Com oito anos de história na GT Sprint Race, Kau Machado se despede em Interlagos

Campeão da Sprint Race na categoria GP em 2017, o piloto é exemplo de superação, profissionalismo e determinação

Kau Machado é o piloto que conferiu toda a evolução da GT Sprint Race desde a sua fundação em 2012, sempre esteve nos bastidores e é um dos grandes incentivadores da categoria. Aos 61 anos e mais de 30 anos de carreira no automobilismo, soma oito participações consecutivas no grid da GTSR. Compete desde 2013, e em todas as edições esteve na briga direta pelo tÁ­tulo, conquistou o tÁ­tulo da GP em 2017, dois vice-campeonatos (2015 e 2016), um terceiro no ano de estreia na GT Sprint Race.

O numeral 7 é companheiro de Kau Machado ao longo da carreira automobilÁ­stica com passagens pela Stock Car, Copa Montana PickUp Racing, Paranaense de Marcas, Cascavel de Ouro, inco Mil Milhas Brasileiras (2004) e os Mil km de BrasÁ­lia (1999). E, na GT Sprint Race não foi diferente mesmo quando revezou o carro em algumas edições. Mesmo que fosse número composto, com Jorge Martelli em 2017 e 2018 esteve o #87, ao lado de Dante Fibra em 2019 foi somente #7 e, neste ano, com Pedro Ebrahim levou no layout o #79.

Para Cleudir José Machado, o “Kau”, o simples fato de estar na pista, já era para ele uma vitória. Antes de estrear na Sprint Race, teve de se afastar das pistas por um perÁ­odo longo e penoso, em um rigoroso tratamento para cura de uma Leucemia Mielóide Aguda, diagnosticada em 2009. Seu foco nas corridas, o apoio da famÁ­lia, além da competência médica, o ajudaram a vencer esse que foi o maior desafio de sua vida. Dessa maneira, o paranaense apaixonado por automobilismo, recuperado, pode retornar as provas de Turismo.

E, agora, na oitava e última etapa da temporada 2020 da GT Sprint Race, que acontece no sábado, 19 de dezembro, no Autódromo de Interlagos, em São Paulo/SP, marcará a despedida definitiva de Kau Machado das pistas. “Tomei essa decisão, mesmo com o coração meio partido, mais acho que cumpri minha missão com o automobilismo e com o Thiaguinho no desenvolvimento desse projeto fantástico que se tornou a GT Sprint Race. Sempre disse a todos que encerraria minha carreira na hora que sentisse que minha missão estivesse cumprida”, diz Kau, que segue na disputa pelo tÁ­tulo da PROAM na terceira posição na tabela de classificação ao lado de Pedro Ebrahim, com 149 pontos.

“Para quem parou por três anos e meio, passou 105 dias em um quarto de hospital e ter, por alguns momentos, imaginado que nunca mais iria poder pilotar. Depois disso tudo, voltar e conquistar mais 51 troféus em uma categoria tão competitiva, como tem sido a Sprint Race, só posso agradecer por esse presente da vida e também por praticar o esporte que mais amo”, afirmou Kau que sempre foi adepto a prática esportiva e uma vida saudável.

“Sou um privilegiado de poder competir, nesta nova e fantástica fase da GT Sprint Race e, de poder ver e curtir este salto de performance e de competitividade que tivemos com os novos carros. Temos hoje, talvez, os carros mais equilibrados do automobilismo brasileiro, que nos permitem uma pilotagem, muito mais agressiva e ao mesmo tempo técnica, isso é muito prazeroso”, destacou.

“Além disso, temos algo que me impressiona também, que é o nÁ­vel de pilotagem dentro da categoria, onde todos buscam vencer, mais nunca deixando de respeitar o adversário. Dessa forma, criamos ano após ano, uma grande famÁ­lia”, ressaltou o piloto de Curitiba.

E, concluiu. “Sou grato a tudo o que o automobilismo me proporcionou. Sou grato a todos os pilotos com quais competi, pois sem eles o Kau Machado não existiria. Sou muito grato a toda a imprensa, aos mecânicos que comigo trabalharam e principalmente a Deus pelo privilégio de ter colocado o automobilismo na minha vida e por intermédio dele, me proporcionado muitos amigos mundo a fora. VALEU GALERA DO “vamoqvamo””.

A GT Sprint Race é patrocinada pela Tekbond, Yokohama, Militec1, Sparco, TecPads, Injepro e Fremax.

Confira a programação da etapa final em Interlagos da GT Sprint Race:

Â

Sexta-feira, 18 de Dezembro

09h55 Á s 10h35 – GTSR Treino oficial 1

13h10 Á s 13h50 – GTSR Treino oficial 2

16h50 Á s 17h15 – GTSR Treino classificatório único

17h45 – Briefing

 

Sábado, 19 de Dezembro

07h40 Á s 07h55 – GTSR Shakedown organização

09h45 – GTSR Corrida 1 – Placa de 5 minutos

09h50 Á s 10h20 – GTSR Volta de apresentação + Corrida 1 (23 min + 1

volta)

10h25 Á s 10h40 – GTSR CerimÁ´nia de entrega dos troféus ao vivo

14h00 – GTSR Corrida 2 – Placa de 5 minutos

14h05 Á s 14h40 – GTSR Volta de apresentação + Corrida 2 (23 min + 1

volta)

14h45 – GTSR CerimÁ´nia de entrega de troféus ao vivo

18h00 – GTSR CerimÁ´nia de premiação do campeonato

Local: Terraza Roof Top Restaurant