Na quarta etapa do campeonato, carros de Edu Garcia, Marcos e Graziela Paioli tiveram problemas relacionados ao motor em Interlagos.
A quarta etapa da temporada 2008 da Copa Renault Clio, disputada no último fim de semana em São Paulo, acabou se transformando em um festival de problemas para a equipe Paioli Racing. Três dos seis carros da escuderia comandada pelo também piloto Marcos Paioli tiveram problemas na etapa realizada em Interlagos, incluindo o do próprio Marcos. Apesar de ter feito a melhor volta da corrida, ele perdeu dois giros nos boxes devido Á quebra da correia do motor de seu carro ainda na volta de apresentação.
Problemas com o propulsor, aliás, foram uma constante no domingo da equipe, que teve outras duas “baixas†por motivos relacionados ao motor. Graziela Paioli deixou a prova restando seis voltas após o carro apagar. E Edu Garcia perdeu um pódio quase certo devido a problema semelhante. O piloto brasiliense chegou a andar em terceiro, mas foi perdendo posições quando o motor começou a falhar nos trechos de reta. Após 20 voltas, ele ainda conseguiu levar o carro até o final e recebeu a bandeirada em sétimo.
“Nas quatro etapas disputadas neste ano, tive um carro muito rápido, que me deu chances de brigar pelo pódio e até pela vitória. Só que em três delas tive problemas alheios ao meu controle, e que também não foram de responsabilidade da equipeâ€, analisou Garcia. “Tive um pneu furado após receber uma batida em São Paulo, um quebra de motor em BrasÁlia e agora essa falhação. Ainda precisamos melhorar nosso carro para o ritmo de classificação, mas temos um bom equipamento para a corrida e tem sido uma pena desperdiçar bons resultadosâ€, analisou o piloto.
Na sequência foi a vez do carro de Zizi Paioli deixar a equipe na mão. Mesmo trocando o motor depois do warmup, a piloto não conseguiu um bom desempenho e abandonou a seis voltas do fim quando o propulsor simplesmente ‘apagou’. “Sofremos muito com os motores nesse final de semana. Decidimos trocar a unidade antes da corrida, e a que colocamos era dois segundos mais lenta que a anterior. A quebra no finalzinho da corrida só colocou um ponto final em um problema que já não tinha soluçãoâ€, lamentou Zizi Paioli, única mulher na categoria.
Quem passou imune ás dificuldades e garante ter “se divertido†na pista foi o estreante Paulo Breim, promotor e organizador das corridas de kart com motores Biland no Brasil. “Gostei muito de disputar essa provaâ€, disse ele, que substituiu Peter Gottschalk . “A categoria é super divertida e deixa qualquer piloto com vontade de correr novamente. Além disso, minha estréia foi tão boa que até cheguei na frente do meu chefe de equipeâ€, brincou Breim que, em fase de adaptação aos Renault Clio, terminou em 17º. Marcos Paioli, em virtude dos problemas enfrentados, foi o 18º.
A Copa Renault Clio tem agora um perÁodo de “férias†de quase dois meses. A próxima etapa será no dia 07 de setembro, em Jacarepaguá, no Rio de Janeiro. A vitória na quarta etapa ficou com José Córdova, que também lidera o campeonato.