ALMS: Jaime Melo aposta em Ferrari F458 mais competitiva em Long Beach

Representante brasileiro na American Le Mans Series frisa importância de largar à frente na corrida deste sábado

Em sua terceira etapa de 2011, a Fórmula Indy terá neste fim de semana, em Long Beach, a companhia da American Le Mans Series. A categoria de gran turismo terá sua segunda prova no sábado (16), sob circunstâncias bem diferentes das que cercaram a abertura do campeonato, no mês passado em Sebring – após uma corrida com duração de 12 horas, os pilotos terão duas horas de disputa no exigente circuito de rua californiano.

Três brasileiros estarão em ação na etapa de Long Beach. O paranaense Jaime Melo revezará com o finlandês Toni Vilander a pilotagem da Ferrari F458 da Risi Competizione. Os mineiros Bruno Junqueira e Cristiano da Matta vão formar a dupla da Jaguar RSR, com um XKR. O Speed Channel anuncia a transmissão ao vivo da corrida para o Brasil, desde meia hora antes da largada, com narração e comentário de Sérgio Lago e Roberto Figueroa.

Melo teve um mês movimentado desde as 12 Horas de Sebring. Além de ter disputado na França os Mil Quilômetros de Paul Ricard, primeira etapa da Le Mans Series, ele e Vilander fizeram uma série de testes com a F458, novidade da Ferrari para 2011. “Acho que o carro vai ser competitivo em Long Beach, pelas características dessa pista. Como já foi em Sebring, até a gente ter um problema elétrico e abandonar depois de oito horas”, apontou.

O brasileiro da Risi Competizione vê especial importância no trabalho em treinos classificatórios. “Largar à frente é extremamente importante para uma pista de rua, ultrapassar é muito difícil. É um traçado apertado, não há margem para errar porque em qualquer escapada você acerta uma barreira de pneus. Se errar, já era”, descreveu. “Se não largar na frente, você perde um tempão para achar a oportunidade certa, e a corrida é curta, tem só duas horas”.

A lista de inscritos para a etapa de Long Beach traz 31 carros. “Há menos protótipos que na etapa de Sebring. Isso, por um lado, facilita um pouco as coisas na corrida, mas não muda nada por outro lado, porque o nível de competitividade na nossa categoria, a GT, é muito alto. Temos menos dos carros mais rápidos, só que você não pode se dar ao luxo de ter menos de 100% de concentração, essa é uma exigência do começo ao fim da corrida”, ponderou.

PROGRAMAÇÃO
A atividade de pista para a prova da ALMS em Long Beach terá início na sexta-feira (15), com uma sessão de treinos livres de duas horas para todas as categorias, a partir das 11h15. As tomadas de tempo que vão definir o grid estão marcadas para a partir das 21h05, em sessões isoladas de 15 minutos para cada categoria. A largada, no sábado, será dada às 20h30 – os horários são referentes a Brasília, situada quatro horas à frente de Long Beach no fuso horário.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *