Copa América Top Race: Fábio Fogaça trabalha duro para disputar a quarta etapa

Novato na categoria, piloto sorocabano busca obter uma melhor posição de largada para fugir dos toques no circuito curto e estreito.

Depois de se mostrar mais adaptado à nova categoria, o piloto sorocabano Fábio Fogaça (Feeder/Case/Beta/F-Truck/Kraucher/Konrad Caminhões) já está focado para os treinos classificatórios para a disputa da quarta etapa da Copa América Top Race, que será realizada domingo (04/4), em Resistencia, capital da província de Chaco, na Argentina. “Quero me classificar bem para poder pelo menos chegar ao fim da corrida sem problemas desta vez”.
 
Único brasileiro na competição, Fábinho Fogaça faz sua estreia internacional nesta temporada. Por isto, não conhece nenhum dos circuitos previstos no calendário, o mesmo acontecendo com o traçado de apenas 2.695 metros do Autódromo Yaco Guarnieri. “Não andei ainda nessa pista, então é tudo novo para mim. Pelo que sei, além de pequeno, o traçado é estreito, o que deixa a corrida propensa a muitas batidas e toques, situação comum em categorias de turismo e quase uma regra na Top Race, já que seremos 42 pilotos na pista”, prevê.
 
Mesmo diante da falta de treinos e experiência, Fogacinha não desanima e trabalha duro para melhorar a sua performance. “Para essa etapa a equipe Canapino Racing está trabalhando para deixar o carro mais leve, o que nos fará ganhar algum tempo. O objetivo ideal para esta quarta etapa é terminar entre os 20 primeiros”, avalia o piloto apoiado por Feeder/Case/Beta/F-Truck/Kraucher/Konrad Caminhões.
 
Atual campeão da Stock Jr, o jovem (19 anos) piloto de Sorocaba – interior de São Paulo – já se mostra um pouco mais adaptado após três corridas a bordo do Ford Mondeo nº #72. Para esta etapa, o determinante será o bom uso dos pneus. “Só passei seis jogos de pneus novos, o que ainda é pouco para adquirir toda a experiência que a categoria exige. Mas todos os novatos estão penando para conseguir bons resultados, exceto os provenientes da Top Race Jr, que treinaram por mais tempo e já conhecem os macetes do carro. Isso prova que a categoria é muito equilibrada”, explica Fogacinha. Além de três pilotos com passagem pela Fórmula 1, a partir desta etapa a Top Race contará com o retorno de seu atual campeão José Maria ‘Pechito’ Lopes, que teve frustrada a sua tentativa de ingressar na categoria máxima pela US F1.
 
O que é a Top Race
 
A Top Race V6 é uma das principais categorias do automobilismo sul-americano, ao lado da Stock Car, TC2000 e Turismo Carretera e tem suas 14 provas transmitidas pela TV América. Ela ficou mais em evidência depois que o atual campeão Jose Maria Lopes foi anunciado como piloto titular da US F1, nova equipe do Mundial de Fórmula 1.
 
Os carros são os modelos Ford Mondeo, Chevrolet Vectra, VW Passat, Mercedes-Benz e Peugeot 407, com chassis tubulares como na Stock Car e motores sorteados Berta 3.0 litros V6, com 350 cavalos de potência. O câmbio Saenz tem cinco marchas à frente mais a ré. As rodas de alumínio são de 18 polegadas, com pneus Pzero, da Pirelli. Os amortecedores são os Penske com dois tipos de regulagem externa.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *