Automobilismo: Pilotos brasileiros serão premiados no FIA Americas Awards

Por desempenho em 2015, Pedro Cardoso e Manuel Júnior terão trabalho reconhecido em cerimÁ´nia marcada para o próximo dia 11 de janeiro, no Panamá

O ano de 2016 começa de forma especial para dois novos talentos do esporte a motor brasileiro. Pedro Cardoso e Manuel Júnior receberão no próximo dia 16 de janeiro o FIA Americas Awards, prêmio da divisão do continente americano da Federação Internacional de Automobilismo, que será entregue em cerimÁ´nia marcada para a Cidade do Panamá.

Além dos dois brasileiros, o evento contemplará pilotos de outros 16 paÁ­ses, todos indicados por suas confederações nacionais e reconhecidos como melhores atletas do esporte a motor de suas nações. Cardoso se destacou em 2015 ao ser campeão da Fórmula 4 Sul-Americana, enquanto Júnior venceu o Campeonato Norte Brasileiro de Kart.

“O FIA Americas Awards é o reconhecimento pelo talento revelado entre os pilotos dos paÁ­ses da América Latina. Serve como incentivo aos pilotos de paÁ­ses como Brasil, Argentina e México, por exemplo, que sempre revelaram grandes estrelas do automobilismo internacional”, lembra o presidente da CBA, Cleyton Pinteiro.

Aos 16 anos, Cardoso tem um inÁ­cio de carreira consolidado com uma passagem primorosa pelo kart, onde foi campeão brasileiro na categoria Júnior Menor. Na última temporada, o piloto brasiliense disputou a temporada da Fórmula 4 Sul-Americana, conquistando sete vitórias em 16 corridas, desempenho suficiente para lhe garantir o tÁ­tulo.

O piloto, que tem em Felipe Nasr uma de suas inspirações, pretende disputar o Campeonato Europeu de Fórmula 3 ou a GP3. “Estamos bem adiantados na conversação com duas equipes e em breve já estaremos com a temporada definida”, explica o piloto, que também disputou três etapas da Fórmula 3 Brasil em 2015 e é apoiado pela One Tecnologia e Quantum Go.

Se Cardoso já trilha caminho no automobilismo, Júnior ainda dá seus passos no kart. Atualmente na divisão Júnior Menor, o piloto maranhense venceu em 2015 o principal campeonato de sua região, o Norte Brasileiro de Kart. O piloto também tem se destacado em competições nacionais, como o Brasileiro e as copas Brasil e das Federações, sempre com resultados expressivos.

Apesar de ter apenas 12 anos, Júnior admite que ter seu trabalho reconhecido em nÁ­vel continental será importante para sua próxima temporada. “É um grande incentivo começar o ano com um prêmio entre pilotos de toda a América Latina”, comemora o piloto, apoiado pelo Governo do Estado Maranhão, Centro Elétrico Grupo Mateus, Colégio Literato e Yazigi São Luiz.

O representante da CBA na Comissão Internacional de Kart da FIA, Giovanni Guerra acompanhará os pilotos brasileiros na premiação no Panamá.