Copa Truck: Categoria escreve novo capÁ­tulo de sua história na Argentina

Lendário autódromo de Buenos Aires abre a Copa Mercosul – primeira turnê internacional da categoria, que também compete no Uruguai em outubro.

A Copa Truck começa a escrever neste fim de semana um inédito e importante capÁ­tulo em seu segundo ano de história: pela primeira vez na história das competições de caminhões do Brasil um campeonato realiza duas provas seguidas fora de casa. Buenos Aires, na Argentina, abre a Copa Mercosul nos dias 15 e 16 de setembro, com Rivera, no Uruguai, nos dias 7 e 8 de outubro, decidindo mais três nomes para a grande final que acontece em dezembro em Curitiba (PR).

Na Capital da República Argentina, os Brutos correm como convidados da Top Race, um dos principais campeonatos multimarcas do paÁ­s, que reúne um dos grids mais estrelados do paÁ­s, com nomes como AgustÁ­n Canapino, os irmãos Bebu e Franco Girolami, Matias Rossi e Josito Di Palma, entre outros. A expectativa é de casa cheia para a que vem sendo chamada de “Corrida do Ano” na Argentina.

“Todo mundo está bastante ansioso para essas duas etapas foras do Brasil. O público de Buenos Aires é fanático e a pista é muito legal, apesar de não ter pilotado neste traçado. Sei que teremos casa cheia, como das outras vezes que viemos, e será muito importante para o crescimento da Copa Truck. Esses eventos internacionais trazem um astral diferente”, conta Felipe Giaffone, atual Campeão das Copas, vencedor da Copa Centro Oeste e piloto de renome internacional, com participação (e vitória) na Fórmula Indy.

Outro que já sentiu o gostinho da glória, só que em solo argentino, é Giuliano Losacco, que, assim como Giaffone, é um dos que já têm vaga assegurada na Grande Final, marcada para 2 de dezembro em Curitiba. “Corri lá entre 2005 e 2007 de Stock Car. Ganhei a primeira corrida realizada pela Stock em Buenos Aires e foi uma época muito legal, pois foi uma vitória importante para meu bicampeonato na ocasião. Espero poder vencer também a primeira corrida da Copa Truck na Argentina, o que seria uma marca espetacular”, comenta Giuliano.

Ášnica mulher da categoria, Débora Rodrigues não é uma desconhecida do lendário Autódromo José Y Oscar Gálvez, que recebeu a F1 nas décadas de 50 a 90. “Todas as vezes que corri aqui eu fiquei maravilhada com a paixão e o carinho do público pelas corridas e, principalmente, pelos caminhões. Sei que dessa vez não será diferente e vamos nos dedicar para proporcionar um grande espetáculo para todo mundo”, destaca.

Sobre a competição em si, todo mundo mantém a empolgação em alta, uma vez que, por ser uma nova Copa, todos partem do zero e em iguais condições. “O traçado que vamos utilizar no Autódromo Oscar Y Juan Galvez é bastante rápido e pode confirmar a força do nosso motor para voltar a vencer”, acredita Wellington Cirino, campeão da Copa Sul. “Depois que vencemos pela primeira vez com a nossa nova equipe nós queremos mais e vamos para Buenos Aires com o pensamento fixo no tÁ­tulo e na vaga para a final”, completa Danilo Dirani, vencedor das duas corridas mais recentes em Goiânia.

A programação do fim de semana prevê dois treinos livres na sexta e um no sábado antes da tomada de tempos, que será realizada Á s 17h (horário de BrasÁ­lia). As duas corridas do domingo terão inÁ­cio Á s 13h19, com transmissão ao vivo do SporTV 3.

Confira abaixo a lista de inscritos e a programação completa do fim de semana:

Pilotos
#4 – Felipe Giaffone (Volkswagen)
#7 – Débora Rodrigues (Volkswagen)
#11 – Rodrigo Belinati (Volkswagen)
#30 – Rogerio Castro (Volkswagen)
#13 – Witold Ramasauskas (MAN)
#72 – Renato Martins (MAN)
#90 – Giuliano Losacco (Iveco)
#88 – Beto Monteiro (Iveco)
#99 – Luiz Lopes (Iveco)
#15 – Roberval Andrade (Scania)
#5 – Adalberto Jardim (Ford)
#27 – Fábio Fogaça (Ford)
#83 – Regis Boessio (Volvo)
#47 – Duda Bana (Volvo)
#6 – Wellington Cirino (Mercedes)
#77 – André Marques (Mercedes)
#28 – Danilo Dirani (Mercedes)
#29 – Pedro Paulo (Mercedes)
A definir – (Mercedes)

Horários
Sexta-feira, 14 de setembro
11h30 – 12h10: Treino Livre 1
13h50 – 14h30: Treino Livre 2

Sábado, 15 de setembro
13h20 – 14h20: Treino Livre 3
17h00 – 18h00: Classificação

Domingo, 16 de setembro
9h30 – 9h45: Warm Up
10h50 – 11h20: Desafio dos Brutos e Desfile dos Pilotos
13h19: Largada da corrida 1
13h55: Largada da corrida 2