direção de Prova puniu Dixon com um drive-through. Dixon cumpriu a punição, após uma relargada na 70ª volta.

Na 82ª volta aconteceu a última relargada. Power manteve a ponta, recebendo a bandeirada com 1s1930 de vantagem.  Franchitti, que largou na pole, completou o pódio.

Power foi o décimo vencedor diferente de 2013, em 15 provas disputadas.

O norte-americano Marco Andretti (Andretti Autosport) terminou em quarto, seguido pelo francês Simon Pagenaud (Sam Schmidt). Atual campeão, o norte-americano Ryan Hunter-Reay (Andretti Autosport) foi o 6º, seguido pelo lÁ­der do campeonato, o brasileiro Helio Castroneves (Penske). A suÁ­ça Simona de Silvestro (KV Racing) e o francês Sébastien Bourdais (Dragon), fecharam os dois primeiros. No começo da prova, os dois se tocaram, com de Silvestro ficando parada na pista e Bourdais tendo que entrar nos boxes, com a asa dianteira danificada.

O brasileiro Tony Kanaan (KV Racing) terminou na 13ª posição. Dixon foi o 15º, e ganhou dois pontos por ter liderado o maior número de voltas, 27. E mais um pela volta mais rápida.

“Eu fiz uma linha reta e ele veio em minha direção. Estou muito irritado com isso, pois tivemos um carro forte durante todo o dia”, disse Dixon.

Estreando na categoria, o alemão Kucas Luhr (SFR), abandonou na 81ª volta, com problemas mecânicos.

Dixon liderou 27 voltas, Franchitti 17, Power 16, Wilson 10, Hunter-Reay seis, Kanaan cinco, e Hinchcliffe quarto.

Foram sete bandeiras amarelas, por 21 voltas. A primeira bandeira amarela acontece aconteceu logo na primeira volta, após um toque entre Castroneves e o norte-americano Charlie Kimball (Andretti Autosport) na curva dois. Na 7ª volta, outro toque, entre Wilson e o venezuelano Ernesto Viso (Andretti Autosport) na curva sete, acionou a segunda amarela.

Dez voltas depois, o enrosco entre Bordais e de Silvestro, na curva sete, acionou a terceira amarela. A quarta amarela foi agitada na 22ª volta, novamente na curva sete. Kanaan e o norte-americano J.R.Hildebrand (BHA) se tocaram. Kanaan levou um drive-throuh, por contato evitável. O norte-americano James Jakes (Dale Coyne), com o carro batido, parou na curva nove, provocando a quinta amarela, na 30ª volta.

Após cinco amarelas nas 30 primeiras voltas, apenas na 64ª volta, a prova voltou a ser ter o carro de segurança na pista. O norte-americano Josef Newgarden (SFR) parou na curva dois.

A amarela final aconteceu na 79ª volta, após um múltiplo acidente que envolveu os norte-americanos Ryan Briscoe (Panther), Ed Carpenter (ECR), Kimball e o japonês Takuma Sato (Foyt).

Após a relargada final, o colombiano Sabastian Saavedra (Dragon), passou reto, atropelou um monte de placa publicitaria, indo parar na grama. A amarela, contudo não foi agitada.

Foram sete punições na prova (drive-through), cinco por contato evitável e duas por violação de segurança nos pits. Viso levou dois drive-through, um para cada infração. Power foi punido por atropelar os mecânicos da Penske. Bourdais, Kanaan, Saavedra e Briscoe, por contato evitável.

Castroneves lidera com 479 pontos. Dixon com 440 é o segundo, seguido por Hunter-Reay com 417.

A próxima etapa, em Baltimore, acontece no dia 01 de setembro.