Copa Clio: Cordova lidera ranking de poles em Brasília

Disputa pela primeira posição costuma ser equilibrada na Capital Federal. Líder do campeonato abriu o grid apenas duas vezes desde 2005, e lidera as estatísticas.

Apesar de muitos pilotos da Copa Renault Clio apontarem os brasilienses como favoritos à vitória na terceira etapa da temporada – marcada para este domingo (15) no Autódromo Nelson Piquet, em Brasília –, as estatísticas da categoria em relação às pole positions conquistadas no circuito apontam no sentido oposto. Os pilotos locais não lideraram o grid de largada em nenhuma das sete edições da etapa no circuito de Brasília – que curiosamente tem os paranaenses José Cordova e André Bragantini Jr. como líderes desse ranking.

Quem mais se aproximou de confirmar o favoritismo teórico dos pilotos locais em Brasília foi Eduardo Garcia, que em 2007 ficou a meio décimo de segundo da pole.  Garcia, que venceu a prova no ano passado, é apontado por muitos como o provável grande nome do final de semana.

Apesar de seu traçado técnico, considerado o mais desafiador da temporada, o Autódromo Nelson Piquet costuma apresentar uma disputa “democrática” pelo primeiro lugar no grid na Copa Renault Clio. Cordova e Bragantini Jr. têm apenas duas pole positions cada, e as demais se dividem entre outros três pilotos – Elias Jr., René Bauer e Cláudio Gontijo. Dos competidores em atividade na categoria, Cordova, que é o líder da temporada, é também o único que já largou na frente em Brasília.

Com a chegada dos novos motores 2.0, a expectativa é de que os tempos de volta caiam sensivelmente no treino classificatório deste sábado (14), que começa às 11h30. Com 140 cavalos de potência, o novo propulsor F4R da Renault é capaz de levar os Clio de corrida a velocidades próximas dos 200km/h.

Conheça o ranking de pole positions da Copa Renault Clio em Brasília:

2007 – José Cordova
2006 – André Bragantini Jr. (rodada dupla)
2006 – Claudio Gontijo (rodada dupla)
2005 – José Cordova
2004 – Renê Bauer
2003 – Elias Jr.
2002 – André Bragantini Jr.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *