Carros: Membros da Aliança atingem 10,76 milhões de unidades vendidas em 2018

A Renault-Nissan-Mitsubishi, a aliança automotiva número um no mundo, vendeu um total de 10.756.875 unidades durante o ano calendário de 2018. A Aliança manteve sua posição de lÁ­der mundial de vendas em volumes de carros de passeio e veÁ­culos comerciais leves.

Em 2018, as vendas aumentaram 1,4% em relação ao ano anterior, em um contexto de forte demanda por veÁ­culos como Renault Clio, Captur e Sandero; Nissan X-Trail/Rogue e Sentra/Sylphy; bem como Mitsubishi Eclipse Cross e Xpander.

Em 2018, também houve uma aceleração na produção e venda de veÁ­culos que utilizam a arquitetura CMF (Common Module Family, famÁ­lia de módulos comuns), um dos principais pilares do plano de médio prazo Alliance 2022. Por exemplo, o Renault Kwid está sendo comercializado em vários mercados, e a produção da picape Nissan Frontier, cuja arquitetura é compartilhada com a Renault e a Mercedes, vem aumentando gradativamente.

O ano de 2018 também foi marcado por uma forte demanda por veÁ­culos comerciais leves, com uma nÁ­tida progressão das vendas do Renault Kangoo, Master e Trafic; Nissan Frontier/Navara e Terra, bem como a Mitsubishi Triton. A otimização das sinergias, como o desenvolvimento cruzado e a produção cruzada, tem papel de destaque na estratégia da Aliança, para aumentar a participação de mercado e as vendas de veÁ­culos comerciais leves das três montadoras em todo o mundo.

Em 2018, a Aliança manteve seu compromisso e a liderança no segmento de veÁ­culos zero emissão, com vendas acumuladas de 724.905 veÁ­culos elétricos desde 2010, uma performance alavancada, entre outros, pela demanda pelos modelos 100% elétricos Renault Zoe e Nissan Leaf.

As vendas do Grupo Renault avançaram 3,2%, chegando a 3.884.295 unidades durante o ano de 2018. No mesmo ano, a Nissan Motor Co. Ltd. vendeu 5.653.683 veÁ­culos no mundo, em queda de 2,8% em relação ao ano anterior. Já a Mitsubishi Motors Corporation vendeu 1.218.897 unidades no mundo, em alta de 18% em relação a 2017.Â

Progressos realizados em relação ao plano estratégico de seis anos Alliance 2022Â

De acordo com os objetivos do plano estratégico Alliance 2022, a Renault-Nissan-Mitsubishi prevê atingir sinergias anuais totalizando 10 bilhões de euros até o término do plano. As montadoras que fazem parte da Aliança vão aumentar o uso de plataformas comuns, tendo como objetivo a produção de 9 milhões de veÁ­culos baseados em 4 plataformas comuns. Já os motores comuns representarão 75% das vendas totais. Além disso, até o final do plano, 12 novos veÁ­culos 100% elétricos serão lançados, bem como 40 veÁ­culos equipados com diferentes nÁ­veis de delegação de autonomia.

10 principais mercados da Aliança

PaÁ­s Vendas totais
China 1.920.541
Estados Unidos 1.611.952
França 763.984
Japão 727.823
Rússia 648.795
México 355.968
Alemanha 343.656
Brasil 334.469
Itália 277.941
Espanha 275.884

 
 
10 principais mercados do Grupo Renault

PaÁ­s Vendas totais*
France 689.788
Rússia 497.266
Alemanha 235.609
China 216.699
Brasil 214.822
Itália 208.580
Espanha 189.480
Turquia 115.842
Argentina 114.348
Reino Unido 103.607

*com exceção do Twizy
 
 
10 principais mercados da Nissan Motor

PaÁ­s Vendas totais
China* 1.563.986
Estados Unidos 1.493.877
Japão 615.966
México 314.123
Canadá 149.117
Reino Unido 116.914
Rússia 106.138
Brasil 97.512
Espanha 72.943
Tailândia 72.394

*inclui a marca Venucia
  
10 principais mercados da Mitsubishi Motors

PaÁ­s Vendas totais
Indonésia 146.805
China 139.856
Estados Unidos 118.075
Japão 104.611
Austrália 84.826
Tailândia 84.560
Filipinas 65.894
Alemanha 52.196
Rússia 45.391
Reino Unido 30.952

 

SOBRE A RENAULT-NISSAN-MITSUBISHI

O Grupo Renault, Nissan Motor e Mitsubishi Motors forma a maior aliança automotiva do mundo, por meio da parceria intercultural mais antiga e mais produtiva do setor. Juntas, as três montadoras que fazem parte da Aliança venderam mais de 10,7 milhões de veÁ­culos em quase 200 paÁ­ses em 2018. A Aliança tem como foco a colaboração e otimização de sinergias, para aumentar ao máximo a competitividade. Além disso, ela firmou acordos de cooperação estratégica com outras montadoras, como a Daimler (Alemanha) e a Dongfeng (China). A Aliança estratégica é lÁ­der na produção de veÁ­culos zero emissão e desenvolve as tecnologias mais avançadas, com planos para oferecer recursos de conectividade, condução autÁ´noma e serviços de mobilidade em uma ampla gama de veÁ­culos acessÁ­veis.