ChampCar: Bruno Junqueira briga pela pole provisória em Portland

Uma pista relativamente curta (3.160 m), percorrida em pouco mais de 57seg, mas que favorece as ultrapassagens e costuma ser o palco de corridas emocionantes. Esse é o palco da quinta etapa da F-Mundial, o GP de Portland. Com uma média horária que beira os 200 km/h, curvas de raios variados e freadas fortes, o circuito da capital do Oregon é um dos preferidos dos pilotos da categoria.

Não é diferente com o mineiro Bruno Junqueira (Banco Rural/Telemont/Grupo A & C), que por duas vezes terminou a prova na segunda posição – 2002 e 2004. Superado um inÁ­cio complicado de temporada, ele quer confirmar, ao final das 105 voltas da corrida de domingo (18), o bom desempenho dos treinos de qualificação. Com uma posição média de largada de 2,8, ele só é superado pelo companheiro na equipe Newman-Haas, o bicampeão Sebastien Bourdais.

Os pilotos da categoria ganham a pista Á s 14h15 (de BrasÁ­lia), para o primeiro treino livre. As 18h, acontece a primeira qualificação, que indicará um dos pilotos que largarão na primeira fila. Como a meteorologia costuma ser instável na região, o noroeste dos EUA, há boas chances de a marca desta sexta-feira valer a pole. Bruno, que não disputou a corrida em 2005, já que se recuperava do acidente sofrido nas 500 Milhas de Indianápolis, espera superar o desempenho de 2004.

“Em 2004, minha última corrida aqui, tivemos um excelente fim de semana, em que conquistei a pole provisória no sexta, mas acabei sendo penalizando e perdendo aquele tempo, e no sábado fiquei em segundo, posição que terminei a prova. TÁ­nhamos um excelente carro, assim como nos treinos de pré-temporada aqui. Assim sendo, chego com boas expectativas para esse fim de semana, quando espero ter o meu primeiro bom resultado da temporada, sem problemas.”

O GP de Portland marca uma verdadeira dança das cadeiras entre os pilotos e equipes da F-Mundial. O norte-americano A.J.Allmendinger deixou a RuSport e foi substituÁ­do por Cristiano da Matta, que deixa a Coyne e formará dupla com o inglês Justin Wilson. Ášnico representante dos EUA na categoria, A.J. fará sua estréia na equipe Forsythe, ocupando a vaga que era de Mario DomÁ­nguez. O mexicano foi o responsável por dois acidentes que comprometeram a prova de Bruno – em Long Beach e Milwaukee. Nessa última, há duas semanas, foi considerado culpado pelos comissários da ChampCar e punido com a perda de 7 pontos.