Amplas áreas de escape, quase nenhuma referência, uma pista com largura suficiente para permitir várias trajetórias, mas que costuma punir quem se afasta muito da linha ideal. O palco do GP de Cleveland, quinta etapa da F-Mundial, com largada Á s 14h (de BrasÁlia) não é um traçado como os outros. O circuito de 3.388m desenhado no Burke Lakefront Airport destoa dos demais e por vezes surpreende quem aposta na precipitação. Com a experiência de quem subiu ao pódio em suas três últimas participações – foi segundo em 2006 e 2004 (não correu em 2005, já que ainda se recuperava do acidente nas 500 Milhas de Indianápolis); e terceiro em 2003, o mineiro Bruno Junqueira (Telemont/Brasil Telecomunicações) espera superar os sustos que costumam marcar a corrida para ganhar posições e manter a boa posição no campeonato. Prejudicado por uma bandeira vermelha nos minutos finais do treino oficial, quando apostava nos pneus Bridgestone extra-macios (os reds), ele larga em 14º. A pole foi confirmada pelo francês Sebastien Bourdais (Newman/Haas/Lanigan), com 56seg363.
Um dos mais rápidos nos treinos livres de sexta-feira, Junqueira ganhou a pista para a definição do grid com 11 minutos da sessão qualificatória. Em sua sexta volta cronometrada, conseguiu baixar em um décimo o tempo da véspera, registrando 57seg758, como boa parte dos adversários, sofrendo com o tráfego. Com sete minutos para o encerramento, o único representante brasileiro na categoria voltou Á pista consciente de que uma melhora de quatro décimos de segundo o deixaria entre os 10 primeiros. O que era uma boa possibilidade acabou escapando com o problema do belga Jan Heylen (Conquest), que provocou a interrupção do treino, deixando pouco mais de dois minutos para a volta Á pista e uma última tentativa.
O fato de partir na sétima fila não desanima o piloto da Dale Coyne Racing que, além das boas chances de conquistar posições na pista, tem a perspectiva de uma estratégia diferente de paradas nos boxes e sabe que pode avançar com os erros dos adversários, bastante comuns nessa pista. Um dos momentos aguardados com expectativa pelos pilotos é a largada que, pela primeira vez em Cleveland, será feita com os carros parados. Todos os anos, a freada para a primeira curva é marcada por rodadas, acidentes, e alguns carros são obrigados a um longo passeio pela grama para escapar da confusão.