ChampCar Atlantic: Matos mantém liderança do campeonato depois de Portland

A ChampCar Atlantic disputou no último final de semana uma rodada dupla em Portland, valendo pela 4º e 5º etaps da temporada. Os canadenses Robert Wickens e Kevin Lacroix foram os vencedores. O brasileiro Raphael Matos, que venceu as três provas anteriores, teve um 4º lugar como melhor resultado, e manteve a liderança da categoria de base da ChampCar.

 


A 4º etapa, no sábado (09/06) foidisputada com chuva, foi vencida por Robert Wickens (foto), da Forsythe, seguido pelo compatriota James Hinchcliffe, da Sierra Sierra e o britânico Ryan Lewis, da Walker.  Wickens largou em 5º, e passou o pole-position Hinchcliffe na 24º, de 30 voltas, para vencer pela primeira vez na categoria.  Matos, da Sierra Sierra, foi o 4º colocado.


Kevin Lacroix foi o vencedor da 5º etapa, no domingo (10/06), também conquistando seu primeiro triunfo em sua segunda corrida na Atlantic. Hinchcliffe formou mais uma dobradinha para o Canadá. O francês Frank Perera, da Condor, fechou o pódio. Matos terminou em 6º.


Raphael Matos segue na liderança do campeonato com 140 pontos, seguido por Hinchcliffe, com 123 e Wickens, que tem 119. O brasileiro Luis Mussi, da Gelles Racing, não disputou a rodada dupla. Ele tem 6 pontos em 25º.


A próxima etapa acontece no dia 24 de junho, em Cleveland, nos EUA.


Final, 4º etapa:


1 – Robert Wickens – Forsythe – 30 votas em 46’05″689
2 – James Hinchcliffe – Sierra Sierra – 10″957
3 – Ryan Lewis – Walker – 12″864
4 – Raphael Matos – Sierra Sierra – 13″458
5 – Franck Perera – Condor – 21″608
6 – JR Hildebrand – Newman/Wachs – 22″431
7 – Alan Sciuto – The Room Store – 26″774
8 – Carl Skerlong – US Race Tronics – 30″350
9 – Junior Strous – Condor – 33″464
10 – Ronnie Bremer – Polestar – 35″504
11 – Giacomo Ricci – Conquest – 42″994
12 – David Garza – US Race Tronics – 1’00″850
13 – Adrien Herberts – Paladin – 1’11″740
14 – Justin Sofio – Mathiasen – 1’17″590
15 – Kevin Lacroix – Brooks – 1’18″252
16 – Simona De Silvestro – Walker – 1’22″100
17 – Adrian Carrio – Genoa – a 1 volta
18 – Mike Forest – PR1 – a 1 volta
19 – Matt Lee – Conquest – a 1 volta
20 – Brian Thienes – Condor – a 1 volta
21 – John Edwards – Forsythe – a 1 volta
22 – Frankie Muniz – Jensen – a 2 voltas
23 – Bret MacDonald – Polestar – a 3 voltas
24 – Jonathan Bomarito – PR1 – a 3 voltas


Volta mais rápida: Jonathan Bomarito 1’23″615


Abandonos:


Tom Sutherland – 15 voltas
Dan Selznick – 6 voltas
Richard Heistand – 0 volta


Final, 5º etapa:


1 – Kevin Lacroix – Brooks – 35 voltas em 45’35″561
2 – James Hinchcliffe – Sierra Sierra – 1″472
3 – Franck Perera – Condor – 4″790
4 – Robert Wickens – Forsythe – 11″643
5 – Ryan Lewis – Walker – 15″009
6 – Raphael Matos – Sierra Sierra – 15″908
7 – Jonathan Bomarito – PR1 – 16″988
8 – Junior Strous – Condor – 24″098
9 – JR Hildebrand – Newman/Wachs – 25″132
10 – David Garza – US Race Tronics – 25″616
11 – Carl Skerlong – US Race Tronics – 25″983
12 – Giacomo Ricci – Conquest – 28″215
13 – Ronnie Bremer – Polestar – 28″545
14 – Adrien Herberts – Paladin – 37″093
15 – Matt Lee – Conquest – 37″480
16 – Simona De Silvestro – Walker – 37″942
17 – Tom Sutherland – Jensen – 38″216
18 – Justin Sofio – Mathiasen – 39″182
19 – Mike Forest – PR1 – 40″128
20 – Frankie Muniz – Jensen – 43″731
21 – Brian Thienes – Condor – 44″791
22 – Bret MacDonald – Polestar – 49″869


Volta mais rápida: James Hinchcliffe 1’07″035


Abandonos:
John Edwards – 30 voltas
Dan Selznick – 28 voltas
Richard Heistand – 18 voltas
Adrian Carrio – 12 voltas
Alan Sciuto – 7 voltas


Campeonato:


1.Matos 140;
2.Hinchcliffe 123;
3.Wickens 119;
4.Perera 109;
5.Bomarito 93;
6.Skerlong 66;
7.Bremer 62;
8.Ricci 60;
9.Hildebrand 57;
10.Strous 55;
11.Sciuto 54;
12.Lewis 46;
13.Sofio 44;
14.Lacroix 37;
15.Edwards 36.