Ášnico piloto do Nordeste a disputar o Campeonato Brasileiro da categoria, pernambucano aprovou os novos motores de dois litros adotados neste ano.
Reunindo pilotos das regiões Sul, Sudeste, Centro-Oeste e Nordeste do paÁs, o sétimo campeonato da Copa Renault Clio começou no último fim de semana, em Curitiba, cumprindo a promessa de iniciar a temporada com grid cheio e muita competitividade. Estreando os novos motores Renault F4R 2.0, a categoria reuniu 24 competidores no Autódromo de Pinhais, localizado na região metropolitana da capital paranaense, e abriu o calendário com a vitória do piloto da casa José Cordova.
A etapa marcou, também, a estréia de novos nomes na categoria, entre eles o goiano Giuseppe Vecci e o pernambucano Robson Vieira (Agente Corretora), que havia disputado apenas uma corrida pela categoria em 2003, e será piloto da equipe Bolivar Motorsport nesta temporada. Vieira começou seu primeiro campeonato completo na Copa Clio com o pé direito, e fechou a etapa paranaense conquistando seus primeiros pontos no campeonato. Largando em 12º, ele completou a prova em nono lugar e cumpriu o objetivo de encerrar a disputa entre os dez primeiros colocados.
“Foi um bom começo principalmente porque essa corrida representou meu retorno Á s pistas depois de mais de dois anos parado, sem correr de nadaâ€, lembrou o piloto, natural da cidade de Santa Cruz do Capibaribe (PE). “Estava afastado das pistas desde a conquista do vice-campeonato paulista de Marcas e Pilotos, e é ótimo estar de volta. A Copa Clio está bastante competitiva, e já na primeira prova do ano pudemos perceber que o carro está mais gostoso de guiar com o novo motor dois litrosâ€, acrescentou o pernambucano.
Embora tenha disputado apenas uma corrida na antiga Copa Clio com motores de 1.600 cilindradas, Robson Vieira se recordava do comportamento do carro no traçado paranaense, e aprovou sem ressalvas a mudança para o novo propulsor.
“Por coincidência, minha única corrida na Copa Clio havia sido disputada em Curitiba, e por isso tive referências suficientes para analisar o novo motorâ€, lembrou o piloto. “Nas retomadas de velocidade o comportamento do carro mudou da água para o vinho, e exigiu um pouco mais de atenção dos pilotos. Agora os pneus se desgastam mais rapidamente por causa da maior potência, e é preciso adequar a pilotagem para manter um ritmo constante até o final da provaâ€, acrescentou Vieira.
Campeão Norte-Nordeste da extinta Copa Corsa, Robson Vieira estreou nas pistas em 1995 e tem no currÁculo, também, os tÁtulos de vice-campeão paulista da Copa Corsa Metrocar, e de vice-campeão paulista de Marcas e Pilotos.