Copa Petrobras de Marcas: Em grande exibição, Fábio Carbone vence com a Renault em Campo Grande

Complemento da sexta etapa foi disputado na manhã deste domingo (13) com pista seca. Largando da quinta colocação, o piloto da Full Time soube levar o ponteiro Bonilha ao erro e depois controlou a corrida

Manhã fria de domingo no Autódromo Orlando Moura em Campo Grande (MS), onde sob um frio de 13 graus foi disputada a segunda corrida da sexta etapa da Copa Petrobras de Marcas. Com pista seca, os pilotos protagonizaram grandes disputas. Venceu Fábio Carbone com o Renault Fluence da Full Time, seguido por NonÁ´ Figueiredo, que repete o segundo lugar conquistado no sábado com o Chevrolet Cruze. Pilotando o Ford Focus, Cesar Bonilha, que largou da primeira posição, não suportou a pressão mas conquistou mais um pódio com o terceiro lugar.

“Já corri uma temporada toda aqui então tenho um bom conhecimento do carro. O Bonilha estava muito rápido e acho que se ele não tivesse errado eu não conseguiria ultrapassar. Tentei colocar uma pressão pra cima dele e ele acabou cometendo o erro”, disse o vencedor, que largou da quinta posição e na primeira curva já ocupava o segundo lugar, imprimiu um ritmo forte para pressionar Bonilha e tomar a ponta na sétima volta.

Já na largada NonÁ´ conseguiu chegar Á  quarta posição, logo atrás de seu companheiro de equipe Guilherme Salas. O jovem piloto, vencedor de três provas neste ano, perdeu rendimento e teve de abandonar a corrida nos estágios finais, por problema de superaquecimento do motor. Em terceiro, NonÁ´ acompanhava Carbone na pressão sobre Bonilha, e assumiu o segundo posto quando o piloto da Ford escapou na saÁ­da da curva dois na sétima volta. Dali, manteve-se no mesmo ritmo e cruzou a linha de chegada a 3s8 do vencedor.

“Carregando 50 quilos a mais eu sabia que teria uma desvantagem, principalmente na saÁ­da das curvas de baixa velocidade. Na largada a pista estava muito suja por fora e todos que apostaram naquela trajetória acabaram se dando mal. SaÁ­ de sétimo e pulei para quarto. Vinha na balada dos três primeiros, ultrapassei o Guilherme e fui beneficiado por uma escapada do Bonilha. Tentei colocar mais pressão, mas nesse momento os 50 quilos fizeram a diferença”, comentou NonÁ´, lembrando do peso extra que carregou na corrida por ocupar a quarta posição na tabela do campeonato.

Bonilha, por fim, contentou-se com o terceiro lugar. “A largada foi boa, mas a pista estava um pouco suja. Na terceira volta eu perdi um acrÁ­lico do lado direito do meu carro e começou a entrar muita terra. Isso não é desculpa, mas tirou um pouco a minha concentração. Mas paciência. Estou feliz por estar mais uma vez no pódio. Tive uma vitória na primeira etapa, voltei ao pódio na terceira e agora terminei mais uma vez no pódio. Estou muito satisfeito”, explicou o piloto Ford.

O pelotão intermediário também protagonizou grandes disputas, lideradas por Rubens Barrichello e Thiago Marques que, largando mais de trás, foram os adversários um a um. Nas voltas finais, grande disputa pelo quarto lugar com Felipe Tozzo Á  frente com o Honda Civic, muito pressionado pelo Renault Fluence de Rubinho e pelo Toyota Corolla de Marques. No giro final, Marques ainda conseguiu passar o campeão de 2014 da Stock Car para fechar em quinto lugar.

LÁ­der do campeonato, Vitor Meira largou dos boxes, mas conseguiu terminar em décimo para somar mais seis pontos na tabela ao passo que Vicente Orige, vice-lÁ­der e companheiro de equipe do brasiliense na JLM Racing, fechou em nono lugar com o Civic.

A próxima etapa da Copa Petrobras de Marcas acontece em Curitiba nos dias 17 e 18 de outubro.

Resultado da Corrida 2*:

1-) 45 Fábio Carbone (Full Time Sports – Renault Fluence) – 17 voltas em 38min17s

2-) 11 NonÁ´ Figueiredo (Onze Motorsports – Chevrolet Cruze) – a 3s805Â

3-) 99 Cesar Bonilha (Jupiter Racing Team – Ford Focus) – a 8s316Â

4-) 57 Felipe Tozzo (JLM Sport – Honda Civic) – a 20s018Â

5-) 1 Thiago Marques (RZ Motorsport Toyota – Toyota Corolla) – a 21s284Â

6-) 111 Rubens Barrichelo (Full Time Sports — Renault Fluence) – a 21s616Â

7-) 83 Gabriel Casagrande (C2 Team – Renault Fluence) – a 22s267Â

😎 0 Gustavo Martins (JLM Sport – Honda Civic) – a 30s925Â

9-) 43 Vicente Orige (JLM Racing – Honda Civic) – a 32s658Â

10-) 3 Vitor Meira (JLM Racing – Honda Civic) – a 35s715Â

11-) 9 Rodrigo Baptista (Toyota Bassani – Racing Toyota Corolla) – a 36s000Â

12-) 8 Willian Freire (KFF Pro Racing – Chevrolet Cruze) – a 1 voltaÂ

13-) 17 Daniel Kaefer (RZ Motorsport Toyota – Toyota Corolla) – a 1 voltaÂ

14-) 7 Beto Cavaleiro/Osman Didi (C2 Team – Renault Fluence) – a 1 voltaÂ

15-) 199 Marcelo Rocha (Jupiter Racing Team – Ford Focus) – a 2 voltasÂ

16-) 31 Willian Starostik (Toyota Bassani Racing – Toyota Corolla) – a 4 voltasÂ

17-) 12 Guilherme Salas (Onze Motorsports – Chevrolet Cruze) – a 6 voltasÂ

18-) 88 Alberto Cattucci (KFF Pro Racing – Chevrolet Cruze) – a 10 voltas

Melhor volta: Fábio Carbone, 1min34s543 (média de 130,7 km/h)

*Resultados sujeitos a verificações técnicas e desportivas

Classificação do campeonato de pilotos (cinco primeiros):

1. Vitor Meira (Honda) – 173

2. Vicente Orige (Honda) – 148

3. NonÁ´ Figueiredo (Chevrolet) – 136

4. Gustavo Martins (Honda) – 131

5. Thiago Marques (Toyota) – 124

Classificação campeonato de marcas:

1. Honda – 397

2. Toyota – 305

3.Renault – 296

4. Chevrolet – 271

5. Ford – 186