Copa América Top Race: Fábio Fogaça trabalha duro para disputar a quarta etapa

Novato na categoria, piloto sorocabano busca obter uma melhor posição de largada para fugir dos toques no circuito curto e estreito.

Depois de se mostrar mais adaptado Á  nova categoria, o piloto sorocabano Fábio Fogaça (Feeder/Case/Beta/F-Truck/Kraucher/Konrad Caminhões) já está focado para os treinos classificatórios para a disputa da quarta etapa da Copa América Top Race, que será realizada domingo (04/4), em Resistencia, capital da provÁ­ncia de Chaco, na Argentina. “Quero me classificar bem para poder pelo menos chegar ao fim da corrida sem problemas desta vez”.
Â
Ášnico brasileiro na competição, Fábinho Fogaça faz sua estreia internacional nesta temporada. Por isto, não conhece nenhum dos circuitos previstos no calendário, o mesmo acontecendo com o traçado de apenas 2.695 metros do Autódromo Yaco Guarnieri. “Não andei ainda nessa pista, então é tudo novo para mim. Pelo que sei, além de pequeno, o traçado é estreito, o que deixa a corrida propensa a muitas batidas e toques, situação comum em categorias de turismo e quase uma regra na Top Race, já que seremos 42 pilotos na pista”, prevê.
Â
Mesmo diante da falta de treinos e experiência, Fogacinha não desanima e trabalha duro para melhorar a sua performance. “Para essa etapa a equipe Canapino Racing está trabalhando para deixar o carro mais leve, o que nos fará ganhar algum tempo. O objetivo ideal para esta quarta etapa é terminar entre os 20 primeiros”, avalia o piloto apoiado por Feeder/Case/Beta/F-Truck/Kraucher/Konrad Caminhões.
Â
Atual campeão da Stock Jr, o jovem (19 anos) piloto de Sorocaba – interior de São Paulo – já se mostra um pouco mais adaptado após três corridas a bordo do Ford Mondeo nº #72. Para esta etapa, o determinante será o bom uso dos pneus. “Só passei seis jogos de pneus novos, o que ainda é pouco para adquirir toda a experiência que a categoria exige. Mas todos os novatos estão penando para conseguir bons resultados, exceto os provenientes da Top Race Jr, que treinaram por mais tempo e já conhecem os macetes do carro. Isso prova que a categoria é muito equilibrada”, explica Fogacinha. Além de três pilotos com passagem pela Fórmula 1, a partir desta etapa a Top Race contará com o retorno de seu atual campeão José Maria ‘Pechito’ Lopes, que teve frustrada a sua tentativa de ingressar na categoria máxima pela US F1.
Â
O que é a Top Race
Â
A Top Race V6 é uma das principais categorias do automobilismo sul-americano, ao lado da Stock Car, TC2000 e Turismo Carretera e tem suas 14 provas transmitidas pela TV América. Ela ficou mais em evidência depois que o atual campeão Jose Maria Lopes foi anunciado como piloto titular da US F1, nova equipe do Mundial de Fórmula 1.
Â
Os carros são os modelos Ford Mondeo, Chevrolet Vectra, VW Passat, Mercedes-Benz e Peugeot 407, com chassis tubulares como na Stock Car e motores sorteados Berta 3.0 litros V6, com 350 cavalos de potência. O câmbio Saenz tem cinco marchas Á  frente mais a ré. As rodas de alumÁ­nio são de 18 polegadas, com pneus Pzero, da Pirelli. Os amortecedores são os Penske com dois tipos de regulagem externa.