Coluna: Pai e filho de volta para casa, por Vitor Garcia

No dia 21 de janeiro aconteceu em Interlagos a 50ª. Mil Milhas Brasileiras: um grande evento, com grandes nomes do nosso automobilismo, máquinas fantásticas, enfim tudo que os amantes do automobilismo adoram. Confira esse relato e um fantástico vÁ­deo do FD-01 com Wilsinho Fittipaldi ao voltante.

Um momento de grande emoção aconteceu um pouco antes dos pilotos que disputariam a prova entrassem na pista: Wilson Fittipaldi Jr. a bordo de seu FD-01 pode pela primeira vez na vida apresentar o 1º. Fórmula 1 brasileiro ao grande público dentro da sua casa, Interlagos.


 


Vamos explicar melhor: o FD-01 disputou apenas uma corrida na Fórmula 1, o GP da Argentina em Buenos Aires em 1975. Após isso, ele fora substituÁ­do pelo FD-02, uma evolução do primeiro carro. Dessa forma, o FD-01 nunca disputou uma corrida em nosso paÁ­s.


 


Em 2004, após ser restaurado pela Dana, o modelo foi testado por Wilson Fittipaldi Jr. em Interlagos, junto com seu filho Christian Fittipaldi e o “alemão” Ingo Hoffmann, que fora piloto da Fittipaldi F1, porém esse teste aconteceu com portões fechados, sem a presença do público.


 


Dessa forma, durante as Mil Milhas de 2006, os brasileiros puderam ver pela primeira vez o FD-01 dando uma volta completa em Interlagos com seu “pai” ao volante.


 


Tive a oportunidade de acompanhar toda essa emoção a poucos metros de tudo: a equipe técnica (isso mesmo, mecânicos da época estavam ao lado do FD-01 novamente), a preparação do Wilsinho para entrar no carro, o carinho que o piloto tem com o carro, a emoção nos olhos…


 


Quando Wilsinho levantou o braço, sinal para que o motor fosse ligado, o silêncio de toda a imprensa foi imediato, e posteriormente quebrado pelo lindo ronco do motor Ford Cosworth DFV 3.0 V8.


 


Naquele momento é como se todos fossemos transportados para o ano de 1975, aguardando a primeira volta do F1 brasileiro. Alguns minutos depois, Wilsinho faz sinal que está pronto para sair dos boxes, todos abrem espaço para a flecha de prata passar, e pai e filho vão para a pista.


 


Ver pela primeira vez o Fittipaldi FD-01 com Wilson Fittipaldi dar uma volta em Interlagos foi emocionante. Uma pena que fatos históricos como esses são esquecidos, ou muitas vezes desconhecidos para a grande maioria dos brasileiros.


 


Ter um time na Fórmula 1 é um grande mérito para poucas nações. Assim como tudo que aconteceu no tempo da ditadura militar, nosso povo resolveu passar uma borracha nesse fato também. Claro que não sou a favor da tortura que aconteceu naquela época, nem na privação da imprensa.


 


Mas como gostaria que o povo brasileiro sentisse orgulho de seu paÁ­s, de sua bandeira e dos brasileiros que fizeram e continuam fazendo história, defendendo e amando suas cores. Nesse sentido, gostaria muito que aprendêssemos essas coisas com os americanos, que demonstram um amor inexplicável pela sua nação, em todos os momentos.

Confira o vÁ­deo do FD-01 em Interlagos, clicando aqui.


 


 


Stop & Go


 



Plágio???:
Todos conhecem o ditado popular “nada se cria, tudo se copia”, mas nós do SpeedRacing.com.br sofremos essa frase na pele nesse começo de ano: já não bastasse alguns concorrentes copiarem nossas idéias de promoções, pautas e matérias históricas, tivemos um site que resolveu copiar nosso conteúdo na cara dura!!! Até nossas fotos tratadas e montadas pela nossa equipe interna foram copiadas. Entramos em contato com o site em questão e o mesmo informou não saber que aquilo se tratava de uma irregularidade e prometeu não mais copiar as matérias. Até agora a palavra está sendo cumprida.


 


Solidariedade: Gostaria de agradecer a todos profissionais do meio automobilÁ­stico que se solidarizaram com o SpeedRacing.com.br a respeito de cópia de conteúdo: Local da Comunicação, Glauce Schutz, Cláudio Stringari, Belmiro Jr., Larissa e Cinthia (TBF), entre outros grande amigos. Um muito obrigado de toda equipe SpeedRacing.com.br, e vamos continuar trabalhando para termos sempre uma imprensa de alta nÁ­vel, realizando excelentes coberturas.


 


StockCar: Na Stock Car V8, a dança das cadeiras continua firme e forte. Alguns pilotos estarão de fora do campeonato 2006, como David Muffato e Sandro Tanuri, pois irão dedicar-se as empresas da famÁ­lia. Por outro lado, pilotos estão chegando e trocando de equipe, o que promete esquentar o campeonato. Na Light, muitos jovens pilotos e equipes farão sua estréia em 2006, sendo que a grande expectativa ficará por conta da equipe do Alfredo Guaraná. É aguardar para o inÁ­cio do campeonato!


 


S.O.S Jacarepaguá: Tenho muita fé que justiça será feita, porém as coisas não estão indo muito bem para o autódromo carioca: a prefeitura do Rio de Janeiro ganhou a primeira audiência sobre a reforma que irá construir um complexo aquático no autódromo, porém a CBA irá recorrer. O SpeedRacing.com.br, assim como a CBA e CBM de forma alguma é contra a realização do Pan-2007 (assim como o prefeito César Maia diz que o Dr. Paulo Scaglione ser contra esse evento); apenas queremos que o autódromo seja mantido com sua principal função, a realização de eventos automotivos possam continuar a serem realizados, mesmo após o Pan-2007. É justo que, para um evento que irá durar cerca de 1 mês, o autódromo que gera milhares de empregos seja destruÁ­do? Claro que o fato não é apenas esse, e muita politicagem está por trás desse evento. 2006 é ano de eleição, e é na urna-eletrÁ´nica que devemos lembrar de fatos como esses.


 


SR no Orkut: Como não poderÁ­amos ficar de fora, o SpeedRacing.com.br também está no Orkut. Não deixe de acessar a comunidade no endereçohttp://www.orkut.com/Community.aspx?cmm=7117388.


 


Provas de Longa Duração: A Equipe SpeedRacing.com.br realizou a mais completa cobertura da 50ª. Mil Milhas Brasileiras, inclusive adesivando o Omega número 72 da dupla Fernanda e Fernando Parra, que conquistaram a 2ª posição na categoria STD, depois de liderar na categoria, colocando 5 voltas de vantagem sob o segundo colocado. Se essa cobertura não bastasse, alguns finais de semana depois a Equipe realizou a melhor e mais completa cobertura brasileira das 24 Horas de Daytona, que teve o brasileiro Osvaldo Negri Jr chegando em segundo lugar. Uma ótima entrevista com Negri falando sobre a prova pode ser conferida no site; 2006 vai ser um ano de muita coisa boa, e toda a Equipe está de parabéns!!!


 


Não deixem de conferir todas as novidades que estaremos preparando para 2006! Nos próximos dias uma grande promoção estará chegando, não deixe de conferir.


 


 


Um grande abraço e até a próxima