Campeonato Brasileiro de Turismo: Campeonato privilegia segurança

Categoria de formação de pilotos para a Stock Car estreia dia 28 de abril em Tarumã (RS), com várias modificações importantes. Superbancos homologados pela FIA, reforço na estrutura tubular e pneus Pirelli são as principais novidades.

Os carros do Brasileiro de Turismo passaram por testes de impacto lateral e a estrutura tubular ganhou tubos mais reforçados e mais resistentes. Outro ponto importantÁ­ssimo foi a decisão de utilizar um banco com a mesma homologação e o mesmo fabricante dos que são usados na Stock Car. Se alguma equipe do Brasileiro de Turismo optar por utilizar os mesmos bancos da Stock Car, os carros já estão preparados para recebê-los.

“Fizemos esse carro pensando muito mais na segurança do que na performance. Por serem todos iguais em uma categoria de formação de pilotos para a Stock Car, fizemos a estrutura com tubos com paredes mais grossas do que o normal. Com os superbancos homologados pela FIA e o crash box, esse carro do Brasileiro de Turismo não fica devendo nada para a Stock Car na questão segurança. Poucas categorias no mundo (no Brasil só a Stock) utilizam esses superbancos“, disse Zequinha Giaffone, diretor da JL.Â

A parte dianteira dos carros recebeu um equipamento de segurança chamado crash box, que é, basicamente, um compartimento fabricado em fibra de carbono e que absorve parte do eventual impacto frontal, além de ajudar a distribuir melhor a energia dessas batidas na estrutura tubular. Com isso, o piloto sente menos.

“O crash box é fabricado para proteger os pilotos em casos de batidas mais fortes e foi colocado também para privilegiarmos o quesito segurança, a nossa grande preocupação. Como peso sempre deixa o carro de corrida mais lento, também trabalhamos bem a parte de rendimento e o carro vai andar bem e de forma segura“, completou Zequinha.

O design dos carros, que são todos iguais, foi feito levando em consideração a questão da melhor performance aerodinâmica, com o objetivo de reduzir o atrito com o ar e facilitar a penetração aerodinâmica. Para completar o pacote no quesito rendimento, os pneus Pirelli, empresa que retorna Á  categoria nesta temporada, foram preparados especialmente para os carros da categoria de acesso Á  Stock Car. Com isso, quando chegarem Á  principal vitrine do automobilismo brasileiro os pilotos não sentirão tanta diferença assim.

“Será interessante para a gente, pois vamos dar continuidade ao trabalho que fazÁ­amos na Stock Light e na Montana. Esse é o nosso expertise: preparar pilotos para chegarem Á  Stock Car. Queremos novamente ser campeões entre os pilotos e entre as equipes e garanto o Brasileiro de Turismo será bem interessante. Devido Á  hipercompetitividade dos pilotos esse campeonato promete mais ação até do que a Stock Car“, disse Murillo Macedo, proprietário da J.Star.

Já estão assegurados no novo campeonato, 22 carros de 10 escuderias. Garantiram participação no Campeonato Brasileiro de Turismo: J.Star Racing, Carlos Alves Competições, as duas únicas que terão três carros, Nascar Motorsport, Motortech, Racequip Sports, Hot Car Competições, W2 Racing, Cesquim Racing, Mottin Racing, Scuderia 111 e J.Star/Carlos Alves.

“É muito difÁ­cil uma categoria no Brasil começar com 22 carros. Isso se deve Á  credibilidade da Vicar e da Marques & Marques e ao pacote totalmente novo apresentado pela JL, que fez um trabalho magnÁ­fico focado, principalmente, na segurança. Fechamos em 22 o número máximo de carros para valorizar as equipes que estarão no campeonato desde o começo“, disse Gue Marques, diretor da Marques & Marques.

Todas as oito etapas do Campeonato Brasileiro de Turismo serão realizadas juntamente com a Stock Car e o encerramento está marcado para o dia 15 de dezembro em Interlagos, quando acontecerá a quinta edição da Corrida do Milhão, que dá R$ 1 milhão ao vencedor. Valdeno Brito, Ricardo MaurÁ­cio e o bicampeão Thiago Camilo foram os vencedores.

Calendário do Campeonato Brasileiro de Turismo

28 de abril – Tarumã – RSÂ

2 de junho – BrasÁ­lia – DF

16 de junho – Cascavel – PR

1º de setembro – BrasÁ­lia – DF

15 de setembro – Velopark – RS

20 de outubro – Curitiba – PR

10 de novembro – Goiânia – GO (alternativa)

15 de dezembro – Interlagos – SPÂ