F1: Lewis Hamilton vence o movimentado GP do Azerbaijão

O britânico Lewis Hamilton (Mercedes) venceu o GP do Azerbaijão, no Circuito de Baku, quarta etapa da temporada. Foi a primeira vitória de Hamilton no ano, e 63ª na categoria. O finlandês Kimi Raikkonen (Ferrari) e o mexicano Sergio Pérez (Force India) completaram o pódio.

Pole-position o alemão Sebastian Vettel (Ferrari) manteve a ponta na largada, seguido por Hamilton e o finlandês Valtteri Bottas (Mercedes).

O francês Esteban Ocon (Force India) tentou ultrapassar Raikkonen, e tocou na Ferrari, indo para o muro. Com um pneu furado Raikkonen teve que ir para os boxes, trocando também o bico do carro.  No mesmo instante o russo Sergey Sirotkin (Williams) e o espanhol Fernando Alonso (McLaren) se tocaram. Com o pneu dianteiro direito estourado, espanhol foi para os boxes. Ocon e Sirotkin ficaram com os carros parados na pista,  provocando a entrada do Safety-Car.

Vettel manteve a ponta na relargada, seguido por Hamilton, Bottas, o holandês Max Verstappen (Red Bull), o espanhol Carlos Sainz Jr. (Renault) e o australiano Daniel Ricciardo (Red Bull).

Na 11ª volta o alemão Nico Hulkenberg (Renault) ocupava a sexta posição, quando perdeu a traseira do carro, e acertou o muro. O piloto conseguiu levar o carro para uma área de escape, não sendo preciso a entrada do SC.

Com o inicio das paradas nos boxes para a troca de pneus, Hamilton entra nos pits na 23ª volta. Seis volta depois, sem ainda parar nos boxes, Bottas ultrapassou Hamilton.

Vettel entrou nos boxes na 30ª volta, e Bottas assumiu a liderança. Abrindo mais de onze segundos de vantagem nas voltas seguintes.

Ricciardo e Verstappen faziam um intenso duelo pela quarta posição, com os carros chegando a tocar rodas. Na 40ª volta; pouco depois dos dois carros trocarem os pneus para os ultramacios, a disputa acabou em decepção para a Red Bull. Ricciardo tocou na traseira do parceiro de equipe, com os dois carros saindo da pista em alta velocidade. Com os carros destruÁ­dos, os dois pilotos saÁ­ram, cada um para um lado.

O Safety-Car foi acionado e Bottas foi para os boxes, seguido por Vettel. O finlandês manteve a ponta no retorno a pista.

Durante o Safety-Car o francês Romain Grosjean (Haas) que ocupava a sexta posição, perdeu o controle do carro enquanto esquentava os pneus. Batendo no muro.

A imagem pode conter: carro

Na relargada Vettel foi para cima de Bottas, conseguindo a ultrapassagem. Mas o tetracampeão passou reto e foi para a área de escape, caindo para quarto lugar, atrás de Raikkonen, que fazia uma ótima prova de recuperação.

Faltando três voltas para o final Bottas passou por cima de um detrito. O pneu esquerdo estourou, provocando o abandono do piloto, que caminhava para uma vitória certa.

Hamilton assumiu a ponta, e recebeu a bandeira quadriculada com 2s460 de vantagem sobre Raikkonen.

Perez ultrapassou Vettel e conquistou um importante terceiro lugar para a Force India (o primeiro da equipe desde o GP da Europa de 2016, disputado também em Baku).

A imagem pode conter: 1 pessoa

Vettel terminou em quarto, seguido por Sainz. O monegasco Charles Leclerc (Sauber) foi o sexto, marcando os seus primeiros pontos na categoria.

Desde o terceiro lugar de Louis Chiron, no GP de MÁ´naco de 1950 com um Maserati, um piloto do paÁ­s não marcava pontos na F-1.

Alonso foi o sétimo, seguido pelo canadense Lance Stroll (Williams), os primeiros pontos tradicional equipe britânica no ano.  O belga Stoffel Vandoorne (McLaren) e o neozelandês Brandon Hartley (Toro Rosso) completaram a zona de pontos.

Desde o GP da Alemanha de 1976, quando Chris Amon terminou em quinto com um Ensign, um neozelandês não marcava pontos na F-1.

Hamilton assumiu a liderança do campeonato com 70 pontos, seguido por Vettel com 66 e Raikkonen com 48.

A próxima etapa, o GP da Espanha, em Barcelona, acontece no dia 13 de maio.