Copa Clio: Fundada a Associação de pilotos e equipes e confirmada a temporada 2007

Foi fundada na última quarta-feira (dia 17 de janeiro) a Associação de Pilotos e Equipes da Copa Clio Brasil, após reunião em São Paulo. O evento contou com a presença dos principais representantes da categoria, que a partir de 2007 inicia uma nova fase. Depois de cinco anos de sucesso e grid cada vez mais cheio, a categoria irá andar por conta própria. Ainda não está definido, no entanto, se o campeonato irá continuar com o nome do modelo da Renault.


Após a reunião, 27 carros já estão confirmados no grid. A adesão à associação, no entanto, poderá aumentar ainda mais. A categoria vai correr junto com os Campeonatos Brasileiro de Marcas e Pilotos e Brasileiro de Endurance. Serão 10 etapas, com destaque para a prova de abertura, no dia 11 de março, como preliminar do WTCC (Campeonato Mundial de Turismo), em Curitiba (PR).

A idéia da associação surgiu na última etapa da temporada 2006 da Copa Clio, quando a Renault anunciou sua saída como promotora do Speed Show. Liderados por Luciano Kubrusly e Marcos Paioli, pilotos e equipes reuniram-se imediatamente para buscar soluções para que o campeonato continuasse em 2007. Ao final da reunião de quarta-feira, Kubrusly foi eleito o presidente da associação e Paioli ficou com o cargo de vice-presidente.


“Logo após a corrida, no domingo, nos unimos e desde então estamos investindo o nosso tempo e procurando parceiros para dar andamento ao campeonato”, comentou Kubrusly. Pelo acordo, as equipes a princípio custearão a temporada, mas a associação vai trabalhar para viabilizar alguns patrocínios.


A busca de investimentos, parceiros e todo o cuidado com a imagem da categoria ficará sob a responsabilidade da ReUnion Sports & Marketing, agência com vasta experiência em marketing esportivo e que atua no automobilismo brasileiro e Mundial há 14 anos.


“No final de 2006, fomos a empresa escolhida pela Renault para organizar a categoria. Logo após, ficamos tristes com a decisão da montadora em deixar o evento definitivamente. No entanto, este trabalho com a associação nos deu um novo ânimo e será muito gratificante poder ajudar essa categoria tão importante e forte do nosso automobilismo. É um desafio que irá nos motivar muito ao longo do ano”, afirmou Geraldo Rodrigues, diretor da ReUnion Sports.


Vice-presidente da associação, Paioli também classificou o momento como uma vitória pessoal. “Foi um trabalho que envolveu horas de dedicação e muitas reuniões, mas com a associação colocamos a pedra fundamental, que vínhamos idealizando desde que recebemos a notícia sobre a saída da Renault. Para mim, em particular, é uma vitória formar essa associação, com esse número de participantes”, destacou Paioli, que aumentará de dois para quatro o número de carros de sua equipe no grid. “Estou apostando na categoria”, completou.


O objetivo do grupo é realizar a temporada de forma séria, independente e eficaz. Rubens Carcasci, que já atuou e atua na organização de importantes eventos automobilísticos, será o Diretor Operacional da associação e irá gerenciar a categoria, administrando as empresas contratadas e atendendo o interesse de equipes e pilotos.


“O Luciano e alguns outros pilotos tiveram uma iniciativa muito rápida logo que a Renault anunciou sua saída. A associação é conseqüência do que já vinha sendo conversado. Tivemos a adesão de 27 carros e com isso sabemos que o campeonato terá condições de ser viabilizado, dentro da proposta de correr ao lado de outras duas categorias, junto com o Toninho de Souza. Daqui para frente só vamos trabalhar para melhorar e crescer com o que já temos”, afirmou Carcasci.


A associação contou com o importante apoio da Interlagos Eventos, comandada por Antônio de Souza, que há mais de quatro décadas trabalha com o esporte, e será a responsável pela realização das provas. A empresa cuidará de toda a relação com a Confederação Brasileira de Automobilismo (CBA), aluguel das pistas, montagem do evento, geração de imagem, cronometragem, troféus, negociação com as federações, entre outros.


Inicialmente, todas as etapas da temporada serão transmitidas pelo canal a cabo SporTV e há a possibilidade que o evento seja ao vivo com a chegada de novos apoiadores. Também está sendo negociada a transmissão em um canal aberto.


Notícias, novidades e resultados da categoria poderão ser acompanhados pelo site oficial (www.copacliobrasil.com.br). A Copa Clio Brasil é atualmente a terceira maior categoria do automobilismo nacional em audiência e público, atrás apenas da Stock Car Brasil e da Fórmula Truck. A categoria corre com carros Renault Clio de rua adaptados para competição.


Veja o calendário provisório para a temporada 2007:


11 de Março – Curitiba (PR)
15 de Abril – Brasília (DF)
27 de Maio – Porto Alegre (RS)
01 de Julho – Londrina (PR)
05 de Agosto – Campo Grande (MS)
02 de Setembro – São Paulo (SP)
30 de Setembro – Santa Cruz do Sul (RS)
04 de Novembro – Curitiba (PR)
16 de Dezembro – São Paulo (rodada dupla)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *