Coluna: “Férias”, por Vitor Garcia

Início do ano e o automobilismo ainda está em férias. Mas enquanto os motores não roncam, há um bom programa para fazer em casa.
Nas férias do automobilismo, enganam-se aqueles que pensam que não há nada para fazer a não ser esperar para que os motores sejam ligados novamente.



Nós últimos tempos os amantes do automobilismo foram presenteados por diversos títulos em DVD muito interessantes. Eu mesmo possuo alguns excelentes que recomendo pela ótima produção e qualidade. Nessa coluna irei indicar alguns títulos:


Uma estrela chamada Ayrton Senna: para os fãs do tricampeão esse é um título que não pode faltar na coleção. Homologado pelo Instituto Ayrton Senna, esse DVD mostra a trajetória do nosso tricampeão desde o início de carreira até chegar a tão sonhada Fórmula 1. Grandes corridas, os maiores duelos, os amigos, alem de todas as vitórias e os títulos do kart a Fórmula 1.


Os melhores carros da F1 da pré-história ao ano 2000: todos aqueles que adoram ver a evolução dos carros através das temporadas irão adorar esse DVD. São mostrados e comentados todos os carros inesquecíveis que passaram pela mais famosa categoria do automobilismo mundial, com comentarias dos brasileiros Emerson Fittipaldi e Nelson Piquet.




Os anos do tri (88-90-91): documentário oficial do tricampeonato de Ayrton Senna. Todas as provas com os melhores momentos, entrevistas com os grandes nomes do automobilismo, vitórias de Nelson Piquet e atuação dos outros brasileiros, além de comentários exclusivos de Emerson Fittipaldi. Um momento muito interessante é a prova dos EUA de 1990, onde Senna trava uma disputa fantástica um o então estreante Jean Alesi; até o brasileiro elogiou a prova do estreante e sua Tyrrell.




Emerson Fittipaldi (72-74: bicampeão da F-1): este é o lançamento mais comentado no final do ano. Nosso bicampeão merecia a tempos um documentário a altura de suas conquistas. O DVD é fantástico, com cenas exclusivas restauradas de arquivos que muitas vezes, nem próprio Emerson lembrava-se. Fittipaldi ainda comenta as provas, seus adversários e as dificuldades enfrentadas pelos pilotos naqueles anos.




Racing Through Time (volumes 1, 2 e 3): essa é uma coleção nova em três volumes; o primeiro (Grandes Equipes) conta a história da Ferrari e Lótus, com especial sobre as Flechas de Prata. O segundo (Passado e Presente) conta a história do automobilismo desde o final do século 19 até hoje. E o terceiro (Grandes Pilotos) conta a trajetória de Juan Manuel Fangio e Jim Clark. O material é fantástico e para os apaixonados por corridas é um prato cheio. Alguém sabia que em um acidente, Fangio bateu seu carro e foi jogado contra árvores fazendo com que fraturasse algumas costelas? Detalhe, só não sofreu nada na cabeça porque na prova anterior havia começado a usar capacete!




Agora para aqueles que adoram os documentários, mas a namorada não está mais agüentando isso e já pediu um filme “normal” para assistir no DVD, uma boa dica é “Alta Velocidade”, com Sylvester Stallone. Para aqueles que desconhecem, Stallone gravou essa obra de ficção baseada em fatos reais, utilizando como cenário o “circo” da CART em seus bons tempos. Como dublê de Stallone está nada menos do que Maurício Gugelmin, além de contar com a participação de outros pilotos como Max Papis, Kenny Brack, Paul Tracy, Christian Fittipaldi. Para resumir a história, Stallone é um piloto veterano aposentado que é chamado pelo seu antigo chefe de equipe para ajudar a um novo piloto, rápido mais inconstante. Prestem atenção a todos os fatos que se passar no filme, pois tudo é baseado em histórias que ele ouviu nos 3 anos que passou estudando o mundo da velocidade. Existe uma cena em que Stallone joga algumas moedas na pista e depois “gruda” todas no pneu; alguém saberia dizer quem na vida real é dono dessa lenda? Valendo um saquinho de jujuba hein!



Espero que gostem das dicas e apreciem os filmes; todos estão à venda em bancas de jornal ou pela Internet, ou também existe a possibilidade de alugar nas locadoras. Depois me escrevam dizendo o que acharam!!!



Stop & Go



Início do ano e todos se perguntam “o que teremos de novidade em 2005?”. Bem, depois de uma pequena pesquisa, parece que o ano vai ser muito interessante:




– A princesinha das pistas Ana Beatriz Figueiredo, mais conhecida como Bia continua na Fórmula Renault por mais um ano na mesma equipe, a Cesário Fórmula. Apenas espero que o campeonato retome o fôlego das primeiras temporadas, com grids cheios e assim melhores disputas.




– Na Copa Petrobrás Pickup Racing, João Campos, tetracampeão da categoria anunciou que permanece. Depois de estudar sua ida para a Stock Car V8, parece que o gaúcho continua com fome de títulos e quer o 5º. Seguido.




– O resultado sobre a análise das peças da pickup do piloto Alessandro Da Cas deverá sair até o final de janeiro. Se realmente o carioca for desclassificado, o título vai para as mãos de Nelson Bazzo; vamos aguardar.




– Para finalizar sobre a Pickup Racing, a partir desse ano os veículos contarão com turbo. A potência deverá ficar na casa dos 300cv; serão utilizados equipamentos Biagio, com pressão de 0.8kg, o que faz os organizadores acreditarem que a potência desejada será alcançada. O campeonato vai pegar fogo.




– Na Stock Car teremos finalmente mais uma carroceria, ou bolha, nessa temporada. Ainda não foi divulgado qual modelo será, mas a expectativa é muito grande. Até o final de janeiro a marca deverá ser anunciada.




– O campeão da Stock Car Light, Diogo Pachenki já está pronto para iniciar sua temporada de estréia na categoria principal pela equipe Power Tech. Outro piloto que acertou sua mudança de categoria é Fábio Carreira, que fará a temporada 2005 pelo Katálogo Racing, e deverá ter como companheiro Pedro Gomes.




– Na Stock Car Light a temporada também será muito quente: Paulo Salustiano e Daniel Landi continuam na categoria e prometem brigar pelo título. Depois de alguns problemas na última temporada, Baltazar Jr mudou-se para a Power Tech, se encontrou e venceu a etapa de Brasília (15ª.). Na próxima temporada continua na atual equipe campeã e promete dar trabalho.




– No final de 2004, alguns pilotos testaram os carros da Light e são grandes as chances de aparecem no grid desse ano; são eles o atual campeão do Maserati Trofeo Lico Kaesemodel e o apresentador-piloto Otávio Mesquita. Esse último já mostrou que além de ter um ótimo senso de humor também pilota muito, pois fez uma excelente temporada na DTM Pickup no último ano. Pelo menos os boxes serão muito divertidos.




– Para finalizar, o tricampeão de F-1 Nelson Piquet anunciou que fará a temporada 2005 de Fórmula Truck. O carioca radicado em Brasília será companheiro de Pedro Muffato (pai de David Muffato da Stock Car). Será mais um atrativo para a categoria que vem crescendo muito nos últimos anos.



Um grande abraço a todos

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *