DTM: René Rast e Nico Muller vencem em Hockenheim

O alemão René Rast (Audi/Rosberg) e o suÁ­ço Nico Muller (Audi)/Abt) foram os vencedores da última etapa da temporada, disputada em Hockenheim, na Alemanha.

Já com o tÁ­tulo da temporada garantido desde a etapa anterior em Nurburgring, Rast venceu no sábado (05/10) a primeira prova da etapa. Os alemães Marco Wittmann (BMW/RMG) e Mike Rockenfeller (Audi/Phoenix) completaram o pódio.

Saindo na pole Rast chegou a ser ultrapassado por Wittmann, depois de um perÁ­odo em Safety-Car. Recuperando a ponta na volta seguinte. Vencendo pela sétima vez na temporada.

O holandês Robin Frijns (Audi/Abt) terminou em quarto, seguido pelo francês Loic Duval (Audi) (Phoenix) e o alemão Loic Duval (Audi/Phoenix).

A prova foi a primeira em conjunto com o Super GT Japonês, O campeão de F1 em 2009, o britânico Jenson Button (Honda/Kunimitsu) foi o melhor dos convidados, em nono (sem direito aos pontos).

O brasileiro Pietro Fittipaldi (Audi/WRT) terminou na 15ª posição.

Neste domingo (06/10), Muller venceu a última prova do ano. A sua terceira vitória no ano. Rockenfeller e Rast fechara o pódio.

Disputada com forte chuva, o que provocou diversos acidentes (incluindo uma bandeira vermelha, logo na primeira volta) Muller assumiu a ponta, em definitivo, apenas na penúltima volta, quando os últimos carros pararam nos boxes.

Com a vitória Muller garantiu o vice-campeonato.

Glock foi o quarto, seguido pelo britânico Jamie Green (Audi/Rosberg) e o sueco Joel Eriksson (BMW/RBM). Fittipaldi levou um drive-through, por

Final, prova 1:

1 – René Rast (Audi) – Rosberg – 38 voltas em 1’01’00″948
2 – Marco Wittmann (BMW) – RMG – 1″693
3 – Mike Rockenfeller (Audi) – Phoenix – 10″697
4 – Robin Frijns (Audi) – Abt – 17″795
5 – Loic Duval (Audi) – Phoenix – 24″224
6 – Timo Glock (BMW) – RMR – 25″760
7 – Paul Di Resta (Aston Martin) – R-Motorsport – 26″439
8 – Bruno Spengler (BMW) – RMG – 27″270
9 – Jenson Button (Honda) – Kunimitsu – 31″492
10 – Joel Eriksson (BMW) – RMG – 31″868
11 – Jake Dennis (Aston Martin) – R-Motorsport – 37″997
12 – Jamie Green (Audi) – Rosberg – 38″442
13 – Ryo Hirakawa (Lexus) – Tom’s – 40″958
14 – Jonathan Aberdein (Audi) – WRT – 46″931
15 – Pietro Fittipaldi (Audi) – WRT – 59″196
16 – Sheldon van der Linde (BMW) – RBM – 59″602
17 – Nico Muller (Audi) – Abt – 1’01″596
NC – Tsugio Matsuda (Nissan) – Nismo – 21 voltas

Volta mais rápida: Nico Muller 1’30″927

Abandonos:

Daniel Juncadella (Aston Martin) – R-Motorsport – 21 voltas
Philipp Eng (BMW) – RMR – 18

Não largou:

Ferdinand Habsburg (Aston Martin) – R-Motorsport –

Final, prova 2:

1 – Nico Muller (Audi) – Abt – 27 voltas em 1’04’45″023
2 – Mike Rockenfeller (Audi) – Phoenix – 3″835
3 – René Rast (Audi) – Rosberg – 8″403
4 – Timo Glock (BMW) – RMR – 11″849
5 – Jamie Green (Audi) – Rosberg – 13″094
6 – Joel Eriksson (BMW) – RBM – 16″248
7 – Robin Frijns (Audi) – Abt – 22″172
8 – Jake Dennis (Aston Martin) – R-Motorsport – 36″594
9 – Bruno Spengler (BMW) – RMG – 51″319
10 – Loic Duval (Audi) – Phoenix – 55″877
11 – Ferdinand Habsburg (Aston Martin) – R-Motorsport – 58″838
12 – Marco Wittmann (BMW) – RMG – 59″767
13 – Sheldon van der Linde (BMW) – RBM – 1’00″417
14 – Philipp Eng (BMW) – RMR – 1’01″873
15 – Pietro Fittipaldi (Audi) – WRT – 1’30″051
16 – Jenson Button (Honda) – WRT – 1’55″243
17 – Ronnie Quintarelli (Nissan) – Nismo – 1 volta

Volta mais rápida: Mike Rockenfeller 1’52″014

Abandonos:

Jonathan Aberdein (Audi) – WRT – 15 voltas
Daniel Juncadella (Aston Martin) – R-Motorsport – 1
Nick Cassidy (Lexus) – Tom’s – 1

Não largou:

Paul Di Resta (Aston Martin) – R-Motorsport –

Campeonato:

1.Rast 322 pontos; 2.Muller 250; 3.Wittmann 202; 4.Rockenfeller 182; 5.Frijns 157; 6.Eng 144; 7.Duval 134; 8.Green 115; 9.Spengler 106; 10.Aberdein 67