BTCC: Jason Plato é o Campeão de 2010

O britânico Jason Plato (Silverline/ Chevrolet Cruze) sagrou-se no domingo (10/10), Campeão Britânico de Carros de Turismo de 2010. Foi o seu segundo titulo na categoria (2001 e 2010).

Plato chegou a Brands Hatch, local da última rodada tripla da temporada, com 17 pontos de vantagem sobre o compatriota Matt Neal (Team Honda/ Honda Civic).

Pole-position na primeira prova, Plato somou o máximo de pontos possÁ­veis, com a vitória e a melhor volta. O piloto da Chevrolet abriu 25 pontos de vantagem sobre Neal, que terminou em 3º, com 34 pontos ainda em jogo nas duas provas finais.

Com a vitória de ponta a ponta na segunda prova, a sua 60ª na categoria, Plato garantiu a taça de 2010. Ele recebeu a bandeirada com 0s887 de vantagem sobre Neal. Plato empatou com Andy Rouse como o maior vencedor da história do BTCC.

Andrew Jordan (Eurotech Racing/ Vauxhall Vectra) venceu a última prova do ano. Plato foi apenas o 9º colocado.

Plato somou 260 pontos. Neal foi o vice com 229. O britânico Gordon Shedden (Team Honda/ Honda Civic) terminou em 3º com 218.

Foram 30 provas, em dez rodadas triplas. Plato venceu sete, Neal e Shedden cinco; Tom Onslow-Cole (Arena Motorsport/ Ford Focus ST) quatro; Tom Chilton (Arena Motorsport/ Ford Focus ST) três; Jordan duas; Fabrizio Giovanardi (Triple 8 Engineering/ Vauxhall Vectra) duas; Steven Kane (Motorbase Performance/ BMW 320si E90) uma e Mat Jackson (Motorbase Performance/ BMW 320si E90) uma.  

Confira os resultados das quatro últimas etapas:

Silverstone, prova 1, 22 de agosto:

1. Tom Chilton Ford Focus ST 22 voltas
2. Tom Onslow-Cole Ford Focus ST + 0.282
3. Jason Plato Chevrolet Cruze + 2.895

Silverstone, prova 2, 22 de agosto:

1. Tom Chilton Ford Focus ST 22 voltas
2. Robert Collard BMW 320si E90 + 1.104
3. Tom Onslow-Cole Ford Focus ST + 1.223

Silverstone, prova 3, 22 de agosto:

1. Tom Onslow-Cole Ford Focus ST 25 voltas
2. Paul O’Neill Honda Integra + 2.628
3. Mat Jackson BMW 320si E90 + 6.597

Knockhill, prova 1, 05 de setembro:

1. Gordon Shedden Honda Civic 27 voltas
2. Alex MacDowall Chevrolet Cruze + 1.592
3. Steven Kane BMW 320si E90 + 5.630

Knockhill, prova 2, 05 de setembro:

1. Matt Neal Honda Civic 27 voltas
2. Gordon Shedden Honda Civic + 0.487
3. Jason Plato Chevrolet Cruze + 3.161

Knockhill, prova 3, 05 de setembro:

1. Jason Plato Chevrolet Cruze 27 voltas em 26:18.277
2. Tom Onslow-Cole Ford Focus ST +1.675
3. Matt Neal Honda Civic +1.994

Donington, prova 1, 19 de setembro:

1. Gordon Shedden Honda Civic 19 voltas
2. Tom Chilton Ford Focus ST + 0.299
3. Mat Jackson BMW 320si E90 + 1.193

Donington, prova 2, 19 de setembro:

1. Tom Onslow-Cole Ford Focus ST 17 voltas
2. Gordon Shedden Honda Civic + 0.935
3. Jason Plato Chevrolet Cruze + 1.542

Donington, prova 3, 19 de setembro:

1. Matt Neal Honda Civic 16 voltas
2. Robert Collard BMW 320si E90 + 4.115
3. Jason Plato Chevrolet Cruze + 6.402

Brands Hatch, prova 1, 10 de outubro:

1. Jason Plato Chevrolet Cruze 24 voltas
2. Gordon Shedden Honda Civic + 2.154
3. Matt Neal Honda Civic + 2.750

Brands Hatch, prova 2, 10 de outubro:

1. Jason Plato Chevrolet Cruze 26 voltas
2. Matt Neal Honda Civic + 0.887
3. Robert Collard BMW 320si E90 + 4.783

Brands Hatch, prova 3, 10 deoutubro:

1. Andrew Jordan Vauxhall Vectra 27 voltas
2. Steven Kane BMW 320si E90 + 0.949
3. Tom Chilton Ford Focus ST + 1.342

Campeonato, final:

1. Jason Plato 260
2. Matt Neal 229
3. Gordon Shedden 218
4. Tom Onslow-Cole 200
5. Tom Chilton 191
6. Steven Kane 169
7. Mat Jackson 155
8. Robert Collard 144
9. Paul O’Neill 136
10. Andrew Jordan 101
11. Alex MacDowall 89
12. James Nash 52
13. Tom Boardman 48
14. Fabrizio Giovanardi 38
15. David Pinkney 12
16. Philip Glew 9
17. Daniel Lloyd 7
18. Andy Neate 6
19. John George 2
20. Martin Johnson 2
21. Matt Hamilton 2
22. James Kaye 2
23. Sam Tordoff 1Â